Os maiores desafios de um líder na gestão de negócios
Kenlo
Conteúdo criado por humano
01 fev, 18 | Leitura: 10min
Atualizado em: 01/02/2018
Kenlo
Conteúdo criado por humano
01 fev, 18 | Leitura: 10min
Atualizado em: 01/02/2018
Não há mistério: o sucesso no mundo corporativo depende, principalmente, de uma boa gestão de negócios. E ela está atrelada a um líder verdadeiramente preparado, que demonstre uma série de competências técnicas, administrativas, gerenciais e comportamentais.
Além disso, ainda é preciso contar com uma apurada capacidade de planejamento, poder de decisão, visão estratégica e senso de oportunidade, para lidar da melhor maneira possível com os desafios do dia a dia.
Ao mesmo tempo, é fundamental desenvolver a inteligência emocional, a resiliência, a empatia, a automotivação e o comprometimento. Com esse conjunto de habilidades, o líder consegue conquistar a confiança da sua equipe, bem como motivar e engajar seus liderados.
Mas e os desafios?
Bom, eles também são mais facilmente superados com esse poderoso pacote de características imbatíveis! Então, quer saber exatamente do que estamos falando? Continue lendo e confira quais são os maiores desafios de um líder na gestão de negócios!
O principal diferencial de uma empresa está, justamente, no seu capital humano. Por isso, um dos grandes desafios de um líder está em formar uma equipe de alto desempenho, capaz de atingir as metas, solucionar problemas, otimizar processos, encantar clientes e aumentar as vendas da imobiliária.
Tal desafio abrange estratégias e ações que garantam a gestão de pessoas, que consiste na atração e retenção de talentos, bem como a capacitação dos profissionais, as políticas de remuneração e benefícios.
Também há de se considerar um plano de carreira alinhado às expectativas dos corretores, com oportunidades de aprendizado e ascensão, bem como um clima organizacional produtivo — o que inclui respeito, reconhecimento, valorização e colaboração.
A produtividade é aquele elemento que garante a competitividade de uma empresa. Assim, é essencial criar condições adequadas para que a equipe de vendas atinja uma performance simplesmente excepcional.
Em relação a esse item, é preciso considerar a própria qualificação dos corretores, a aquisição de novas tecnologias que garantam mais agilidade e eficiência nas rotinas diárias e a definição de metas e objetivos, tanto individuais quanto coletivos.
Para tanto, o líder deve estabelecer um planejamento amplo, que contemple investimentos, prazos, responsáveis e respostas esperadas. A partir desse ponto, passa a ser preciso monitorar frequentemente o rendimento do time a fim de corrigir desvios, orientar e direcionar adequadamente os profissionais.
E todo esse processo fica muito mais fácil de ser desenvolvido com um software imobiliário.
O uso adequado de aplicativos de gestão e ferramentas permite que o líder acompanhe o desenvolvimento das atividades sem que o corretor perca a autonomia. Além disso, esses recursos ainda aumentam a produtividade devido à automação de processos.
Em vez de demandar tempo dos corretores para preenchimento manual dos contratos, por exemplo, os sistemas de CRM podem automatizar essas e outras tarefas.
Indicadores financeiros positivos também são um desafio para as imobiliárias. Por isso, é indispensável contar com uma gestão detalhada.
A redução de custos deve ser uma prioridade, por meio da identificação e eliminação de desperdícios, de gastos ocultos e de despesas desnecessárias, além da racionalização dos recursos.
Também, controles efetivos precisam ser implementados, de modo a garantir o acompanhamento exato de todas as entradas e saídas de caixa. E, paralelamente, o faturamento deve seguir uma tendência de crescimento.
Contudo, a verdade é que, no atual cenário econômico do país, esse se torna um desafio ainda maior.
Para vender imóveis na crise, é essencial conhecer o mercado, perceber novos nichos a serem explorados, consolidar a imagem e a reputação da imobiliária, prospectar clientes e apostar em um marketing inteligente, além de negociar valores e condições especiais. Então, seu time de corretores está preparado para tudo isso?
Em qualquer contexto, é primordial tomar decisões assertivas para assegurar a longevidade do negócio. Essas decisões devem estar suportadas por um vasto conhecimento técnico e gerencial, fazendo com que o aprendizado contínuo passe a ser uma necessidade básica.
Por mais que, atualmente, já existam cursos de especialização em gestão do setor imobiliário, um dos maiores desafios de um líder ainda é se manter atualizado.
Nesse sentido, a aposta deve estar na pesquisa, na leitura, na participação em eventos e no networking com outros profissionais do ramo. Só assim será possível assegurar uma gestão eficiente, realmente focada em resultados.
Assim como a atualização, a capacidade de inovação do líder é um desafio no atual cenário, no qual as imobiliárias se tornam cada vez mais competitivas utilizando-se de recursos inéditos, como Big Data, análise de dados, realidade virtual, inteligência artificial e outros.
Assim, para ter a inovação tecnológica a favor da gestão de negócios o líder deve conhecer como essas soluções estão sendo empregadas no setor imobiliário, e quais vantagens competitivas podem ser alcançadas pela empresa com essas tecnologias.
O data mining, por exemplo, permite conhecer melhor o comportamento de compra do consumidor e realizar ofertas de imóveis mais acertadas, com melhores chances de fechamento — o que afeta os processos relacionados com a gestão e sucesso das vendas.
Da mesma forma, o uso de softwares imobiliários possibilita maior produtividade dos corretores, otimização do atendimento ao cliente e conhecimento das métricas de marketing e vendas do negócio, além da identificação de lacunas gerenciais que estejam limitando o faturamento e a fluidez dos processos.
Essa gestão com foco em inovação leva em consideração duas etapas: conhecer as tecnologias disponíveis no mercado e definir quais são as prioridades de acordo com as oportunidades identificadas no negócio.
Se a maior deficiência atual na imobiliária é a gestão de relacionamento com o cliente, por exemplo, adotar um CRM imobiliário é mais prioritário do que a inserção de experiências com realidade virtual. E essa definição é essencial para investimentos mais relevantes em um momento de instabilidade econômica.
Por muito tempo, cada processo adotado em uma imobiliária era realizado em um sistema próprio, o que inviabilizava a integração das soluções e, consequentemente, uma análise mais complexa da gestão. Atualmente, entretanto, o cenário é outro.
Diversas ferramentas já permitem unir os procedimentos de forma a facilitar a operacionalização e gerenciamento deles. Um sistema ERP, por exemplo, permite que uma série de atividades seja realizada no mesmo ambiente. Entre elas, estão:
Essas são apenas algumas das funcionalidades disponíveis nesse tipo de recurso, o que o torna uma alternativa para aumentar a segurança financeira do negócio, mas também reduzir custos relacionados com perdas decorrentes de erros humanos em etapas de desenvolvimento de contratos, atualização, cobranças e outros.
De fato, muitas vezes os colaboradores temem que a automação substitua vagas em vez de a verem como uma oportunidade para aumento da produtividade e do trabalho estratégico. Um líder preparado deve, portanto, reconhecer essas novas ferramentas disponíveis para o setor imobiliário e preparar as equipes para a sua adoção.
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