Conquistando o futuro: como transformar sua imobiliária para prosperar na era digital

Atualizado em 10/06/2023 as 10:00
Tempo de leitura: 13min aprox.

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A sociedade vem sendo constantemente impactada pelos novos recursos que a tecnologia oferece. Com isso, podemos perceber que boa parte das pessoas usa a internet como ferramenta para pesquisar e até mesmo fazer compras. Pensando nisso, preparamos este artigo completo para montar a imobiliária digital e ser bem-sucedido nessa empreitada.

O fato é que, em segmentos como o mercado de imóveis, marcar presença digital amplia consideravelmente as possibilidades da sua empresa. Ela ganha mais autoridade e consegue aumentar a conversão, sem que seja necessário alocar muitos recursos financeiros para isso. Continue lendo o conteúdo e aprenda muito mais sobre esse assunto!

Por que pensar na transformação digital?

Podemos entender a transformação digital como um fenômeno pelo qual a sociedade e as pessoas vão incorporando, muitas vezes, de forma quase inconsciente, novas tecnologias e recursos modernos em suas rotinas. O intuito é dar soluções a problemas ou questões corriqueiras, seja na vida pessoal, seja no ambiente profissional.

Não é difícil perceber que isso traz impactos nos mais diversos segmentos, como economia, cultura, hábitos, preferências e muito mais. Para empresas, isso pode demandar uma mudança de foco e realinhamento de estratégias, de maneira que seja mais simples estar em consonância com essas necessidade e expectativas do público.

Quando pensamos de maneira mais específica, como no setor de imóveis, fica mais fácil exemplificar. Recentemente, ficou muito mais corriqueiro vermos pequenas imobiliárias na web ou mesmo corretores autônomos, disputando espaço com as grandes instituições com o uso inteligente de plataformas e ferramentas no ambiente virtual.

O fato é que profissionais mais antigos e organizações constituídas antes do surgimento da rede mundial de computadores podem enfrentar um tremendo desafio, especialmente, se considerarmos que diversas das regras que orientavam a execução das ações internas e o próprio progresso do negócio na era pré-digital não se aplicam mais.

Felizmente, a boa notícia é que, com um pouco de força de vontade e adotando as atitudes e táticas mais certeiras, é possível mudar esse cenário. Para isso, transformar essas instituições em imobiliárias digitais, com as mais adequadas possibilidades de praticidade para os clientes, e não apenas com uma presença superficial.

O que é imobiliária digital?

Agora que você já entendeu alguns dos motivos que devem fazer com que você não menospreze o poder da transformação que a tecnologia pode proporcionar para pessoas, profissionais e empresas do setor de imóveis, chegou a hora de explicarmos melhor qual é o conceito e como funciona, em linhas gerais, uma imobiliária digital.

Antigamente, no mercado imobiliário, as imobiliárias funcionavam de uma maneira bastante uniforme, independentemente da sua cidade e do seu status no segmento. Era preciso ir até lá, colocar seu imóvel para locação ou, para locatários, conhecer a carteira de propriedades, fazer visitações, conhecer o local, preparar a documentação, ir ao cartório, e assim por diante. 

O fato é que, como a sociedade mudou, a imobiliária digital veio atender a essas novas demandas. Elas são aquelas nas quais uma boa parte ou, até mesmo, todos os processos de vendas, compras ou aluguel podem ocorrer no meio virtual. Atualmente, essa é uma realidade que ocorre em muitas das grandes cidades do Brasil.

Há uma plataforma e/ou um site imobiliário específico para isso, por meio do qual o internauta pode encontrar as informações de que precisa e dar início a todos os trâmites via web. Ele pode escolher a unidade que mais lhe agrada, fazer toda a negociação, concluir a transação e, até mesmo, firmar o contrato, com a utilização de assinaturas digitais.

É por isso tudo que esse é um negócio que não para de crescer, e a tendência para os próximos anos é de aumento. Isso ocorre, especialmente, por conta da praticidade proposta e pela necessidade de distanciamento social, que pode surgir ordinariamente por conta dos efeitos da pandemia. Esse momento histórico fez com que carregássemos novos hábitos em relação a inovações tecnológicas. O mundo digital colabora em muitos sentidos devido a sua praticidade.

Como iniciou a imobiliária digital?

Podemos dizer que a imobiliária digital nasceu a partir de uma necessidade dos clientes atuais em fazer trâmites com mais praticidade e sem a necessidade de grandes perdas de tempo. Como o mercado de imóveis e as próprias negociações tendem a ser bastante burocráticas, a substituição por processos que podem ser feitos virtualmente foi natural e muito bem aceita.

Ir muitas vezes até a imobiliária ou ficar horas na fila do cartório passam a ser, definitivamente, coisa do passado. Consequentemente, os trâmites, em sua maioria ou, até mesmo, na totalidade, passam a ser feitos pela internet. Tudo agora é efetuado na plataforma da imobiliária, com garantia, segurança e total facilidade para vendedores, compradores, locadores e locatários.

Vale lembrar, também, que até a captação de potenciais clientes, a prospecção de novas unidades e a divulgação de oportunidades também são baseadas na web. Elas são feitas a partir de operações de compartilhamento, automatização e mesmo de inteligência artificial, sendo essas características, parte do que torna uma imobiliária, efetivamente, digital.

Uma observação importante é que praticamente tudo na internet é mensurável e observável. Em outras palavras, isso quer dizer que imobiliárias baseadas na grande rede podem obter as informações disponibilizadas pelos visitantes do site ou redes sociais e usá-las, com a devida autorização, para indicar as alternativas que mais se encaixam no seu perfil.

Quais as vantagens da imobiliária digital?

Agora que você já descobriu algumas razões para pensar na transformação digital e entendeu melhor como funciona e qual o conceito de uma imobiliária que funciona baseada nessa nova realidade, vamos ressaltar algumas das vantagens que você e sua imobiliária podem experimentar ao adotar tal modelo. Acompanhe:

Mais interação com os clientes

Uma das grandes vantagens da imobiliária digital é que ela permite uma maior interação com os clientes. Isso se dá por uma característica peculiar da internet, visto que todas as plataformas funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana. Isso quer dizer que todos os serviços e informações estarão disponibilizados de forma permanente.

Permanecer online, portanto, é crucial para as negociações de imóveis, especialmente, se você deseja ampliar sua participação no ambiente virtual. Dessa forma, muitas empresas estão apostando na inteligência artificial por meio de bots, que fornecem respostas automáticas, programadas em sintonia com sua missão, valores e objetivos.

Soluções totalmente online

Oferecer soluções completamente digitais também é uma das maiores vantagens da imobiliária digital. Como dissemos, as novas necessidades e expectativas da sociedade incluem celeridade na resolução de problemas e o máximo de desburocratização dos trâmites de compra, venda ou locação de propriedades.

Sendo assim, o seu site ou plataforma precisa oferecer o máximo de possibilidades, dentro daquilo que o cliente demanda. Enquanto alguns farão questão de uma visita presencial, por exemplo, outros tendem a preferir imagens e vídeos de alta qualidade. No entanto, é essencial que você dê a chance de fazer tudo via web, desde a proposta até o contrato final.

Gerenciamento fácil de locações

Você pode estar pensando que as vantagens de uma imobiliária digital se dão apenas pela facilidade de fazer tudo via web. Mas o fato é que, ao adotar soluções modernas de tecnologia, você pode aprimorar o funcionamento da empresa como um todo e tornar os processos internos bem mais efetivos e seguros.

Com uma boa ferramenta, como um sistema de gestão ou um CRM, o gerenciamento das suas locações, por exemplo, ficará muito mais simples. Dependendo do sistema escolhido, é possível fazer lembretes, relatórios, aviso de prazos, calendário de reservas automáticas e muito mais. Tudo isso, totalmente integrado ao seu site oficial.

Fortalecimento da marca no mercado

Você também deve saber que um dos maiores benefícios da imobiliária digital, especialmente, em um segmento tão competitivo quanto o setor de imóveis, é o fortalecimento da sua marca no mercado. Por isso, ao utilizar a internet como meio, você gera um diferencial que pode atrair, conquistar e fidelizar ainda mais clientes.

Esse tipo de estratégia mostra que a sua empresa está alinhada com as necessidades da sociedade e se atualiza para oferecer o melhor atendimento para o seu público. Além disso, a velocidade aumenta e a burocracia diminui, tornando a intermediação das negociações entre proprietários e inquilinos muito mais atraente.

Como a Kenlo pode ajudar?

Como você pôde conferir até aqui, a tecnologia tem um papel imprescindível quando o assunto é suprir necessidades, otimizar processos e melhorar a produtividade da imobiliária, não é verdade? Pois bem, a Kenlo é uma empresa especializada em soluções inovadoras para o mercado de comercialização de imóveis e conta com um sistema de gestão que pode trazer a transformação digital para dentro de sua empresa.

O Kenlo Imob oferece uma infinidade de recursos voltados para cada necessidade específica do mercado imobiliário, facilitando o trabalho de corretores e gestores, além de melhorar a experiência de clientes e aumentar sua satisfação.

O sistema tem uma interface intuitiva na qual é possível gerenciar a manutenção de imóveis, registrar datas em que foram feitas benfeitorias estruturais, agendar visitas técnicas, entre outras facilidades.

Para concluirmos, vale lembrar que quando a imobiliária adota boas práticas para realizar a manutenção de imóveis alugados, como o uso de uma tecnologia de gestão eficiente, a tendência é que os problemas se tornem cada vez menos recorrentes, além de garantir a satisfação dos locatários e locadores.

Quer conhecer todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Kenlo Imob para otimizar as necessidades de sua gestão imobiliária? Então preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato! Está esperando o que para ter o melhor CRM do Brasil?

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