Conheça o SEO local para imobiliárias e saiba como esse recurso pode te ajudar!
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 nov, 18 | Leitura: 9min
Atualizado em: 13/02/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 nov, 18 | Leitura: 9min
Atualizado em: 13/02/2020
Você já deve ter notado ao realizar uma pesquisa no Google: além dos primeiros resultados que aparecem, existem inúmeras páginas que podem oferecer o conteúdo que você está procurando. Entretanto, a maioria dos usuários acessa somente naqueles que estão na primeira página — os primeiros da lista geralmente são os escolhidos.
Ou seja, os links que estão mais bem posicionados recebem mais cliques. Você já se perguntou como as empresas fazem para obter um bom ranqueamento em sites de pesquisa como o Google?
Pois bem, trata-se um processo de desenvolvimento de conteúdo para que ele se adapte aos algoritmos utilizados pelas ferramentas de busca digital.
Estamos nos referindo ao Search Engine Optimization (SEO). Por isso, no artigo de hoje mostraremos o que é SEO local para imobiliárias e como esse recurso pode melhorar seus resultados. Confira!
Se você vive antenado às novidades tecnológicas e acompanha todo tipo de tendência no mundo virtual, então o termo SEO não soa tão estranho assim, certo? A abreviação de Search Engine Optimization consiste em uma série de práticas para otimizar a posição no ranqueamento orgânico de páginas em mecanismos de busca.
Em outras palavras, o SEO é um conjunto de técnicas para construção de conteúdo e desenvolvimento de páginas da web. Elas possibilitam que um determinado site tenha as melhores posições em buscadores como o Google, por meio de pesquisas orgânicas — ou seja, aquelas que estão bem posicionadas sem depender de impulsionamento pago.
As primeiras posições em mecanismos de busca concentram o maior volume de cliques. Para que você tenha uma ideia, a primeira posição recebe cerca de 33% dos cliques, enquanto a segunda já recebe em média 18%, conforme dados da Chitika.
Ao falar de SEO, sabemos que existe uma infinita gama de possibilidades, já que é possível encontrar empresas de todas as partes do mundo nas buscas orgânicas. No entanto, se o usuário deseja procurar por uma empresa em sua localidade, como tornar essa busca mais efetiva? É dentro desse contexto que nasceu o SEO local.
A ferramenta consiste, basicamente, na otimização de páginas para pesquisas orgânicas, assim como o SEO tradicional, mas é totalmente focado em uma determinada região.
Se o usuário faz uma pesquisa por “imobiliárias em São Paulo”, por exemplo, os resultados devem apontar para as principais opções em sua localidade. Consequentemente, o índice de acessos para as imobiliárias mais bem posicionadas aumentará.
Como já mencionamos, o propósito de aplicar técnicas de SEO em um site é alavancar sua posição nas pesquisas do Google, correto? Para isso, é preciso proporcionar informações relevantes para o usuário de acordo com a sua região, promovendo uma ótima experiência de navegação.
Quando uma pessoa procura por uma imobiliária localizada em sua região, não há sentido indicar empresas do mesmo segmento, mas que estão localizadas a uma distância considerável.
Portanto, os mecanismos de busca fazem pesquisas baseadas na localidade do usuário de acordo com o termo desejado e indicam as opções que melhor atendam às suas necessidades.
Primeiramente, é correto afirmar que o SEO local para imobiliárias é uma das ferramentas mais eficientes para o crescimento da empresa. Sua implementação é vantajosa, prática e interliga usuários e empresas de forma geográfica e sazonal.
Dentre os benefícios dessa ferramenta, podemos citar:
A internet é uma das mídias com maior potencial de alcance. Logo, o aumento no número de acessos ao site da imobiliária está diretamente ligado ao aumento no índice de vendas.
Com a popularização do acesso à internet por meio de dispositivos móveis, a perspectiva se torna ainda mais ampla e positiva. Portanto, vale a pena expandir os canais de comunicação da empresa para o âmbito digital para que a imobiliária esteja preparada para novas demandas.
Atualmente, a presença online pode ser até mais importante do que a presença física, dependendo do setor de atuação da empresa, já que o consumidor moderno está migrando para o mundo digital e seus hábitos de compra estão diretamente associados às novas tendências tecnológicas.
Portanto, quanto mais bem posicionado o seu site imobiliário, mais forte sua presença na internet. Isso gera confiabilidade e credibilidade para que novos usuários sejam atraídos ao seu negócio.
O SEO local para imobiliárias aumenta a atração de clientes qualificados (aqueles que estão mais próximos da empresa, mas que ainda não a conhecem).
Exemplos: turistas que estão em busca de acomodações em sua cidade durante a temporada ou profissionais que pretendem se mudar para uma localização próxima à sua imobiliária por conta de uma promoção de emprego — entre outras situações.
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Uma das práticas mais eficientes de SEO local é inserir o endereço da imobiliária no rodapé de cada página de seu site.
Como já foi dito, sites como o Google utilizam algoritmos para identificar e processar as informações. Essa simples prática faz com que eles “enxerguem” sua página com mais relevância para o público-alvo, melhorando o ranqueamento de seus domínios.
O Google Meu Negócio é um recurso gratuito do Google. Nele, é possível cadastrar a imobiliária, fornecendo seus dados mais relevantes e sua localização, o que fará com que ela apareça no Google Maps como um ponto comercial.
O público pode opinar sobre sua empresa e a qualidade do serviço prestado. Isso ajudará a colocar a página em melhores posições. No entanto, é preciso tomar cuidado com as críticas, pois elas ficarão publicamente expostas.
Faça o possível para prestar o melhor atendimento e os melhores serviços — assim, seus consumidores ficarão animados para deixar indicações a respeito do negócio.
Para finalizarmos o conteúdo sobre SEO local para imobiliárias, não poderíamos deixar de citar uma das características mais relevantes e valorizadas pelos usuários: a experiência de navegação. Ao acessar um site, o usuário não busca somente por informações e conteúdo, mas também por uma experiência agradável do início ao fim.
Um site otimizado deve ter boa “escaneabilidade” em seus textos, fluência nas informações, imagens de qualidade e um layout com cores e elementos que não destoem entre si. Além disso, o usuário deve ter facilidade em encontrar os dados que procura.
Essas práticas não são meros caprichos, pois o Google as utiliza como parâmetro para ranquear os sites nas melhores posições. Por isso, procure manter o site de sua imobiliária sempre otimizado de acordo com os padrões dos mecanismos de busca.
Agora que você já conhece os benefícios do SEO local para imobiliárias e as melhores práticas para implementá-lo em seu negócio, baixe o nosso guia gerar leads qualificados no mercado imobiliário!
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