É corretor autônomo? 8 coisas que você precisa saber sobre comissão na venda de imóveis

Atualizado em 19/10/2023 as 15:00
Tempo de leitura: 4min aprox.

Compartilhe

Se você é um corretor de imóveis autônomo, entenda isto: a comissão é o coração pulsante da sua renda mensal. Desvendar os mistérios por trás desse aspecto pode ser mais do que revelador, pode ser transformador para o seu negócio.

1. Quem dita as regras da comissão?

Primeiramente, saiba que como um corretor autônomo, você está amparado por uma legislação federal. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) em seu estado define uma tabela de comissão que serve como guia. Mas fique alerta! Parcerias com imobiliárias podem mudar o jogo, e a sua comissão pode ser ajustada dependendo dos termos negociados.

2. Quem banca a comissão?

Essa é uma dúvida recorrente e a resposta é clara: quem contratou você deve pagar. Ou seja, se uma incorporadora contratou você para um plantão de vendas, ela é quem deve arcar com a sua comissão. Sem confusão, sem enrolação.

3. Calculando sua comissão: use a tecnologia a seu favor

O CRECI oferece tabelas por estado, sim, mas as tecnologias atuais podem facilitar ainda mais sua vida. Existem aplicativos financeiros voltados ao setor imobiliário que podem tornar esse cálculo uma brincadeira de criança.

4. Autonomia x carteira assinada: qual é melhor?

Ser autônomo te dá liberdade, enquanto ser contratado com carteira assinada pode oferecer mais segurança. O fator decisivo aqui é o seu estilo de vida e suas necessidades imediatas. Analise os prós e contras antes de fazer sua escolha.

5. Lidando com a flutuação de comissões

Vendas não são garantia de um fluxo constante de renda. Planejamento financeiro não é só uma recomendação, é uma necessidade!

6. Regras do jogo: conheça seus direitos e deveres

Existe uma legislação que estabelece as regras da comissão. O CRECI é responsável por fiscalizar e estabelecer normas. Estar bem-informado é o seu melhor recurso.

7. Comissão em permutas: como funciona?

No caso de uma permuta, a base de cálculo para a comissão deverá ser o valor venal dos imóveis envolvidos. Fique atento a essa particularidade.

8. Lançamentos: um caso à parte

Nos lançamentos imobiliários, a comissão costuma ser de 4%, mas não se esqueça: prêmios por vendas em quantidade também são comuns.

Para alcançar o sucesso como corretor autônomo, transparência e informação são suas melhores ferramentas. A comissão é um campo cheio de nuances, e a diferença entre um mês rentável e uma crise financeira pode estar em como você a administra.

Quer estar sempre atualizado sobre as melhores práticas no setor imobiliário? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

O que achou do nosso conteudo?