SEO na prática: tudo que você precisa saber!

Atualizado em 18/05/2023 as 14:06
Tempo de leitura: 15min aprox.

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Ter um site otimizado para os buscadores da internet não é mais um diferencial no mercado imobiliário, mas sim uma necessidade, uma vez que boa parte dos seus concorrentes já deve estar investindo neste tipo de estratégia. Pensando nisso, preparamos um conteúdo avançado falando sobre o SEO na prática e explicando tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

É fundamental entender como o famoso Search Engine Optimization funciona, qual é a sua importância e descobrir como aplicar as melhores técnicas na sua página. Além disso, ao final, mostramos como o Kenlo Sites pode ajudar bastante nesse sentido. Ficou interessado? Então, continue sua leitura!

Afinal, o que é SEO?

Como dissemos, a sigla SEO quer dizer Search Engine Optimization. Em português, podemos traduzir isso como “Otimização de Mecanismos de Busca”. Na prática, o conceito está relacionado a uma série de medidas e ações que podem ser aplicadas em um site, cujo objetivo primordial é o de ficar nas primeiras posições nos resultados de procuras na internet.

Naturalmente, tais pesquisas costumam ser feitas no Google e em empresas similares. Diante disso, imobiliárias e corretores precisam conhecer as melhores técnicas, de forma que sejam facilmente encontrados por usuários que estejam procurando por serviços do ramo ou por propriedades e, com isso, podem ser convertidos em clientes no futuro.

Como ele funciona?

O SEO funciona de uma maneira complexa e com múltiplas práticas, que visam deixar o conteúdo orientado de forma a gerar valor e relevância para um público-alvo —  que estará na internet fazendo buscas sobre temas relacionados. É importante frisar que não se trata de manipulação de mecanismos ou truques desonestos, mas sim de escolhas inteligentes.

Para tanto, é possível apostar em uma série de ações distintas, como veremos mais abaixo, dentre as quais podemos destacar o uso de palavras-chave, descrições de imagens, construção de backlinks etc. Fazer isso elevará a quantidade de acessos que sua página receberá, além de gerar mais visibilidade e credibilidade dentro do segmento.

Qual é a importância do SEO?

Para uma empresa ou profissional do setor imobiliário, saber usar as ferramentas de SEO é importante de diversas formas. Afinal, com a digitalização e a popularização da internet, quase ninguém faz compras ou encontra imóveis sem dar uma boa navegada na web. Por isso, a otimização do conteúdo do seu site pode trazer inúmeros benefícios. Confira.

Facilidade em ser encontrado

Não dá para falar na importância do SEO sem citar que ele ajuda qualquer empresa ou profissional a ser mais facilmente encontrado na web. Afinal, a internet não tem tamanho e existem infinitas possibilidades quando alguém faz uma busca. Por isso, se você conseguir se colocar entre os primeiros da listagem, suas chances de um clique são muito amplificadas.

Lembre-se que, entre os muitos internautas que estão navegando todos os dias, estão pessoas que fazem parte do seu público-alvo e com potencial de se tornarem bons clientes. No entanto, isso só acontecerá se você otimizar o seu site, pois pouco adiantará oferecer os melhores imóveis, diferenciais incríveis ou até o melhor preço se você não estiver sendo visto.

Mais um braço para seu marketing

Você pode estar pensando que existem diversas estratégias diferentes de marketing e que o SEO não é a única forma de ser visto. Embora exista alguma verdade nesse pensamento, uma vez que você pode investir em propagandas, anúncios, outdoors e panfletagem, será que há capital disponível para fazer isso com efetividade?

Construir uma boa estratégia de SEO, embora não seja algo gratuito, é uma prática inteligente e com um melhor custo-benefício. Você pode apostar, por exemplo, na contratação de uma solução de SEO para site imobiliário, destinando um recurso que você pode pagar e lucrando muito mais com o passar do tempo.

Melhora na experiência dos usuários

Outro ponto que merece ser reforçado é que o SEO ajuda a melhorar a experiência dos usuários no seu site. Isso ocorre exatamente porque o Google e as outras empresas do ramo utilizam o mecanismo também para priorizar páginas com boa qualidade, tornando a internet um ambiente mais agradável e eficiente para quem está navegando.

Por isso, um conteúdo relevante e que disponibiliza informações essenciais no segmento sempre será mais valorizado nas pesquisas, sendo direcionado para as primeiras posições. Da mesma forma, fotografias, descrições e vídeos relacionados para oferecer suporte ao texto, resultando em mais cliques e, em última instância, melhores taxas de conversão.

Diferencial competitivo no setor

O mercado de imóveis é um segmento repleto de excelentes oportunidades e bastante seguro no Brasil. No entanto, exatamente por oferecer tantos diferenciais, ele também oferece muita concorrência, que não costuma ser das mais fáceis na maioria das cidades. Por isso, a importância do SEO também se reflete na criação de um diferencial competitivo no setor.

Investir em mídia ou em anúncios, como dissemos, pode não sair nada barato, enquanto ter um site bem posicionado nos buscadores não demandará grandes investimentos e entregará um ótimo resultado. Dependendo do quão efetiva for sua estratégia, o uso de palavras-chaves e outras poucas ações já podem suficientes para mudar sua realidade.

Sintonia com a jornada de compra

Você já ouviu falar sobre a jornada de compra? É uma expressão muito comum por quem trabalha com marketing digital, que visa ilustrar os caminhos que potenciais clientes tendem a percorrer antes de realizarem uma transação. Dessa forma, é possível tomar algumas medidas e oferecer conteúdos específicos, em sintonia com a etapa na qual o usuário se encontra.

O SEO permite uma excelente sintonia com o conceito, pois suas ações e medidas podem ser personalizadas e segmentadas. Quando você quiser disponibilizar um conteúdo relevante, por exemplo, é possível direcionar os mais básicos para quem está chegando no seu site agora e outros mais aprofundados para quem se cadastrou, como em uma newsletter.

Mais autoridade, confiança e credibilidade

Não dá para negar que um site otimizado e montado a partir das melhores estratégias ajuda qualquer imobiliária ou corretor a ganhar muito mais autoridade, confiança e credibilidade. Estar nas primeiras posições nos mecanismos de buscas faz com que as pessoas tenham uma visão diferente, como o reconhecimento de autoridade para determinados assuntos.

Se você deseja fazer mais transações em um bairro ou área específica da cidade, é possível apostar em medidas de SEO local, disponibilizando conteúdos e informações que se mostrem muito mais relevantes para os usuários de acordo com a sua região, promovendo uma experiência de navegação mais efetiva e positiva.

Quais as melhores técnicas de SEO?

Agora que você já entendeu melhor a importância de otimizar o seu site, é bem provável que esteja considerando adotar algumas ações e medidas nesse sentido. Por isso, vamos continuar nosso conteúdo partindo para uma abordagem mais prática, elencando algumas das melhores técnicas de SEO. Veja.

Utilização de palavras-chave

É praticamente impossível falar em SEO sem falar em palavras-chave. Trata-se de um dos fatores mais relevantes para os mecanismos de busca, fazendo parte das principais estratégias de ranqueamento há muitos anos. Resumidamente, podemos dizer que são os termos mais procurados pelas pessoas sobre determinados assuntos ou segmentos.

Para descobrir as que você precisa utilizar, você deve observar seus produtos e serviços disponíveis. Quem trabalha no mercado de luxo deve usar palavras-chave diferentes de profissionais cujo foco é locação de pequenos espaços para estudantes, por exemplo. Existem ferramentas específicas para isso e o próprio Google pode sugerir as buscas mais populares. Entre elas, podemos destacar o UberSuggest, SemRush etc.

Produção de conteúdo de qualidade

Outra medida extremamente conhecida nas estratégias de SEO e, eventualmente, considerado como a mais importante, está na produção de conteúdo de qualidade. Na prática, ela acaba funcionando como uma espécie de moeda de troca do ambiente virtual, pois o usuário vai em busca de informações e acaba sendo exposto a links, propagandas, propostas de cadastro etc.

Sendo assim, independentemente no seu nicho ou ramo de mercado, produzir textos para o seu site ou blog, colocando as palavras-chave adequadas sempre que puder, é algo que vai trazer mais credibilidade e cliques nas suas páginas. Uma dica boa é você mesmo dar uma olhada no Google, procurando temas e textos que já estejam bem classificados.

Descrição coerente nas imagens

Durante muito tempo, diversas pessoas que buscavam melhorar o ranqueamento das suas páginas nos buscadores menosprezavam as imagens, supondo que elas não eram consideradas pelos mecanismos na hora de fazer a ordenação. No entanto, isso se provou ser uma inverdade, com o próprio Google reforçando a sua importância.

Por isso, você deve utilizá-las com inteligência, buscando não apenas divulgar as propriedades disponíveis na carteira, mas também para ilustrar os conteúdos. Outro ponto recomendável é caprichar nas descrições, incluindo palavras chave, pois o seu “alt text” orienta para o buscador qual o assunto relacionado com aquela foto.

Uso de linkagens internas e externas

Os links também são muito importantes nas estratégias de SEO. Aliás, você deve ter em mente que, na realidade, a internet é toda feita de links, o que já ajuda a perceber que um bom uso deles pode trazer resultados interessantes. Para otimizar seu site, uma boa ideia é inserir links em um conteúdo ou texto, que direcione para outro material que também seja seu.

Outra ação que garante o seu sucesso está em fazer o mesmo, mas com empresas ou profissionais diferentes. Para isso, é essencial fazer parcerias e ter uma boa rede de contatos, pois é algo que pode ser vantajoso para ambos. Interna ou externamente, é uma tática que possibilita que os visitantes naveguem mais a fundo pelo seu endereço virtual.

Adequação à responsividade de telas

Você deve ter percebido que, há alguns anos, as pessoas usavam a internet a partir dos seus computadores de mesa ou, no máximo, com um notebook. No entanto, tal realidade mudou completamente e a navegação na web nos dias de hoje é, prioritariamente, feita por meio de dispositivos móveis, em especial smartphones e tablets.

Por isso, é muito importante que o seu conteúdo seja responsivo, ou seja, se adapte para todos os tamanhos de tela. Além de isso ajudar no SEO, permite uma melhor experiência dos usuários, que não ficam com fotografias fora de proporção ou textos picotados. O layout precisa ser flexível, em sintonia com o que o cliente de hoje demanda.

Redução de erros e links quebrados

Falando em experiência do cliente, é muito comum que as pessoas simplesmente desistam de uma página na internet quando ela começa a dificultar a sua navegação. Isso ocorre, por exemplo, quando o conteúdo carrega lentamente ou, pior ainda, quando existem erros no carregamento ou links quebrados, que não direcionam para nada.

Quando isso ocorre, aparece aquela nefasta mensagem de “erro 404”. Poucas coisas podem ser mais irritantes, não é mesmo? Porém, mais do que um usuário chateado, você pode perder credibilidade e vê-lo migrar para o concorrente. Existem ferramentas específicas para isso, mas você pode sempre checar se estão funcionando e ajudando na sua posição por SEO.

Como o Kenlo Sites pode ajudar nesse sentido?

Com o Kenlo Imob, você terá a solução completa para sua imobiliária. Você poderá gerenciar todos seus clientes, propostas e negociações em um só lugar. Dessa forma, com a integração entre o Kenlo Imob e Kenlo Sites, você poderá fazer um melhor gestão de seus sites e conteúdos, que assegurará uma melhor presença online por meio de um sistema muito mais atraente.

Além disso, Kenlo Sites também possibilita criar um design mais atraente para o seu público-alvo, além de ter total integração com outras ferramentas, como o WhatsApp, essencial para o trabalho dos corretores. Suas páginas contarão com configurações totalmente desenvolvidas para melhorar o posicionamento de seu site, deixando a concorrência para trás.

Pronto! Agora você já sabe como usar o SEO na prática e aumentar os resultados do seu negócio por meio de uma estratégia simples, com bom custo-benefício e alta eficiência.

Gostou de aprender sobre o SEO na prática? Quer contar com a melhor solução para o seu site ser melhor posicionado nas buscas dos seus clientes no Google? Então, não deixe de entrar em contato conosco pelo formulário abaixo!

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