Entenda a importância da visibilidade online para o aumento das vendas
Kenlo
Conteúdo criado por humano
11 nov, 19 | Leitura: 16min
Atualizado em: 13/11/2019
Kenlo
Conteúdo criado por humano
11 nov, 19 | Leitura: 16min
Atualizado em: 13/11/2019
Você já deve ter ouvido o ditado popular que diz que “quem não é visto não é lembrado”. Em tempos em que a digitalização é uma constante no dia a dia das pessoas, essa é uma afirmação cada vez mais real.
Atualmente a maior parte dos consumidores toma decisões de compra após pesquisar na internet, seja para tirar dúvidas, entender se uma empresa ou prestador de serviços é confiável, conhecer a opinião de outros clientes e até mesmo validar sua decisão.
Por isso, é comum que as grandes organizações tenham uma forte atuação digital, mas mesmo os profissionais liberais e as pequenas e médias empresas se beneficiam fortemente do mercado digital e da presença online de seus negócios.
Explicamos abaixo, em detalhes, o que é visibilidade digital e por que ela é uma tendência, falamos de sua importância para o aumento das vendas, destacamos alguns de seus principais benefícios e também apresentamos algumas dicas fáceis — mas importantes — para aumentar a visibilidade online do seu negócio. Ótima leitura!
Muitos alegam que as empresas que não estão presentes no mundo da internet praticamente não existem para um número imenso de clientes, o que torna a visibilidade online cada vez mais importante.
Como o mundo está cada vez mais conectado, torna-se fundamental para marcas, empresas e profissionais ter uma presença online, de modo que consigam ser encontrados. Isso significa que, para que seu negócio se destaque, ele tem que estar visível para seu público na internet.
Quando falamos em visibilidade online, estamos falando das estratégias adotadas para fazer com que uma empresa esteja disponível para seu público por meio da internet. Ela engloba site, e-mail, redes sociais, canais do YouTube, podcasts, blogs, dentre outras ferramentas que servem como vitrine e ferramenta de contato para seu negócio.
Como dissemos, a visibilidade na internet é um dos fatores mais importantes para que seu público possa encontrar sua empresa de forma fácil e rápida. Como consequência disso, estar presente online não somente serve como publicidade para seu negócio, mas também permite aumentar o volume de vendas.
Isso se deve ao fato de que os consumidores tendem a buscar soluções que possibilitem comprar facilmente determinado produto ou contratar um serviço em específico. Com a internet, a compra de produtos e serviços está a um clique ou toque de distância, facilitando muito os processos, negociações e tomada de decisão.
Agora que você entendeu melhor o conceito de visibilidade online e também sua importância para aumentar o número de vendas, especialmente no mercado imobiliário, é interessante conhecer alguns de seus benefícios.
Além de servir como ferramenta de venda e permitir um aumento no volume e na qualificação das negociações, a presença digital também impacta diversos outros elementos, como o alcance de público e a geração de novos negócios, e serve até mesmo para se destacar da concorrência. Confira, abaixo, alguns dos principais benefícios de investir em sua visibilidade online.
A cada dia, mais e mais pessoas se conectam e passam a utilizar a internet em suas rotinas. Isso quer dizer que, todos os dias, novos clientes em potencial estão esperando para conhecer sua empresa ou realizar negócios com você. Com tantas oportunidades esperando, é impossível ignorar o ambiente virtual, já que ele abre a possibilidade de se comunicar com um número imenso de pessoas, que passarão a conhecer sua marca.
Um dos grandes destaques das estratégias de visibilidade online está em expandir os limites da comunicação entre a empresa e o cliente por custos muito menores do que estratégias de publicidade offline. Além de significarem maior visibilidade por custos menores, as estratégias online também permitem mensurar e entender quantos e quais são os interessados em seus produtos e serviços.
Isso faz com que seja possível realizar ações direcionadas para públicos específicos, como o lançamento de um empreendimento imobiliário para jovens recém-formados, por exemplo, em que uma abordagem mais ampla poderia resultar em pessoas que não têm interesse nesse tipo de imóvel entrando em contato, significando investimento de tempo e recursos em uma negociação que dificilmente se tornará venda.
Para aqueles que atuam na comercialização de ativos imobiliários, vender imóveis pela internet pode parecer uma ideia difícil de acreditar, mas essa é uma realidade no Brasil e no mundo. Como o mundo digital permite ofertar produtos e serviços para pessoas de qualquer lugar do mundo, aumentar a visibilidade online torna possíveis negociações que antes seriam muito complicadas ou mesmo inviáveis.
Com uma presença digital forte e consolidada, pode-se oferecer imóveis para compradores que estejam fora do raio de atuação físico do corretor ou da imobiliária, por exemplo, mas que tenham interesse em adquirir um imóvel presente em seu portfólio. Com isso, você conseguirá gerar novos negócios e aumentar a sua área de atuação profissional.
O mercado imobiliário é conhecido nacional e mundialmente como um setor bastante tradicional, o que faz com que mesmo grandes empresas e imobiliárias não tenham uma atuação tão forte na internet. Isso implica que estratégias para potencializar a visibilidade digital sejam ainda mais interessantes para suas vendas, já que a concorrência, muitas vezes, não está executando um plano de ação eficiente nesse campo.
Além de permitir que corretores ou imobiliárias aumentem suas vendas e o volume de negócios, por serem encontrados mais facilmente na internet, as estratégias digitais também os auxiliam a se destacar da concorrência.
Essa vantagem competitiva tende a ser cada vez mais importante, já que, com a internet, os limites de atuação de uma imobiliária deixam de existir, aumentando a importância de se tornar visível ao público de forma eficiente.
Em regiões onde o mercado imobiliário é muito concorrido ou conta com um grande número de profissionais, ganhar maior participação de mercado pode parecer uma tarefa complicada e, muitas vezes, que exige investimentos caros, o que pode ser um impeditivo para a empresa.
No entanto, como já destacamos neste texto, muitas empresas do segmento ainda não estão presentes de forma eficiente no mercado digital, abrindo oportunidades para quem está atento às mudanças do mundo.
Isso significa que, ao trabalhar a visibilidade digital, também é possível aumentar a participação de mercado, já que mais clientes buscarão seus serviços, sejam eles para comprar ou vender seus imóveis. Também vale destacar que a presença online, por permitir realizar negócios virtualmente, sem necessidade de presença física, possibilita atuar em mercados distintos ao mesmo tempo.
Outro fator importante e que merece destaque é a visibilidade que as redes sociais oferecem para os negócios. Com bilhões de pessoas conectadas a ambientes virtuais como Facebook, Instagram e LinkedIn todos os dias, contar com estratégias que garantam uma atuação inteligente nas redes sociais é importante para se beneficiar do grande volume de público.
Muitas empresas utilizam as redes sociais como uma ferramenta de comunicação com seu público-alvo, seja exibindo promoções, oferecendo descontos, compartilhando depoimentos de clientes na internet ou mesmo para esclarecer dúvidas.
A facilidade e a gratuidade de uso desses espaços online também são fatores que contribuem para sua importância no aumento da visibilidade digital, beneficiando diretamente as empresas que se utilizam delas de forma inteligente.
Além de entender os principais benefícios de aumentar a visibilidade online para os negócios imobiliários, é importante conhecer algumas orientações para realizar esse processo de forma eficiente.
Listamos, abaixo, algumas dicas que permitem aumentar a visibilidade e a presença online de seu negócio e garantir resultados cada vez melhores. Confira!
O primeiro passo para aumentar a visibilidade online de seu negócio é entender, definir e segmentar seu público. Ao contrário de estratégias de marketing tradicional, que são pulverizadas e visam atingir o maior número de pessoas possível, as ações online são mais eficientes quando o público é segmentado de acordo com seus interesses, hábitos de compra e poder aquisitivo, entre outros fatores.
Você pode segmentar o público de acordo com sua estratégia comercial, empreendimento que deseja comercializar, tipo de imóvel, tipo de venda ou mesmo de acordo com projetos específicos, permitindo uma comunicação mais eficiente e personalizada.
Quando falamos em visibilidade online, estamos nos referindo a todas as ferramentas que você pode utilizar para se comunicar com seus clientes e público-alvo por meio da internet. Para isso, é necessário definir, planejar e construir a presença digital, de forma a garantir que sua marca seja encontrada na web.
Isso significa que é importante definir quais serão as redes sociais utilizadas, compreender quais as ferramentas de marketing digital que fazem mais sentido para seu negócio e também estabelecer os processos que serão adotados.
Vale, ainda, ficar atento ao fato de que cada rede social e ferramenta apresenta aderência a públicos distintos; por isso, é importante estudar quais o perfil de consumidor que você deseja atingir mais utiliza.
Uma das maneiras mais eficientes de ganhar visibilidade online é produzir e oferecer conteúdo relevante para seu público. Sejam conteúdos em texto, em vídeo, podcasts ou utilizando diversos formatos em materiais mais completos, oferecer conhecimento é uma ótima estratégia para consolidar sua autoridade online e aumentar sua importância junto ao público.
Além de ser uma linha de ação de excelente custo-benefício, a produção de conteúdo também auxilia na comunicação direta com o público que você deseja atingir, permite captar dados de contato de novos clientes e oferece oportunidade de ganhar espaço gratuito em sites e publicações especializadas no mercado imobiliário.
Um dos maiores desafios de quem inicia estratégias de comunicação online é encontrar o canal mais adequado para a comunicação com seu público-alvo. Pela facilidade que a internet oferece e pelos diversos canais e meios de contato disponíveis atualmente, o público busca, cada vez mais, ser atendido de forma omnicanal.
Isso significa que, para que se sinta bem atendido e fique satisfeito com o contato, é necessário que sua empresa ofereça diversas formas de contato, mas também que esses canais se comuniquem entre si, já que a interação pode ser iniciada pelo formulário de contato, passar para uma rede social e ser encerrada pelo telefone.
Um excelente uso das redes sociais consiste em identificar e entender demandas do seu público-alvo por meio das redes sociais. Como as interações entre clientes e empresas são menos burocráticas e mais orgânicas nesses ambientes, essa é uma excelente forma de oferecer respostas e receber indicação daquilo que o público está buscando.
Além de melhorar as interações e tornar a comunicação mais pessoal e próxima, isso também faz com que sua empresa ganhe confiança junto ao cliente, que se sente ouvido e tende a se interessar mais por aquilo que você oferece.
Todo tipo de profissional e empresa se beneficia de contar com uma estratégia clara de presença digital. Além de auxiliar que se façam novos negócios, prospectem-se novos clientes e até mesmo que certos custos sejam reduzidos, aumentar a visibilidade online também é fundamental para quem deseja se destacar da concorrência.
Ao desenvolver uma estratégica clara para aumentar a visibilidade dentro do mercado imobiliário por meio do uso de ferramentas online, corretores e imobiliárias passam a fazer parte de um universo em constante expansão.
Mais do que uma nova fonte de captação e fidelização de clientes, os meios virtuais também permitem oferecer atendimento personalizado, gestão de clientes e ampliação dos limites de atuação profissional.
O que você achou de compreender melhor a importância da presença digital para os negócios e também o impacto que a visibilidade online oferece na atuação profissional, aumentando os lucros, trazendo novos clientes e destacando sua empresa da concorrência?
Se você se interessou e deseja se aprofundar no assunto, aproveite para baixar gratuitamente nosso e-book e aprender como usar as redes sociais no mercado imobiliário!
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