Transformação digital: como ela influencia suas vendas
Kenlo
Conteúdo criado por humano
16 abr, 21 | Leitura: 10min
Atualizado em: 22/05/2023
Kenlo
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16 abr, 21 | Leitura: 10min
Atualizado em: 22/05/2023
Mobilidade, Internet das Coisas, experiência de consumo, instantaneidade, pós-venda, responsividade: até pouco tempo atrás, esses conceitos eram tratados como completas novidades ou meras promessas. Hoje, porém, a transformação digital já está presente em praticamente todos os segmentos de mercado, impactando profundamente tanto as relações pessoais como as profissionais.
Especificamente a transformação digital em imobiliária possui mudanças significativas. Seja por meio de aplicativos que facilitam o contato com clientes, técnicas de apresentação e exposição dos imóveis, seja por processos que levam ao fechamento da venda, há uma verdadeira revolução em curso. Por isso, não tem jeito: é preciso se adaptar para não comprometer o negócio e perder relevância no mercado.
Neste post, vamos falar sobre os principais pontos dessa nova realidade e dar dicas de como fazer para acompanhá-la de perto. Pronto para se atualizar? Então, confira!
O conceito de transformação digital pode ser definido como um fenômeno que incorpora o uso das tecnologias disponíveis, mudando a maneira pela qual as pessoas vivem e trazendo soluções inovadoras, mesmo para problemas tradicionais. Trata-se de um processo contínuo, que integra a tecnologia ao nosso cotidiano, muitas vezes sem que a gente perceba.
Para as empresas, sobretudo as sediadas no mercado imobiliário, a transformação digital pode ser percebida em muitos aspectos, como no uso de aplicativos móveis, na realização de transações pelo ambiente virtual, na inclusão de imagens de alta definição, na comunicação em tempo real e, principalmente, no uso dos eficientes softwares de gestão.
Você já sabe qual o conceito de transformação digital e deve estar curioso para entender de que maneira essas mudanças podem beneficiar a sua empresa. Por isso, vamos separar algumas das maiores vantagens que a transformação digital pode proporcionar para a sua imobiliária. Acompanhe!
Um dos grandes benefícios da transformação digital em imobiliária é que, por meio dela, você consegue clientes mais satisfeitos. Ao modernizar seus processos e ações internas, você ganha em eficiência e isso é percebido pelo seu público-alvo, que terá as suas demandas e necessidades melhor atendidas e em muito menos tempo.
Com um sistema de gestão de boa qualidade, por exemplo, você ganha a prerrogativa de mapear a jornada de compra dos seus clientes, analisando desde os primeiros contatos até a finalização da transação, seja de venda, seja de locação. Os dados obtidos permitem desenvolver estratégias de marketing personalizadas e um relacionamento mais proveitoso.
Outro benefício da transformação digital é a redução de custos e isso pode ser percebido de diversas maneiras. Com maior controle dos processos internos, por exemplo, você reduz drasticamente as chances de erros e o retrabalho, o que contribui para que você não acabe com prejuízos evitáveis e inesperados.
Além disso, com a tecnologia, você consegue aumentar a produtividade da sua equipe e até mesmo alocar recursos em outras áreas estratégicas, como estrutura, marketing ou mesmo captação de propriedades. Seus projetos e serviços se tornam mais efetivos e a gestão pode localizar as falhas que precisam ser corrigidas.
Não dá para falar dos grandes benefícios da transformação digital em imobiliária sem citar que ela proporciona menos burocracia. Isso é perceptível em diversos níveis, sobretudo em um setor como o mercado imobiliário, que demandava muito tempo perdido com papeladas, visitações, prospecção, elaboração de contratos, e assim por diante.
Com as tecnologias modernas, é possível que a pessoa conheça um imóvel nos mínimos detalhes, com fotografias em alta definição e vídeos em 360 graus. Os aplicativos de comunicação e chats facilitam o contato com o cliente e até o envio de documentos ficou mais simples, podendo ser feito pelo smartphone, em tempo real.
Agora que você já conheceu melhor o conceito de transformação digital e alguns dos seus principais benefícios, vamos dar algumas dicas para que você possa implementar, com maior sucesso, os recursos de tecnologia disponíveis na sua imobiliária. Confira, a seguir, como fazer isso!
Foco no cliente
Não é preciso ir muito longe para entender os impactos da transformação digital no mercado imobiliário. Há apenas 10 anos, quem diria que um apartamento poderia ser comprado basicamente por meio de um aplicativo? Tudo bem que uma negociação tão complexa como essa sempre demanda tempo e investimento pessoal do corretor, mas a verdade é que os clientes de hoje estão mudados.
Os consumidores modernos estão constantemente conectados e, por isso, são muito bem-informados. Eles usam aplicativos para trabalhar e se relacionar, pois assim economizam tempo e conseguem realizar mais tarefas ao longo do dia. Isso sem contar que sempre exigem respostas rápidas, demonstrando falta de paciência para qualquer tipo de demora ou de imprecisão no repasse das informações.
Para fazer frente a esse contexto, o corretor deve contra-atacar com as mesmas armas: agilidade, flexibilidade de atendimento e qualidade na comunicação com os clientes. Contudo, para acertar no alvo, você deve saber quais são as tendências que a transformação digital em imobiliária impõe ao mercado atualmente. Continue lendo e descubra!
Adaptação à mobilidade
Tablets e smartphones não só vieram para ficar como são cada vez mais usados. Por isso, é muito importante que os imóveis para locação e venda possam ser acessados por meio de qualquer tela, sempre com qualidade, de maneira fácil e intuitiva. Tenha em mente que uma boa parcela dos acessos em sites de imobiliárias já é feita via smartphone. Assim, quem não estiver preparado para essa mudança, certamente ficará para trás.
Ajuda dos anúncios
Com a captação de leads se tornando cada vez mais necessária, os anúncios online devem trabalhar a seu favor. Afinal, a maioria das pessoas que busca um imóvel novo começa a pesquisa justamente pela internet!
Além do mais, com as ferramentas certas de marketing digital, é possível saber o destino de cada centavo investido em propaganda de forma precisa e confiável, bem como identificar nichos de mercado e saber, em tempo real, quais compradores estão interessados em suas ofertas.
Investimento em geolocalização
Seja por meio da busca por softwares ou de simples pesquisas feitas no Google, os anúncios com geolocalização são excelentes diferenciais competitivos. Pense bem: podendo conferir o endereço no mapa, o cliente fica bem mais confiante e disposto a conhecer o imóvel.
Por outro lado, é importante caprichar no atendimento e nos serviços exclusivos oferecidos, uma vez que a geolocalização facilita o trabalho da concorrência. Afinal de contas, ao menos em tese, qualquer outra imobiliária poderia captar o imóvel. Uma boa maneira de driblar esse obstáculo é firmar contratos de exclusividade.
Aplicativos e redes sociais
Hangouts, WhatsApp, Instagram, Messenger, Skype e muito mais: as opções são tantas que seria perda de tempo tentar enumerá-las. O importante é o corretor compreender que não pode mais restringir suas ações ao telefone e às conversas presenciais. Pode acreditar: uma mensagem com o conteúdo certo, escrita de forma objetiva e profissional, pode gerar muito mais resultados.
Lembre-se de que, por mais que as pessoas estejam conectadas o tempo todo, isso não significa que estejam disponíveis para atender o telefone ou mesmo para agendar uma visita. Na verdade, os aplicativos são a própria essência da transformação digital em imobiliária, funcionando praticamente como extensões de nossos corpos e nos ajudando a estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Agora você já sabe que o mínimo que seus clientes esperam de você é agilidade, flexibilidade de atendimento e qualidade na comunicação, aproveite para conhecer o inGaia Imob, nosso software imobiliário que, além de conceder todas essas vantagens, ajuda a economizar tempo para realizar mais tarefas ao longo do dia.
E, então? Preparado para aderir à revolução e melhorar as suas vendas? Dê uma olhada nas apostas do setor imobiliário e aprenda agora mesmo sobre Big Data e computação na nuvem!
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