Rescisão do contrato de locação: o que o corretor precisa saber

Atualizado em 07/11/2023 as 14:30
Tempo de leitura: 5min aprox.

Compartilhe

No dinamismo do mercado imobiliário, imprevistos são inevitáveis e a rescisão de contrato é uma realidade que demanda atenção. Um contrato de locação típico estabelece um comprometimento de, pelo menos, 12 meses entre inquilino, proprietário e imobiliária. Diante disso, o término antecipado de um contrato requer uma compreensão aprofundada dos procedimentos legais e burocráticos envolvidos.

Motivações para rescisão: Locatário e Inquilino

Em terras brasileiras, a duração usual de um contrato de locação é de 30 meses, porém, há situações em que se faz necessário encerrar o acordo mais cedo. As regras para rescisão são claras:

Pelo Locador:

A Lei do Inquilinato restringe a possibilidade de rescisão por parte do locador, exceto se ele necessitar do imóvel urgentemente para uso próprio, ou se o inquilino violar alguma condição contratual, incluindo atrasos no pagamento do aluguel. O descumprimento resulta em penalidades, assegurando proteção ao inquilino contra práticas abusivas.

Pelo Inquilino:

Por outro lado, o inquilino pode optar pela rescisão sem a necessidade de justificar motivos específicos, mas sujeito a uma multa proporcional ao período remanescente do contrato, conforme estipulado pela Lei do Inquilinato. Exceções à penalidade são previstas em casos de transferência de emprego ou problemas estruturais significativos no imóvel.

Documentação necessária para a rescisão

A formalização da rescisão exige a apresentação de documentos padrões, como quitações de contas de utilidade pública e o termo de rescisão de contrato, além do pagamento da multa, quando aplicável.

Multa por rescisão antecipada

A penalidade por quebra de contrato é proporcional ao tempo restante e equivale geralmente a três meses de aluguel. No caso de rescisão após 20 meses em um contrato de 30 meses, a multa é ajustada para refletir os 10 meses restantes.

Procedimento de desocupação

Independentemente da parte que inicia a rescisão, o inquilino deve conduzir uma vistoria de saída para assegurar que o imóvel está nas condições acordadas. A entrega das chaves deve ser documentada para evitar futuras disputas.

Prazos de encerramento

Os prazos variam dependendo da natureza da rescisão. Normalmente, concede-se 30 dias para o inquilino desocupar a propriedade após o pedido de rescisão pelo locador, mas podem ocorrer extensões em casos judiciais.

O corretor como mediador na rescisão

O corretor desempenha um papel crucial como mediador entre locador e inquilino, orientando ambas as partes sobre os termos contratuais e assegurando que o processo seja justo e eficiente. A confirmação de cláusulas, o cumprimento de prazos e a aplicação de multas são áreas onde o corretor deve agir com diligência para proteger os interesses de todos os envolvidos.

A rescisão do contrato de locação é complexa, mas estar bem informado e contar com ferramentas de gestão de contratos pode simplificar e otimizar o processo. O Kenlo Locação é um exemplo de sistema que pode auxiliar corretores na administração eficaz dessas situações.

Para um conhecimento mais aprofundado sobre as funcionalidades do sistema Kenlo Locação e como ele pode prevenir problemas futuros, clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas.

Convidamos você a explorar o Kenlo Locação para uma gestão de locação mais eficiente e segura. Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrarão em contato!

 


O que achou do nosso conteudo?