Mídias sociais para mercado imobiliário: vale a pena investir?
Sophia Spadão
Conteúdo criado por humano
13 jun, 23 | Leitura: 17min
Atualizado em: 29/08/2024
Sophia Spadão
Conteúdo criado por humano
13 jun, 23 | Leitura: 17min
Atualizado em: 29/08/2024
Você sabia que a maioria dos clientes tem buscado por imóveis na web? Logo, é fundamental que sua empresa faça parte desse ambiente virtual. Para isso, é necessário aprender como lidar com as mídias sociais para o mercado imobiliário.
Essa mudança de comportamento dos consumidores tem tudo a ver com as facilidades que as redes sociais trazem de interação com o público, cada vez mais ávido por investir em imóveis residenciais ou comerciais. Mas será que vale mesmo a pena participar disso? É o que você vai descobrir agora!
Como você já deve imaginar, a sociedade moderna está situada na era da transformação digital. Isso significa que o comportamento de consumo é moldado pela forte presença da tecnologia em cada aspecto do cotidiano das pessoas, inclusive, na forma como elas se comunicam e consomem informação.
Dado o contexto, podemos afirmar que o uso de mídias sociais para o mercado imobiliário é de suma importância, especialmente, por empresas que desejam se consolidar em meio à concorrência e garantir uma posição de destaque diante da perspectiva do consumidor.
Saiba que 53% da população mundial usam a internet e 42% estão nas mídias sociais. Somando, são mais de 3 bilhões de pessoas ativas em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Messenger, Pinterest, Snapchat e por aí vai. O Brasil está em segundo lugar em quantidade de horas dedicadas à internet, passando mais de três horas por dia online — de acordo com o relatório We Are Social, de 2018.
Esses dados só confirmam uma desconfiança geral: o mundo está virtual. Assim, se você quer vender mais, precisa estar também na web. Contudo, mais do que ter um perfil ou uma página no Facebook, é necessário estar ativo, dialogar com as pessoas, mostrar do que é capaz, ter autoridade e entender como pode ajudar os consumidores a escolherem o melhor imóvel.
Uma das principais melhorias que as mídias sociais trouxeram para o mundo do marketing imobiliário foi a proximidade, a possibilidade de interagir com os usuários de uma forma mais descontraída. Com isso, em vez de abordar um potencial cliente com um e-mail formal, começando com “prezado senhor”, você pode abrir uma caixa de diálogo e dizer “Olá, eu sou Fulano, corretor de imóveis…”. Bem mais amigável, não concorda?
Essa proximidade só é conquistada por meio de ferramentas dinâmicas, como as redes sociais. De fato, os contatos informais, muitas vezes, são bem mais frutíferos do que aquela abordagem invasiva, que fica o tempo todo ao telefone tentando prospectar clientes. Ou aquela inerte, que espera o dia todo que o telefone toque com um interessado do outro lado da linha. No caso das mídias sociais, ambos os lados têm maior liberdade de expressão e menos formalidade.
Como a aquisição de um imóvel é uma decisão séria e que demanda muito dinheiro, a jornada do consumidor dentro do mercado imobiliário não é curta. Afinal, o comprador comprometerá parte de sua renda por longos anos. No entanto, as mídias sociais podem agilizar o processo de negociação.
Assim, em vez de marcar diversas visitas para que o cliente conheça todos os imóveis do seu catálogo e se decida por um, por meio de vídeos nas redes sociais, o corretor pode promover um tour pelas casas ou apartamentos disponíveis, por exemplo. Desse modo, o consumidor escolhe os que mais o agradaram para, então, realizar a visita presencial. Isso reduz a espera da escolha e mesmo a assinatura do contrato.
Para chegar a esse patamar, sua imobiliária deve começar com um site apresentando seus serviços, locais de atendimento, fotos dos imóveis, dentre outras ações. Também, é indicado criar um blog para gerar conteúdos que estejam relacionados ao mercado imobiliário, oferecendo orientações aos seus clientes. Com isso, poderá compartilhar nas redes sociais as informações para que atinjam o maior número de pessoas interessadas.
Todavia, lembre-se de que cada canal tem seu público específico. Por isso, é importante segmentá-lo. Por exemplo, no Facebook, você pode usar fotos, vídeos, textos oriundos do seu site ou blog e também de terceiros. Ainda, dados de outros perfis e canais parecidos.
Outra opção é promover enquetes, promoções, abordar temas relativos a reformas, como dicas. Sendo sua imobiliária nacional ou regional, pense nos seus diversos tipos de clientes para cada local.
Mais uma rede social interessante para explorar é o Twitter. Nele, podem ser publicados links do seu blog para que haja uma interatividade rápida com os leitores. Caso queira divulgar fotos, o Pinterest ou o Instagram são os mais indicados.
Um dos grandes benefícios das mídias sociais para o mercado imobiliário é a possibilidade que sua empresa terá de conhecer mais profundamente seus clientes. Com elas, saberá o tipo de imóvel que estão mais buscando, faixa de preço, região da cidade, o que desejam que tenha perto de sua casa e muito mais.
Além disso, poderá utilizar as palavras-chave usadas por seu público para ter ideias e desenvolver estratégias de vendas certeiras. Se você entender como deve ser usada essa avaliação, com certeza, terá mais dados para suas negociações para argumentação, aumentando, assim, suas vendas.
Muitos empresários têm dúvidas sobre o que deve ser postado e como precisa ser sua atuação diante do ambiente virtual. Calma! Primeiramente, você necessita estabelecer os objetivos que deseja obter em cada canal, como:
Por isso, a imobiliária precisa de um posicionamento quanto à imagem que deseja construir no mercado. Logo, é essencial desenvolver estratégias como as apresentadas abaixo.
Investir em marketing é ter metas para vendas e, se possível, ultrapassá-las. Entretanto, ela não ocorre somente nos anúncios, mas em outras ações que sejam relevantes para seu público também.
É o caso do blog, que informa e educa sobre a sua área de atuação. Dessa forma, faça com que os consumidores reconheçam seus desejos e necessidades por meio dos seus textos. Isso promoverá um processo de vendas mais rápido e com menos problemas.
Já que as redes sociais proporcionam ferramentas gratuitas para que divulgue diversos tipos de conteúdos, aproveite para criar álbum com fotos e vídeos dos imóveis que você tem para vender ou alugar. Descreva cada um deles com todas as informações importantes e compartilhe com outros usuários, para que isso possa ser replicado.
Comemore datas relevantes da sua cidade, estado e país. Como no início de 2021 ainda manteve o período de distanciamento social, devido à pandemia, em cada postagem, reforce a importância de tomar as devidas medidas de segurança.
Aproveite, ainda, para planejar e desenvolver calendários de postagens usando textos, fotos, gifs animados e memes. Saiba equilibrar cores e imagens para atrair a atenção dos consumidores. Após, compartilhe e marque seus contatos para obter uma boa audiência.
Esteja bem perto de seus clientes por meio dos canais de atendimento das redes sociais. Como elas são tão populares, oferecem estrutura para troca de mensagens, como chat, inbox etc. Assim, vá administrando os perfis, avaliando os comentários recebidos, respondendo a eles e tendo uma interação ágil com todos.
Mesmo que os leads ou possíveis compradores não gostem de uma pequena parte de suas postagens, não os ignore ou abandone sua estratégia de marketing. Saiba lidar com as críticas e procure entender o que não foi legal para melhorar e ter mais oportunidades perante o público.
A qualidade dos conteúdos é essencial para conquistar a atenção de seus leitores. Caso sua página não ofereça nenhum atrativo, será esquecida.
Por isso, dê dicas úteis, siga as tendências do mercado, demonstre os resultados dos serviços prestados pela imobiliária, crie vídeos com depoimentos dos clientes satisfeitos ou de alguma dúvida deles. Em resumo, constitua vínculo e confiança com seus seguidores.
Faça parcerias com imobiliárias maiores ou prestadores de serviços similares para que o ajudem a divulgar sua página. Assim, aumentará o alcance de visualização por um custo baixo, porém, procure empresas sérias e que tenham o mesmo perfil de clientes. Ainda, veja se podem publicar alguns dos seus conteúdos para que mais pessoas conheçam a empresa.
Assim como o escritório precisa ter um colaborador, nos canais digitais, não pode faltar alguém que realize o atendimento online. Dessa maneira, é aconselhável que tenha um profissional para gerenciar as redes sociais, manter o blog atualizado, responder perguntas e resolver reclamações.
O chatbot permitirá que automatize as respostas das questões mais corriqueiras feitas pelos consumidores, sendo elas telefone de contato, endereço, documentos necessários para compra e aluguel de imóveis etc. Inclusive, é possível incorporar os bens disponíveis a ele, para que as pessoas procurem por categoria.
Lembre-se de acrescentar ao planejamento os dados quanto a escolas, bares, restaurantes, supermercados, lojas e shoppings que estão na região dos imóveis ofertados. Isso traz um grande diferencial e ajuda na seleção para fechar um bom negócio.
Além disso, é importante destacar que o geomarketing ou marketing de localização, como também é conhecido, é uma estratégia que vem se tornando cada vez mais comum, especialmente, devido ao fato de que, nos dias atuais, a grande maioria dos consumidores ativos utiliza um dispositivo de rastreamento no bolso.
Em outras palavras, o smartphone dos usuários aponta dados acerca de sua localização em tempo real, fornecendo informações que podem ser usadas para campanhas e estratégias de marketing, inclusive, nas mídias sociais.
Quanto mais transparentes as empresas são em suas ações com seu público, mais consumidores conquistam, além de criar fidelidade. Contudo, como as estratégias de marketing e de mídias sociais podem refletir isso?
Simples: mantenha a mesma identidade visual e linguagem em todos os canais online e off-line. Essa integração fará com que o público reconheça sua marca diante dos concorrentes, pois perceberá que existe uma coesão de informações, independentemente do local em que estiver.
Ao mesmo tempo, pode-se publicar o mesmo anúncio com linguagens únicas no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok, site, revista, jornal, outdoor e busdoor. Com isso, sua união proporcionará:
Para obter tudo isso, é preciso considerar os pontos de contato oriundos das mídias socais perante a jornada do consumidor, como conteúdos promocionais, dúvidas que antecedem a compra e soluções de problemas no pós-venda. Além disso, adaptar a estratégia de comunicação aos canais para suporte dos prospects e clientes.
Você sabia que o índice de engajamento entre uma empresa e seus seguidores nas redes sociais é um dos parâmetros considerados pelos algoritmos na hora de determinar o quão relevante a marca é no ambiente virtual?
Pois bem, isso significa que mostrar interesse pelos clientes e interagir com eles nessas mídias não é apenas um sinal de cordialidade e profissionalismo, mas também, uma importante prática de SEO para imobiliárias.
Não é preciso ser especialista na área para saber que a fotografia tem um papel crucial no mercado imobiliário. Afinal, como diz a máxima, “a primeira impressão é a que fica”. Além disso, imagens representam a maior parcela dos conteúdos criados, consumidos e compartilhados nas mídias sociais.
Portanto, é muito importante investir em fotografias de qualidade e, é claro, na identidade visual da imobiliária em seus canais de comunicação digitais. Quanto mais atrativos aos olhos forem seus conteúdos, maiores as chances de interação com os clientes e, por consequência, maior o potencial de fechamento de vendas ou alugueis por meio desses canais de comunicação.
Agora que sua imobiliária já está presente nas mídias sociais, você tem o que é preciso para promover dicas, novidades e conteúdos informativos sobre assuntos que sejam de interesse do público-alvo.
No caso de uma empresa do setor de comercialização de imóveis, é muito comum que sejam produzidos conteúdos interessantes sobre regiões específicas, como a cidade em que a maior parte dos imóveis da imobiliária estão localizados, trazendo curiosidades e benefícios de investir em propriedades no local em questão.
Levante pautas com alto potencial de engajamento, traga notícias sobre acontecimentos relevantes na região, destaque pontos turísticos e fatos históricos. A ideia é valorizar a localidade em que suas oportunidades de negócios se concentram e, é claro, tornar as mídias sociais da imobiliária uma verdadeira referência de fonte de informação.
Em resumo, investir em mídias sociais para o mercado imobiliário aumenta a visibilidade da marca. Consequentemente, os resultados são mais satisfatórios e a imagem da empresa se consolida. A verdade é que o mercado imobiliário está cheio de oportunidades. Você só precisa encontrá-las! Então, comece pelas redes sociais e avance aos poucos em suas estratégias!
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