Precificação de imóveis: saiba como fazer da forma correta
Kenlo
Conteúdo criado por humano
14 jun, 21 | Leitura: 5min
Atualizado em: 03/05/2022
Kenlo
Conteúdo criado por humano
14 jun, 21 | Leitura: 5min
Atualizado em: 03/05/2022
O setor imobiliário é um dos segmentos mais valorizados no Brasil, e o preço das propriedades é altamente variável, pois vão de acordo com uma série de fatores e características que podem passar despercebidas por um olhar menos atento. Por isso mesmo, é fundamental saber como fazer a precificação de imóveis da forma correta.
Esse é um dos maiores desafios que as imobiliárias e corretores de imóveis enfrentam, pois precisam estipular um valor para casas, apartamentos, terrenos, lotes e outras unidades que, de maneira geral, atenda às necessidades do mercado e dos clientes. Continue lendo e descubra como fazer isso da melhor forma!
O primeiro passo para fazer a precificação de imóveis da forma correta deve ser uma comparação com propriedades semelhantes. Isso ajuda a compreender melhor como está o mercado imobiliário da região e também como está a economia, visto que o valor tende a variar, também, pelo momento financeiro das pessoas e potenciais compradores.
Sendo assim, busque unidades com características parecidas com o que você deseja precificar, para ter uma boa base em um comparativo. Entre os principais fatores a serem analisados estão o tamanho, o número de quartos, a quantidade de banheiros, a presença ou não de vagas na garagem, o acabamento, o estado de conservação, e assim por diante.
Entre as características utilizadas para fazer a precificação de imóvel, muitos especialistas consideram a localização como a mais relevante. Motivos para isso não faltam e é fácil de compreender a razão, uma vez que mesmo unidades muito parecidas podem ter valores completamente distintos de acordo com a cidade, o bairro ou mesmo com a rua.
Entre as propriedades mais valorizadas, estão aquelas nas regiões mais tradicionais ou que estejam recebendo investimentos e melhorias de origem pública ou da iniciativa privada. Ficar perto de vias de acesso e do transporte público é outro ponto positivo, bem como a proximidade de centros comerciais, shoppings, mercados, farmácias etc.
Por isso, tente achar imóveis semelhantes próximos, no mesmo bairro ou, até mesmo, na mesma rua para que consiga fazer uma comparação ainda mais certeira.
Por fim, para fazer a precificação de imóveis, você não pode deixar de considerar o acabamento e o estado de conservação do local. Afinal, muitos proprietários não se preocupam muito em cuidar do seu patrimônio e, com isso, o lugar acaba ficando deteriorado em vários aspectos, demandando investimento em obras e reformas.
Entre os diferenciais mais valorizados, estão plantas com conceito aberto, bom gosto na decoração, presença de bons materiais, como madeiras nobres e mármore, e comodidades, como presença de áreas de lazer no condomínio. Você deve observar tudo isso na avaliação e, ainda, considerar a possibilidade de depreciação, dependendo do caso.
Acho que ficou claro a importância de fazer uma boa avaliação para precificar seus imóveis da melhor forma. Seguindo essas dicas, você pode chegar a um valor justo, em sintonia com as demandas e exigências do mercado atuais.
Gostou de aprender como fazer a precificação de imóveis da forma correta? Quer receber outros conteúdos como este, gratuitamente, em sua caixa de e-mails? Então, que tal assinar a nossa newsletter?
O que achou do nosso conteudo?