Descubra como calcular o valor de locação do imóvel e aumente seu ROI

Atualizado em 24/10/2023 as 10:00
Tempo de leitura: 5min aprox.

Já sentiu aquela incerteza agonizante sobre quanto cobrar pelo aluguel do seu imóvel? É um dilema real. Definir o valor correto não é apenas uma questão de números; envolve um mix de critérios técnicos e nuances subjetivas. Mas não se preocupe, estamos aqui para descomplicar isso para você. Leia este artigo e saia com uma compreensão clara e ação imediata. Vamos nessa?

Fatores objetivos que você não pode ignorar

Primeiramente, o valor que você pode cobrar pelo seu imóvel não é tirado de um chapéu mágico. Ele é influenciado por variáveis como tamanho, padrão construtivo, localização e até mesmo a idade do imóvel. Afinal, você não pagaria o mesmo por um estúdio e um apartamento de 3 quartos, certo?

Para referências técnicas, o Custo Unitário Básico (CUB), calculado periodicamente pelo Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) do seu estado, é seu melhor amigo. A localização, por outro lado, é ditada pelo mercado, enquanto a depreciação do imóvel ao longo do tempo também entra na equação.

Nota rápida: Quando se trata de questões legais, peritos credenciados são chamados para definir a taxa de depreciação. Mas para transações cotidianas, esses pareceres muitas vezes não são vitais.

O lado subjetivo da história

Agora, você também precisa considerar os aspectos que flertam com a subjetividade. Por exemplo, é um fato quase universal que um apartamento em um andar mais alto tem mais valor que um no térreo. O mesmo vale para imóveis bem iluminados e arejados.

Ah, e não vamos esquecer da importância de fatores como estado de conservação, decoração e amenidades. Eles podem ser a cereja do bolo que eleva o valor do seu aluguel.

Cálculo básico para determinar o valor de locação

Então, como unimos tudo isso em um número que faz sentido? Uma regra prática é definir o aluguel como algo entre 0,5% e 0,6% do valor de venda do imóvel. Esse número é líquido, ou seja, já exclui encargos como IPTU e condomínio.

Fatores adicionais que podem afetar o valor

A partir daí, o próximo passo é fazer sua lição de casa e estudar o mercado. Isso inclui conferir preços de locações semelhantes em sua área e até mesmo dentro do seu prédio. Além disso, se o seu imóvel foi recentemente reformado ou está localizado em uma área com boa infraestrutura, saiba que você tem em mãos um diferencial que pode valorizar o aluguel.

O valor de venda como ponto de partida

Para encontrar o valor justo de locação, o valor de venda do imóvel é seu ponto de partida. Daí, uma pesquisa de mercado bem executada pode ajudar você a definir o percentual desse valor que será o aluguel. Existem até sistemas especializados que auxiliam nessa tarefa, fornecendo dados concretos para a sua decisão.

Hoje em dia, é raro encontrar aluguéis que representam 1% do valor de venda do imóvel. O mercado mudou e os tempos são outros. Portanto, espere algo mais próximo de 0,5%, mas sempre esteja atento às especificidades do seu mercado local.

E então, ficou mais claro como definir o valor de locação do seu imóvel? Se sim, assine nossa newsletter para receber mais insights como este diretamente na sua caixa de entrada!


Mais lidas

Assinar um contrato de locação normalmente impõe um compromisso mínimo de 30 meses envolvendo inquilino, proprietário e imobiliária. Se...

A emissão da escritura de imóvel não é apenas um procedimento burocrático; é...

Para realizar a venda de um imóvel, sem dúvidas, é preciso estar atento...

Mesmo que invista em anúncios e estude o perfil do cliente para oferecer...

Se você é um corretor de imóveis autônomo, entenda isto: a comissão é...

Já sentiu aquela incerteza agonizante sobre quanto cobrar pelo aluguel do seu imóvel?...

Crescendo no setor imobiliário, a permuta de imóveis é uma alternativa de pagamento...

Na hora de negociar a compra ou venda de um imóvel, o corretor...

Se você tem um imóvel para locação ou mora de aluguel, é provável...

O mercado imobiliário é regido por uma série de legislações específicas que carecem...

Para conseguir sanar as dúvidas dos clientes e esclarecer adequadamente as cláusulas contratuais,...

O mercado imobiliário pode ser bastante lucrativo para quem consegue descobrir a melhor estratégia para captar clientes e fechar...

A locação de imóveis não é um jogo. A segurança financeira é a...

O setor imobiliário cresceu muito nos últimos tempos. Para o ano de 2021,...

É essencial entender como o reajuste de aluguel realmente funciona antes de se...

Como em qualquer contrato que fixa os critérios de uma negociação, o contrato de locação também precisa definir garantias...

Dos pagers aos smartphones: os corretores de imóveis definitivamente podem contar um pouquinho sobre a história da tecnologia! Afinal,...