Como otimizar a sua comunicação com o cliente durante a pandemia?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
01 abr, 21 | Leitura: 8min
Atualizado em: 03/05/2022
Kenlo
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01 abr, 21 | Leitura: 8min
Atualizado em: 03/05/2022
Para driblar os impactos do isolamento social devido à pandemia do coronavírus, muitos profissionais precisaram se adaptar às mudanças desse novo cenário, especialmente no que se diz respeito às formas de comunicação com o cliente. Com os corretores de imóveis não poderia ser diferente, visto que essa profissão exige o contato constante com o público.
Embora o mundo já esteja passando por um processo de transformação digital há certo tempo, muitas pessoas ainda têm dificuldades para lidar com a tecnologia. No entanto, atualizar os conhecimentos é um pré-requisito para permanecer no mercado, especialmente pelo fato de que os recursos tecnológicos de comunicação usados na pandemia tendem a permanecer, mesmo quando tudo voltar ao normal.
Se você, corretor de imóveis, busca por novas formas de trabalho, e deseja estabelecer uma boa comunicação com os clientes, continue a leitura deste conteúdo para conferir as dicas especiais que preparamos!
O nível de qualidade do atendimento ao cliente de uma empresa — não importa qual seja o setor em que ela atua no mercado — é um dos aspectos que mais devem ser priorizados, pois a primeira impressão é definitiva sobre a imagem que aquela pessoa terá sobre a marca. E a boa comunicação é a base de um atendimento de qualidade.
Empresas que se mostram receptivas e dispostas a sanar as dúvidas e a resolver problemas têm muito mais chances de fechar negócio. Sem mencionar as possibilidades de aumentar a taxa de fidelização. Lembrando que a boa comunicação com o cliente deve ser mantida em todos os canais de contato da empresa, e não apenas pessoalmente.
Agora que você já sabe sobre a importância de uma boa comunicação com o cliente, mostraremos algumas práticas para melhorar os seus contatos com o público durante e após a pandemia.
Na era da informação digitalizada, é fundamental que o corretor esteja por dentro das tendências tecnológicas e saiba utilizar aplicativos, recursos e todo o tipo de ferramenta ligada à inovação, pois os processos estão mudando e quem não se adaptar poderá ficar para trás.
No contexto da comunicação com o cliente, há uma infinidade de plataformas que podem ser usadas para trocar mensagens e fornecer todo o atendimento necessário ao cliente, tais como:
Seja para estabelecer uma boa comunicação com o cliente, seja para manter o nível de competitividade, pense que se você nunca migrar para o ambiente virtual, certamente os seus concorrentes o farão. Cada ano que passa, novos profissionais entram no mercado e se preparam para atender às novas demandas.
Conhecer bem o seu cliente é uma das melhores maneiras de saber se comunicar com ele. Afinal, é com base em seu perfil que você poderá acertar o tom, a linguagem, os argumentos e até mesmo oferecer oportunidades de negócio que tenham mais a ver com as suas preferências e necessidades.
Em tempos de crise, você deve valorizar cada cliente que estiver em sua carteira e conhecê-lo pode fazer toda a diferença em um momento decisivo para concretizar uma venda ou um aluguel de imóveis.
Um bom corretor de imóveis deve ser proativo e deve estar sempre pronto para responder às dúvidas de seus clientes com agilidade e consistência. Esse profissional deve dominar os conhecimentos sobre o mercado imobiliário, pois isso ajuda a transmitir confiança ao público, o que impacta diretamente na quantidade negócios fechados.
Uma boa comunicação com o cliente depende, em grande parte, do esforço que parte do corretor. Na posição de alguém que está vendendo uma solução, a atitude deve sempre partir de você. Mas cuidado para não ser inconveniente ou parecer desesperado, pois o efeito pode ser contrário ao desejado.
Se você já teve a experiência de entrar em um estabelecimento comercial e notar que o vendedor estava “empurrando” qualquer produto para cima de você apenas para ganhar comissão, você já deve saber como é desagradável estar nesse lado da situação.
Como todo profissional que atua com vendas, o corretor precisa ser cuidadoso para não demonstrar uma ambição negativa pelo ponto de vista do cliente. Manter a transparência durante todas as etapas de uma transação imobiliária é uma das melhores maneiras de conquistar a confiança do público.
Por fim, um dos pontos mais importantes para um atendimento de qualidade é evitar as falhas de comunicação, isto é, desentendimentos, desencontros de informações e qualquer comportamento que gere falta de clareza durante os contatos entre o corretor e os seus clientes.
Para evitar falhas de comunicação, é preciso alinhar as expectativas e utilizar canais de contato que o cliente domine. O que queremos dizer é que se o público utiliza o WhatsApp para trocar mensagens, o ideal é que você se adapte a ele, e não o contrário.
Além disso, aprenda a desenvolver os seus argumentos e a organizar as suas ideias, pois quanto melhor você se expressar, menores as chances de que o cliente não entenda as informações que foram fornecidas. Lembre-se de que a comunicação é uma troca igualitária entre um emissor e um receptor de uma mensagem.
Para concluir, vale destacar que a base de uma boa comunicação com o cliente é a transparência, isto é, o hábito de manter um diálogo aberto com o público. O consumidor tende a confiar mais em corretores imobiliários que dizem a verdade e que se disponibilizam a ajudar com tudo o que for preciso durante as etapas de uma transação de compra ou aluguel de um imóvel.
Este artigo sobre como otimizar a comunicação com o cliente foi útil para você? Então, com certeza você também vai se interessar pelo nosso conteúdo sobre como oferecer um atendimento imobiliário personalizado para driblar a crise!
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