Estratégia de vendas: como usar Big Data para vender imóveis?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
16 set, 16 | Leitura: 6min
Atualizado em: 19/01/2018
Kenlo
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16 set, 16 | Leitura: 6min
Atualizado em: 19/01/2018
O desenvolvimento de uma boa estratégia de vendas está baseado no conhecimento que o corretor tem do seu mercado-alvo. Assim, quanto mais experiência e informação esse profissional tem, melhores serão as técnicas por ele usadas para chegar ao público certo e, consequentemente, à conversão.
Considerando que, atualmente, a quantidade de dados que circula por aí é simplesmente exorbitante e que as fontes de informação são as mais diversas possíveis, torna-se essencial recorrer à tecnologia para dar conta de capturar, processar e, claro, usar esse conhecimento para aprimorar as estratégias de vendas. E quando se trata de analisar uma grande quantidade de dados, nada melhor que o Big Data.
Quer saber como o Big Data pode efetivamente ajudar? Então acompanhe agora mesmo nosso post!
O termo Big Data é usado para se referir a um conjunto de soluções que promove o monitoramento, a coleta e a análise de dados em grande escala, confrontando diversas fontes de dados (estruturados e não estruturados), a fim de gerar insights que possam ser usados no dia a dia.
Para formar um Big Data, você pode integrar sistemas de gestão imobiliária, automação de marketing, CRM e plataformas web, dentre outras fontes que contribuam para captar os dados mais relevantes para seu negócio. Com esse conjunto de ferramentas, você pode monitorar o mercado, a concorrência, os leads e clientes, construindo um conhecimento aprofundado sobre o segmento. Uma ótima opção para isso é o CRM imobiliário inGaia Imob. Com ele você faz não só a gestão de seus clientes e imóveis com toda a mobilidade possível, como também tem um site customizável e parceria com mais de 30.000 corretores que podem ajudar na sua carreira.
A partir dos insights obtidos, é possível otimizar sua estratégia de vendas e, com isso, alcançar novos patamares na carreira.
O consumidor atual é bastante mutável: seus comportamentos e desejos, bem como suas preferências e dificuldades mudam a todo momento. E o corretor precisa sim acompanhar essas transformações, uma vez que elas influenciam diretamente na jornada do consumidor.
Por sua vez, essa jornada consiste no processo pelo qual um consumidor passa desde a tomada de consciência de uma necessidade até a concretização da solução. No caso do ramo imobiliário, esse processo se dá do momento em que a pessoa identifica a necessidade de compra de um imóvel até o momento em que fecha o contrato.
Entender como esse processo acontece, quais são as variáveis que fazem com que o consumidor vá adiante nas negociações, que tipo de objeções o impedem de prosseguir e como contorná-las é fundamental para a otimização do seu funil de vendas de modo a acelerar os processos e, assim, fechar negócios com mais agilidade.
É isso mesmo que você está pensando: tudo isso (e muito mais) se torna possível com a ajuda do Big Data.
Como comentamos anteriormente, o consumidor muda seus hábitos e comportamentos com frequência, estimulado por novidades do mercado, novas tecnologias, relações interpessoais e assim por diante. Com o uso do Big Data, você pode monitorar essas tendências, desenvolvendo uma estratégia de vendas personalizada para seu público-alvo.
Ao escolher os imóveis que você vai representar nas vendas, por exemplo, é possível investigar características regionais, como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), a qualidade de vida, a presença de escolas, de comércio e de transporte facilitado, melhorando sua capacidade de argumentação junto aos interessados.
A partir das preferências dos seus clientes, é possível determinar em que tipo de empreendimento você deve investir: se casas ou apartamentos para famílias grandes ou pequenas, casais ou pessoas solteiras, dentre outras inúmeras alternativas. Isso melhorará a aderência dos imóveis às necessidades de mercado, otimizando os esforços de vendas e também os recursos de cada empreendimento.
Mas e você, por acaso já usa a análise de dados na sua estratégia de vendas? Ainda não, mas gostaria de implementar esse tipo de solução? Então continue aprendendo conosco ao assinar a nossa newsletter!
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