Qual a importância de integrar marketing e vendas no mercado imobiliário?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
02 fev, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 02/02/2018
Kenlo
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02 fev, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 02/02/2018
Assim como em qualquer outro segmento, o setor de imóveis vem evoluindo constantemente e uma dúvida que profissionais do ramo têm é se vale a pena a integração da área de marketing e vendas no mercado imobiliário. O trabalho de forma isolada tende a ser menos eficaz e traz poucos resultados para os negócios. Por isso, essa união só tem a acrescentar em benefícios para a sua imobiliária.
A adoção de estratégias de marketing aliada às vendas tende a destacar a imobiliária, como também captar mais clientes, pois o trabalho conjunto é mais expressivo e fica mais fácil conquistar os objetivos.
Dessa forma, pensando em ajudá-lo, preparamos este post para que você saiba a importância que essa integração pode proporcionar. Confira agora!
Para falar de integração, é preciso ter conhecimento dessas duas áreas de forma isolada.
O setor de marketing tem a responsabilidade de gerar campanhas para captar possíveis compradores de imóveis. Os profissionais envolvidos utilizam estratégias e técnicas para qualificar leads e deixá-los aptos para o fechamento de uma compra.
Para a imobiliária, essa área auxilia melhorando a credibilidade e ampliando a visibilidade e o alcance do seu negócio, o que a torna fundamental para o sucesso da venda de imóveis.
Esse setor é responsável pelo fechamento da venda. Ele recebe o potencial comprador, após o trabalho desenvolvido pela equipe de marketing, e faz a conversão dessa procura por um imóvel em uma negociação concretizada.
Dessa forma, não adianta você ter uma ótima casa em disponibilidade, por exemplo, se não consegue vendê-la. Essa é a importância dessa área para uma imobiliária, pois o objetivo de todo esse trabalho é a geração de lucro.
Essa união nas imobiliárias pode gerar muitos benefícios, trazendo resultados e melhorando o seu destaque perante o mercado. Confira os principais deles:
Os leads são os potenciais compradores de imóveis que a área de marketing busca no mercado. Uma das reclamações do setor de vendas é que os leads chegam com informações limitadas. Dessa forma, esse setor passa a ter que desenvolver uma atividade de conscientização e informação para criar a necessidade de compra do possível cliente.
Trabalhando em conjunto, as duas áreas podem planejar estratégias e analisar os resultados para gerar campanhas mais eficientes e fortalecer melhor o lead, até que ele esteja pronto para uma compra. Isso vai ampliar a taxa de conversão da imobiliária.
Quando as duas equipes trabalham juntas, as informações são compartilhadas e usadas da melhor maneira possível. Esse é um ótimo ganho da integração.
Atuando de forma isolada, os setores acabam retendo dados valiosos, o que atrapalha muito o desempenho da imobiliária como um todo.
O setor de marketing tem a meta de gerar excelentes oportunidades, mas, várias vezes, não segue todo o ciclo de vendas de um imóvel e isso atrapalha a mensuração dos resultados. Assim, fica difícil fundamentar investimentos e ações de comunicação na imobiliária.
Quando essa integração funciona, de fato, os dois setores conseguem comprovar sua atividade-fim, que é a captação e a venda de um imóvel, e os resultados ficam evidentes para o segmento. Isso tudo é possível com o uso da tecnologia, com alguns sistemas que proporcionam o acompanhamento dos resultados.
No momento em que a área de marketing e de vendas trabalham em separado, as duas equipes ficam muito afastadas do seu público-alvo. Isso ocorre com certa frequência, tudo por causa da distância natural existente entre os setores.
Mas o que isso significa precisamente? Que a área de vendas não saberá abordar corretamente os futuros compradores da imobiliária, fazendo uma prospecção eficiente. Em contrapartida, o marketing vai ter dificuldade com suas campanhas se não souber quem atingir e qual a melhor tática.
Unindo esses dois setores, a informação é compartilhada e todos terão conhecimento de quais são os possíveis clientes da imobiliária, quem atingir e como abordá-los. A integração é a peça fundamental para que seu negócio alcance os melhores resultados!
Ambas as áreas necessitam uma da outra para conseguirem alcançar o sucesso. Se o marketing não gera leads qualificados, o setor de vendas vai ter muito mais trabalho para converter o comprador em cliente ou, até mesmo, não conseguirá fazê-lo. No entanto, um lamento do marketing é quando os leads são trabalhados e a área de vendas não consegue realizar a conversão.
Sendo assim, fica claro que os setores precisam exercer atividades em conjunto e ter objetivos em comum. Só assim, os profissionais vão ter em mente que várias engrenagens fazem girar um mesmo mecanismo e, quando uma delas falha, as outras são afetadas.
Integrar os setores de vendas e marketing vai proporcionar mais oportunidades de negócio para a imobiliária, compradores qualificados e diminuição no custo de campanhas, consequentemente, gerando aumento das vendas e maior lucratividade.
Assim, essa prática é fundamental no cenário atual. Em um mercado cada vez mais competitivo, não há mais espaço para conflitos internos entre os setores. Vendas e marketing precisam um do outro para conquistarem seus objetivos.
Essa união traz a geração de leads mais qualificados, acesso mútuo às informações e criação de objetivos em comum — tudo isso gerando maior lucratividade para a imobiliária. Se você ainda não integrou essas áreas no seu negócio, não perca mais tempo.
Agora você já tem uma noção dos benefícios da integração de marketing e vendas no mercado imobiliário, dos resultados que ela oferece para o seu segmento e de como essa união pode facilitar o trabalho de ambos os setores.
Então, a melhor maneira de unir as duas equipes é por meio da tecnologia. Por isso, existem ferramentas de gestão imobiliária, como softwares de gestão, CRM, cursos on-line para corretores de imóveis, entre outros, que ajudam a integrar e mensurar resultados com muito mais qualidade.
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