Por que você não pode ignorar a DRE em sua gestão empresarial

Atualizado em 15/09/2023 as 16:00
Tempo de leitura: 5min aprox.

Compartilhe

Então, você quer escalar o seu negócio para o próximo nível? Excelente. Mas aqui vai um alerta: negligenciar suas demonstrações contábeis, especialmente a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), é como dirigir um carro em alta velocidade com os olhos vendados. Você quer mesmo correr esse risco?

O que é a DRE e por que você deve se importar?

A DRE não é apenas um conjunto de números e termos contábeis. Ela é, na verdade, o mapa da mina para entender seu negócio a fundo. De receitas e custos a despesas e lucros, esse documento revela se sua empresa está numa rota de crescimento ou descendo a ladeira.

Além disso, pense nela como sua credencial de acesso em situações cruciais. Precisa de um financiamento bancário? Sem uma DRE saudável, você está fora. Buscando investidores? Eles vão querer analisar essa demonstração antes de assinar qualquer cheque.

A obrigação e a oportunidade

Sim, você ouviu direito. Segundo a lei 6.404 de 1976, elaborar a DRE é mais que uma recomendação; é um dever legal. Mas vamos além: mesmo se você não está legalmente obrigado pela Receita Federal a apresentar essa demonstração, não negligencie. Esse é o seu painel de controle para uma gestão eficaz.

Estrutura da DRE: o que você precisa saber

Você pode ter diferentes formatos de DRE, mas o esqueleto básico permanece. Aqui está como ela é composta, de forma simples e objetiva:

  • Receita bruta de vendas: O que você ganhou.
  • Deduções das vendas: Impostos e taxas.
  • Receita líquida: O que “sobra” após os impostos.
  • CPV / CMV / CSP: O custo para criar seu produto ou serviço.
  • Resultado bruto: O lucro antes das despesas.
  • Despesas e Receitas Financeiras: Os extras e custos adicionais.
  • Resultado líquido: O lucro ou prejuízo final.

Faça a DRE trabalhar para você

A DRE não é um relatório para ser apenas visto; ele deve ser interpretado e usado estrategicamente. Por exemplo, você nota que suas vendas diminuíram? Talvez seja o momento de injetar mais investimento em marketing. Seus custos de produção estão muito altos? Procure por soluções para reduzir gastos sem sacrificar a qualidade.

Inovando na gestão financeira com Kenlo Locação

Mas espere, tem mais. Conhece o Kenlo Locação? Esta é a ferramenta que você precisa para turbinar a gestão da sua empresa, principalmente se você atua no setor imobiliário. O Kenlo Locação vai além, oferecendo um gerenciamento financeiro completo e ajudando você a reduzir a inadimplência. Ou seja, você otimiza seu tempo e recursos para o que realmente importa.

Kenlo Locação: revolucionando a gestão imobiliária

O Kenlo Locação é mais do que um software; é um ecossistema de soluções que está reformulando o modo como o mercado imobiliário brasileiro opera. Até agora, conectamos mais de 8.000 imobiliárias e 40.000 usuários. Nossa plataforma eficiente gerencia mais de 300.000 contratos e contribui para a realização de um negócio a cada 12 minutos.

Automatização e Eficiência

Imagine eliminar tarefas manuais e tornar a cobrança e o repasse de aluguéis um processo automático. O Kenlo Locação faz exatamente isso, liberando seu tempo e reduzindo a inadimplência.

Foco no Cliente

Nossas soluções são projetadas para atender às necessidades dos clientes. Desde automatização de cobranças a lembretes de pagamento e administração eficiente de contratos, temos tudo para tornar sua vida mais fácil.

Portanto, se você deseja escalar seu negócio e evitar surpresas desagradáveis, o Kenlo Locação é o parceiro que você precisa. Não deixe para depois o que pode ser feito hoje! Elimine os riscos e escale seu negócio!

Se você gostou deste conteúdo e deseja conhecer mais sobre a nossa solução, preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato!


O que achou do nosso conteudo?