Controle financeiro: 5 ferramentas e apps que podem ajudar
Kenlo
Conteúdo criado por humano
31 jul, 17 | Leitura: 8min
Atualizado em: 29/01/2018
Kenlo
Conteúdo criado por humano
31 jul, 17 | Leitura: 8min
Atualizado em: 29/01/2018
Vamos começar o nosso post apresentando um dado alarmante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Você sabia que 6 em cada 10 empresas nacionais fecham as portas antes mesmo de completarem 5 anos de existência? Quer descobrir o motivo?
Parece que o brasileiro leva velhos vícios pessoais para a gestão organizacional, e o principal deles é a dificuldades para lidar com as finanças — esse é o diagnóstico feito por muitos especialistas.
Sua imobiliária não pode fazer parte desses tristes dados. Como fazer isso? É simples. Basta profissionalizar a gestão. Não adianta mais contar com as velhas ferramentas amadoras, como as canetas e as planilhas manuais. Além de atrasarem todos os processos internos ligados ao campo financeiro, as velhas práticas também estão mais sujeitas aos erros, o que significa, na maioria dos casos, a perda na qualidade da tomada de decisão.
Por isso, a tecnologia nunca foi tão importante quanto agora. Ela ajuda o gestor a ter uma visão global do seu negócio, tudo isso em tempo real e com uma propensão muito menor de erros. São muitas as ferramentas destinadas ao controle financeiro, por exemplo, que certamente podem ajudá-lo a desenvolver melhor o seu trabalho e tomar decisões muito mais coerentes. Além disso, com elas, é possível dinamizar todo o processo de gestão.
A seguir, listamos 5 principais ferramentas e aplicativos para que você realize um controle financeiro efetivo do seu negócio. Confira!
Vamos começar por esse que é um aplicativo excelente para o controle financeiro, possuindo uma versão destinada a pessoas e outra desenhada especificamente para empresas. O aplicativo roda em iOS e Android, e, no caso do Organizze Empresarial, podemos testar o produto por 30 dias e, após esse período, devemos pagar por planos que custam a partir de R$ 39,99 por mês.
Com essa ferramenta você pode contar com tudo o que precisa para gerir as suas finanças, podendo controlar as contas a pagar e a receber, cadastrar fornecedores e, inclusive, trabalhar com modelos para enviar propostas comerciais. Essa certamente pode ser a solução que procura dentre os apps disponíveis no mercado.
Outro aplicativo excelente que, certamente, não fica atrás do Organizze, o ContaAzul está disponível para iOS e também é desenvolvido para pequenas e médias empresas. Possui uma série de ferramentas, que vão desde o controle de vendas efetuadas em diversos períodos, até a emissão de notas fiscais eletrônicas e boletos.
Assim como o Organizze, você também pode fazer um teste gratuito da ferramenta, mas somente por 14 dias. Por outro lado, o plano mais barato da empresa custa apenas R$ 29,99. Então basta comparar as duas ferramentas, verificar qual possui o melhor custo-benefício, e fazer a sua escolha com base principalmente nas suas necessidades.
Para quem procura começar a se aventurar no mundo dos aplicativos para gestão financeira, talvez o GuiaBolso seja uma boa opção. Essa é uma ferramenta gratuita disponível para iOS e Android. Acontece que ela é desenvolvida exclusivamente para o uso pessoal. Ou seja, ela é mais recomendada para o controle financeiro do gestor, e não, necessariamente, do escritório inteiro.
Claro que, embora seja limitada para empresas, também pode ser usada para esse propósito, principalmente quando consideramos os gestores que ainda são novatos no assunto. Você não poderá fazer muito, mas poderá acompanhar gastos, receitas, metas, entre muitas outras coisas.
Pode ter certeza que um dos problemas mais comuns entre os gestores nacionais é o controle contábil do negócio. Afinal de contas, possuímos uma das legislações tributárias mais complexas e robustas de todo o mundo. Por isso, é muito importante prestar muita atenção nessa área, afinal, não podemos pagar impostos a mais, pois é prejuízo certo; nem a menos, já que podemos pagar multas e juros de mora.
É claro que a tecnologia também pode ajudar nesse sentido. Nossa próxima ferramenta é o Agilize, um software destinado exclusivamente para o controle contábil do negócio.
Não possui a versão de app para smartphones, mas roda diretamente em qualquer computador ou notebook. Essa certamente pode ser uma opção para que você tenha pleno controle dos processos contábeis da organização.
Infelizmente, a ferramenta não possui um preço fixo, podendo variar de empresa para empresa. Afinal, de acordo com as necessidades, são necessárias novas ferramentas — sim, o sistema funciona de maneira personalizada. Portanto, se anda com problemas contábeis, faça um orçamento.
Por fim, é sempre importante lembrarmos que o CRM também pode ser um excelente auxiliar no controle financeiro. Afinal, quando acompanhamos os dados dos clientes, garantimos uma previsibilidade muito maior a respeito do seu comportamento, o que nos ajuda a antever receitas, períodos sazonais, entre outras coisas. Indispensável para melhorar o trabalho das equipes de marketing e vendas, o CRM também é um excelente ajudante no controle das finanças. Aproveite, então, para conhecer o inGaia Locação e faça a gestão financeira da sua imobiliária com o sistema mais completo do mercado.
Claro que os softwares ajudam muito o gestor a controlar melhor as finanças, mas o fato é que é preciso mudar alguns comportamentos para garantir melhores resultados. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas para você aprimorar o controle financeiro na sua empresa. Confira!
A mistura entre os capitais não só gera problemas financeiros para ambas as partes (gestor e empresa), como também pode criar uma confusão patrimonial para os agentes do fisco. Em alguns casos, a mistura é interpretada como evasão fiscal, o que pode gerar uma série de problemas graves.
Ferramenta importantíssima para o controle financeiro do negócio, uma vez que, com ela, nós podemos controlar todas as entradas e saídas de recursos operacionais da empresa. Além disso, com os fluxos de caixa, também podemos realizar projeções financeiras do negócio.
Como vimos, é preciso dar um basta nos processos manuais para garantir agilidade para a gestão do negócio. Além disso, os softwares, aplicativos e sistemas disponíveis hoje também ajudam a diminuir os erros internos, o que garante mais eficiência para todo o negócio.
Gostou do nosso post de hoje? Então que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?!
O que achou do nosso conteudo?