Seguro imobiliário: coberturas, vantagens e como contratar

Atualizado em 16/01/2024 as 09:00
Tempo de leitura: 20min aprox.

Compartilhe

 

O seguro residencial é uma proteção ao imóvel. Seja contra roubos e furtos, seja contra intempéries e outros imprevistos, ele é importante para manter a integridade do imóvel. Sem contar que, para o corretor e a imobiliária, representa uma oportunidade de agregar valor.

Isso acontece porque o seguro é um produto acessível. Ou seja, o cliente paga um valor baixo para ter uma cobertura de acordo com o que ele deseja, o que oferece um bom custo-benefício. Outro ponto positivo é a diversificação de proteções, já que é possível até cobrir serviços de vazamentos de tubulações e manutenções realizadas no imóvel.

Por todos esses motivos, o aumento no número de contratações dessa modalidade chegou a 6,1%, em 2020, conforme a Confederação Nacional de Seguros. Isso faz com que, no Brasil, mais de 14% das residências contem com essa proteção. Ainda assim, a parcela de imóveis sem essa garantia ainda é significativa.

Para saber justificar a venda do seguro residencial para o seu cliente, é fundamental entender como ele funciona e ter o máximo de informações possíveis. Neste post, vamos explicar mais profundamente esse assunto, a fim de que você possa argumentar e aumentar a chance de fechar esse tipo de negócio. Continue lendo e saiba mais!

Por que é importante contratar um seguro residencial?

O seguro residencial é uma modalidade que protege imóveis nas cidades, no campo e nas praias. Totalmente personalizável, seu principal objetivo é garantir a segurança do patrimônio do proprietário. Assim, caso qualquer problema aconteça, a família está resguardada.

Mais do que trazer tranquilidade, o produto também assegura um suporte financeiro em caso de imprevistos. Portanto, seu cliente deixa de se preocupar com o desembolso de alguma quantia significativa para fazer reparos.

Como pode ter coberturas amplas, esse produto protege o imóvel, as pessoas que moram nele e seus bens de consumo. Ele é especialmente importante no caso do aluguel, já que alguns locatários podem causar danos à propriedade, mesmo com o seguro de fiança locatícia.

De qualquer maneira, o ponto-chave do seguro residencial é a proteção. Segundo o diretor de Seguros Kenlo, Piero Torres, esse produto serve “para a proteção do imóvel frente a uma situação de sinistro. Isso gera uma segurança para o locatário, que tem seu bem resguardado, e para o inquilino que, frente a algum dano, tem a obrigação legal de realizar o reparo”.

Torres ainda destaca que ter esse produto é uma forma de se proteger financeiramente, principalmente, contra eventos de maior magnitude. “Existe, também, o respaldo legal, visto a obrigatoriedade do seguro incêndio em uma relação de locação”, complementa.

Em outras palavras, dentro da contratação do seguro residencial, o proprietário ou o locatário consegue ter acesso a todas as coberturas desejadas, inclusive, aquelas exigidas por lei. Isso traz confiança e seriedade na relação de negócios, tanto entre essas duas figuras quanto delas em relação ao corretor de imóveis e a imobiliária.

Quais são as coberturas?

Ao oferecer o seguro residencial ao seu cliente, é importante destacar que ele é personalizável. Isso significa que as coberturas são variadas e dependem apenas do orçamento disponível e do desejo de quem faz a contratação.

De toda forma, é válido ressaltar quais são os riscos a que os proprietários e os locatários estão expostos, se deixarem de contratar esse produto. Conforme Torres, o principal é a ocorrência de um sinistro que deteriore o bem em seu aspecto financeiro. Nesse caso, se não houver condições de arcar com os custos de conserto, o imóvel tende a se desvalorizar.

Aqui, é importante ressaltar que o seguro não impede a ocorrência de sinistros. Seu foco é solucionar os problemas que surgem de maneira ágil. Por isso, é fundamental dar atenção às coberturas contratadas.

Elas variam de acordo com a seguradora e o tipo de pacote. O básico não tem assistência e apenas abrange:

  • incêndio, explosão e fumaça;
  • queda de raio;
  • queda de aeronaves;
  • vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo.

Por sua vez, o pacote com assistências é aquele que oferece serviços para usar quando necessário. Há complementos às coberturas essenciais que trazem mais praticidade para a rotina de proprietário e inquilino. Por isso, ele conta com todas as proteções do básico, como:

  • danos elétricos;
  • furto de bens com arrombamento e roubo;
  • assistências de chaveiro, desentupimento, eletricista, encanador, mudança e guarda-móveis e vidraceiro.

Torres ressalta que “a escolha do tipo de cobertura é o cliente quem faz”. No entanto, é obrigatório o inquilino contar com o pacote básico, pelo menos, inclusive, por uma obrigatoriedade da legislação. Para entender melhor, veja quais são as coberturas oferecidas no seguro residencial e o que cada uma delas contempla.

Acidentes domésticos

No dia a dia, podem ocorrer acidentes domésticos. Esse termo é bastante amplo e pode incluir:

  • Danos elétricos: são derivados de raios, instabilidades na rede elétrica e problemas na fiação. Todas essas situações levam a perdas em eletrodomésticos e eletrônicos;
  • Negócios em casa: é uma cobertura diferenciada, voltada para quem trabalha na residência. Pode haver atendimento presencial ou não. É indicado para salões de beleza, pequenas franquias e outros tipos de empresas;
  • Quebra de vidros: abrange desde janelas até box de banheiro, cooktop, varandas, espelhos e louças sanitárias. Nesse caso, há indenização de determinado valor, de acordo com o pacote contratado;
  • Vazamento de tubulações: indeniza os danos ocorridos ao imóvel e aos bens que estão dentro dele devido ao escape de água derivada de rompimentos de canos.

As coberturas incluídas, como acidentes domésticos, podem mudar de acordo com a seguradora.

Roubos e furtos

De todos os crimes cometidos em residências, dois dos mais comuns são furtos e roubos. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, houve uma queda de 16% no primeiro semestre daquele ano. Ainda assim, ter o seguro é um recurso importante, principalmente para quem mora em casa.

Isso porque as casas estão mais vulneráveis a invasões, mesmo que diferentes precauções sejam adotadas. Além disso, o proprietário também recebe uma indenização por possíveis danos ocorridos durante o roubo ou o furto. Os valores estão definidos na apólice.

Necessidade de reparos

Para ampliar as coberturas dos seguros para imóveis, são oferecidas as assistências a reparos emergenciais. É o caso de o proprietário ou o inquilino precisar de eletricista, chaveiro, instalações (de prateleiras, olho mágico, varais etc.) ou consertos em eletrodomésticos.

Qualquer uma dessas situações, quando acontecem de forma repentina, requerem um atendimento rápido e atrapalham muito a rotina. Ao contar com essa cobertura, há mais tranquilidade para seu cliente, pois garante um atendimento rápido e, dependendo do caso, a qualquer horário.

Incêndio, explosão e fumaça

Por exigência da legislação, essa é uma cobertura básica. Ou seja, sua contratação é obrigatória. O objetivo é proteger o imóvel de danos gerados por imprevistos que gerem incêndio, explosão e fumaça. Entre as situações contempladas estão:

  • fogo derivado de queda de raio;
  • explosão de botijão de gás ou panela de pressão;
  • queda de aeronave.

Com essa cobertura, todas as consequências estão abrangidas, como danos superficiais ou estruturais, desmoronamento, salvamento, desentulho do local e despesas com combate ao incêndio.

Vendaval, furacão, ciclone, tornado e granizo

Na natureza, tudo pode acontecer. O problema é quando o imóvel está no meio do caminho de uma intempérie — e isso pode ocorrer a qualquer momento. O Brasil, por exemplo, recebe 77,8 milhões de descargas elétricas por ano, o que o torna o país com maior incidência no mundo.

Ao mesmo tempo, a região Sul é um dos principais lugares do mundo para o surgimento de ciclones. Esses são motivos suficientes para contratar o seguro residencial. Caso haja algum imprevisto, o proprietário recebe uma indenização para cobrir danos causados ao imóvel ou aos seus bens.

Perda ou pagamento de aluguel

Nesse caso, os moradores que precisem sair temporariamente devido a algum dano ao imóvel recebem uma indenização. A seguradora paga outro local. Se o proprietário tiver algum inquilino, o valor da locação é assegurado.

A cobertura de perda ou pagamento de aluguel é similar ao seguro de fiança locatícia, mas tem uma diferença crucial: o foco desse último são os casos de inadimplência. Por isso, nem sempre estão contemplados os casos de mudança temporária.

Responsabilidade civil familiar

Com a cobertura de responsabilidade civil familiar, qualquer morador da residência ou até um animal de estimação recebe proteção se causar algum dano a terceiro. Algumas situações contempladas são:

  • o cachorro da família se solta e morde algum vizinho na rua;
  • a criança vai a uma loja e quebra um produto;
  • o imóvel tem um vazamento que impacta a casa ao lado.


Quais os benefícios do seguro residencial?

As próprias características do seguro para residências fazem esse produto ser vantajoso para inquilinos e proprietários. Ele garante o conserto daquilo que é necessário ou uma indenização para cobrir o reparo dos danos.

Para assegurar todos os benefícios, é necessário ter um contrato transparente, que especifique todas as condições e os valores ou percentuais a serem cobertos. Isso ajuda a vender o seguro residencial e mostrar por que ele é válido.

A seguir, mostramos quais benefícios estão assegurados por esse produto.

Preço acessível

O orçamento do seu cliente está apertado? Apresente opções de seguro residencial com valores acessíveis. O pacote básico, por exemplo, pode ser contratado por valores que giram em torno de R$300,00, sendo pagos de forma parcelada.

O preço é bastante acessível e nem chega a representar 1% do valor do imóvel. Inclusive, Torres ressalta que “se paga muito pouco para o valor total do bem que está sendo protegido frente a qualquer uma das coberturas mencionadas”.

Perfil ajustável

Os imóveis têm suas particularidades e as apólices devem considerar essas variações. O perfil ajustável representa exatamente isso: oferecer a possibilidade de o cliente contratar o seguro residencial de acordo com suas condições e necessidades.

Por isso, são ofertados dois tipos de pacotes: um básico e outro completo, que conta com assistências e outras coberturas. Assim, o cliente contrata o que for melhor para ter mais segurança em sua rotina.

Coberturas variadas

As coberturas variadas são tipos de proteção diferentes, de acordo com o evento ocorrido. Esse fator é essencial para que o cliente permaneça protegido em qualquer circunstância.

Rapidez na indenização

Os imprevistos que acontecerem são cobertos pelo seguro e o pagamento ocorre sem grandes burocracias. Esse é um fator relevante para a negociação com o cliente, já que ajuda a fechar o negócio.

Em caso de sinistro, basta comunicar a seguradora e enviar os documentos de comprovação. A partir disso, a indenização é paga conforme determinado em contrato para evitar prejuízos financeiros.

Facilidade de aquisição e cotação

O seguro residencial pode ser cotado de forma online, por meio de uma plataforma especializada. Com a locação por parte do inquilino, você já pode oferecer o produto diretamente ao cliente.

As opções de pacotes são apresentadas na hora e a escolha das coberturas básicas ou completas ocorre nesse momento. Assim, o cliente já saberá quanto custa e a quais proteções terá direito.

Qual o valor médio e como contratar a Kenlo Seguros?

A Kenlo é uma plataforma imobiliária para negociação de produtos. Entre as opções com as quais trabalha estão o seguro residencial e comercial..

Seu início começa com a conclusão do processo de locação. A partir daí, a taxa de seguro é negociada ou incluída, além de ser definido qual modelo será contratado pelo cliente.

“O processo acontece pelo sistema da Kenlo Seguros exatamente na conclusão do input do contrato residencial. Ele dá a opção de contratação do seguro incêndio e dos dois tipos de pacotes oferecidos, sendo um capital segurado 100 vezes o valor do aluguel, com o mínimo de R$150 mil”, comenta Torres.

No caso de residências, o valor do seguro é baseado no aluguel a ser cobrado. O preço médio dos contratos é de R$180,00 por ano, com parcelamento mensal em até 11 vezes.

A contratação ocorre pelo sistema Kenlo Locação. Os pacotes de seguro residencial completo e básico aparecerão com a cotação do valor nesse sistema. É só escolher, confirmar e o processo será finalizado. Assim que iniciar a vigência, o cliente e seu lar fica protegido.

Contratação da plataforma Kenlo Seguros

As imobiliárias podem contar com a Kenlo Seguros para agilizar o processo para o cliente e oferecer uma variedade maior de produtos. Como dito anteriormente, a plataforma está integrada ao Kenlo Locação, o que facilita o seguro ser contratado assim que o processo do aluguel é finalizado.

Para ativar a plataforma, acesse o inGaia Locação, caso já seja cliente. No sistema, haverá um banner da Kenlo Seguros. Clique no botão “Habilitar grátis!”. Na próxima página, preencha seus dados pessoais, como:

  • nome;
  • RG;
  • CPF;
  • e-mail corporativo;
  • telefone.

Em seguida, coloque as informações da imobiliária, como CNPJ, inscrição municipal, endereço completo e alíquota ISS. Preste atenção ao preenchimento dos dados bancários. Eles precisam estar corretos para que a comissão seja paga de forma adequada.

Por último, leia e aceite os termos do serviço. Esse é o documento que define qual será a relação da imobiliária com a seguradora, portanto, é fundamental observá-lo. Ao finalizar o processo, seu cadastro será analisado e você receberá a resposta no prazo de 48 horas.

A partir do momento em que a plataforma é disponibilizada, a imobiliária pode cotar e contratar os seguros residenciais com agilidade. A comissão recebida é de 35% por venda, com o desconto do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Assim, se o valor líquido do contrato do seguro for equivalente a R$200,00, a comissão é de R$70,00. O repasse do valor depende do pagamento do seguro. Desse modo, se for um parcelamento em seis vezes, a imobiliária recebe nessas mesmas condições.

Quais os benefícios da Kenlo Seguros?

Para funcionar de maneira correta, a Kenlo Seguros tem parceiros de qualidade. Todo o processo do sinistro é segurado pela Tokio Marine, uma das principais empresas do segmento de todo o mundo. Ainda há o apoio da corretora própria da inGaia, que garante a segurança da operação.

Essas vantagens são relevantes, mas ainda tem outras. Confira agora quais são elas:

  • comissionamento de 35% do valor da apólice;
  • facilidade na contratação, com a necessidade de realizar poucos cliques;
  • melhoria na experiência do cliente, com disponibilidade de dois pacotes para facilitar a contratação;
  • oferta de assistências para quem deseja contar com uma proteção mais completa;
  • pagamento em boleto único de todas as apólices;
  • repasse da comissão em até cinco dias úteis a partir do pagamento das apólices;
  • atendimento 24 horas;
  • controle financeiro de todas as transações dentro do inGaia Locação.

Além disso, o diretor Torres destaca como vantagens dessa integração com o inGaia Locação:

  • praticidade operacional;
  • sistema integrado;
  • experiência facilitada na utilização da plataforma;
  • custo operacional baixo.

Com todos esses recursos, fica claro que a Kenlo Seguros é a melhor plataforma para a negociação de um seguro residencial. Para o cliente, representa a oportunidade de ter acesso ao produto e a suas assistências de maneira fácil, prática e sem burocracias.

Por outro lado, as imobiliárias se beneficiam com a plataforma pelos mesmos motivos. Afinal, como ela está integrada ao inGaia Locação, você faz as operações praticamente de maneira automática. Assim que um processo é finalizado, o outro começa, sem precisar emitir algum comando.

Desse modo, além de oferecer um serviço completo ao cliente, você agrega valor ao trabalho dos corretores da sua imobiliária. Essa é a chave para fechar contratos cumprindo o que a legislação determina em relação ao seguro residencial e, ainda, monetizar mais.

Então, que tal conhecer melhor a Kenlo Seguros? Já é cliente do Kenlo Locação? Entre em contato com nossos representantes através do e-mail comercial@kenlo.com.br para entender como a plataforma funciona e de que maneira sua imobiliária pode se beneficiar.

Ainda não é cliente? Clique aqui e preencha o formulário para falar com um de nossos consultores e conheça todas as vantagens desse sistema para o seu negócio!

O que achou do nosso conteudo?

Qual solução Kenlo você quer acessar?



Área do Cliente Kenlo