Você sabe qual é o futuro do mercado imobiliário? Confira!
Kenlo
Conteúdo criado por humano
08 jul, 21 | Leitura: 8min
Atualizado em: 13/01/2022
Kenlo
Conteúdo criado por humano
08 jul, 21 | Leitura: 8min
Atualizado em: 13/01/2022
A tecnologia vem impactando a rotina das pessoas em todo o mundo e, nos dias de hoje, o estilo de vida e as escolhas do dia a dia costumam refletir os adventos que a modernidade oferece a todos nós. Diante dessa realidade, saber qual é o futuro do mercado imobiliário é extremamente importante para qualquer negócio que queira prosperar.
Imobiliárias e corretores precisam estar em sintonia com as tendências, até para poderem adaptar o seu funcionamento e sua atuação, baseados nas melhores práticas disponíveis e sem abrir espaço para a concorrência. Quer se preparar para o futuro? Então, continue lendo este conteúdo!
Para entender por que o futuro do mercado imobiliário está no online, você precisa entender que os próprios clientes mudaram consideravelmente nos últimos anos o que, consequentemente, afetou todo o processo de compra. Há algum tempo, as pessoas procuravam ou anunciavam propriedades nos jornais e não hesitavam em sair com seu corretor de confiança para procurar ou oferecer um imóvel.
No entanto, nos últimos anos esse cenário modificou bastante, antes mesmo do surgimento da pandemia do coronavírus! Hoje boa parte das pessoas preferem fazer as coisas remotamente, por questões de proteção e distanciamento social bem como pela comodidade e facilidade que isso pode proporcionar.
O avanço das tecnologias como um todo vem posicionando o cliente como o grande protagonista das operações na área de imóveis. Se antes o corretor tinha maior controle e condução sobre a negociação, agora ele pode ser entendido como um consultor e um condutor dos trâmites e processos.
Além disso, os profissionais e empresas do segmento que utilizarem as ferramentas adequadas para oferecer mais segurança e assertividade podem aumentar muito a sua lucratividade, visto que, a atividade imobiliária movimenta somas elevadas em transações e que, por vezes, são bem complexas para quem não atua no ramo.
E, ainda, com o avanço da tecnologia, os clientes esperam cada vez mais fotografias com alta qualidade, imagens em 3D, vídeos com excelente definição, assinaturas remotas, comunicação em tempo real por aplicativos de contato, entre outros. Ou seja, mesmo em um mercado tão tradicional quanto o imobiliário, quem anseia pelo sucesso terá que assimilar esse novo panorama.
Agora que você já entendeu que o futuro do mercado imobiliário está no online, é hora de entender como assimilar essa realidade na sua empresa ou na sua própria atuação profissional. Confira algumas das medidas tecnológicas que as imobiliárias vão precisar!
Não dá para falar em modernizar a atuação em qualquer área ou segmento do mercado sem citar o poder das redes sociais. Esse tipo de mídia mudou a maneira pela qual as pessoas se relacionam em todo o planeta e, naturalmente, isso impactou as formas pelas quais os clientes consomem e descobrem oportunidades no setor imobiliário.
Muitos dos clássicos anúncios de propriedades, por exemplo, aparecem nos principais sites do gênero, quando o usuário está checando o seu perfil ou olhando as postagens disponíveis. Além disso, há uma questão de credibilidade: empresas e profissionais que não marcam presença nas redes sociais, simplesmente não são lembrados e acabam fora da linha de influência de muita gente.
Assim como as redes sociais, a realidade virtual vem se tornando cada dia mais presente na vida das pessoas e, naturalmente, veio impactar as transações realizadas no mercado imobiliário. Ainda mais em tempos de pandemia, com a necessidade de isolamento e distanciamento social, essa pode ser uma ferramenta de praticidade e segurança, assim como o tour virtual.
A rotina intensa de visitas, por exemplo, parece ser coisa do passado. É viável apresentar um número bastante elevado de propriedades disponíveis na carteira, utilizando esses recursos para que os interessados identifiquem aquelas que mais interessam e, só assim, se for o caso, agendem para conhecer o local ao vivo para fechar o negócio.
Você já ouviu falar dos drones no mercado de imóveis? Eles são um dos recursos mais interessantes do mercado atualmente. Com um drone, o corretor pode apresentar um imóvel sob perspectivas bastante diferentes e interessantes.
É possível oferecer uma noção diferente de cada cômodo, do espaço de lazer, destacar o entorno ou até mesmo exibir as melhores características do bairro. Além disso, como o equipamento barateou muito nos últimos anos, o custo-benefício é excelente.
Da mesma forma que os clientes preferem mais comodidade ao conhecerem os imóveis pela internet, utilizando recursos como fotos, vídeos e os drones, eles também requisitam que, pelo menos, uma boa parte dos trâmites possam ser feitos a distância. Por isso, o atendimento remoto é outra grande tendência.
Isso pode ser feito por meio de uso de aplicativos de comunicação, com mensagens instantâneas e respostas em tempo real. Até mesmo os cartórios, em função da pandemia, estão oferecendo serviços online, como assinaturas e autenticações, para facilitar transações. Vale destacar também os bots, que são softwares de inteligência artificial que fazem o primeiro contato no site.
Você já deve estar familiarizado com o uso do QR Code em diversos segmentos, como em restaurantes, por exemplo. No entanto, é preciso saber que ele também vem sendo um recurso interessante para o mercado de imóveis, utilizando essa tecnologia que está presente em quase todos os celulares com as câmeras de hoje.
Basta ter acesso à internet para escanear e ler o QR Code, no qual as principais informações e dados de uma propriedade podem ser disponibilizados, e até uma pessoa que esteja passando pela rua pode visualizar. Sendo assim, panfletos e cartazes serão coisa do passado e você pode melhorar a experiência do cliente antes mesmo de ele entrar em contato com a imobiliária.
É evidente que investir em tecnologia é crucial para aumentar as oportunidades de negócio de uma imobiliária daqui pra frente e se manter competitiva. Não hesite em adotar algumas dessas ferramentas, pois isso confere mais credibilidade e atrai mais clientes para o seu negócio.
Gostou de aprender qual é o futuro do mercado imobiliário? Então, clique aqui e confira como a transformação digital influencia as suas vendas!
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