logo area util
  • Corretor
  • Tecnologia
  • Marketing
  • Mercado
  • Locação
  • Vendas
  • Materiais
  • Cases
  • Portal Kenlo
  • Categorias
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Mercado
    • Locação
    • Vendas
Entrar

Siga a kenlo

Mercado

Mercado imobiliário brasileiro: é um bom momento para investir?

Kenlo

Kenlo

Conteúdo criado por humano

06 jul, 16 | Leitura: 5min

Atualizado em: 05/02/2020

Compartilhe

O mercado imobiliário brasileiro passou por muitas mudanças nos últimos anos. E depois de um cenário bastante favorável, após a recuperação da crise mundial de 2008, o setor vive atualmente um momento desafiador. Se no começo desta década o crédito facilitado impulsionou a construção civil e a venda de imóveis, a crise brasileira iniciada em meados de 2014, por outro lado, fez o mercado imobiliário desacelerar. Com poucos lançamentos, estoques em alta e menos crédito disponível, os preços dos imóveis caíram significativamente. Diante desse contexto, é mais que natural se perguntar se esse é ou não um bom momento para investir. Quer saber a resposta? Então continue acompanhando nosso post de hoje e veja como você pode se posicionar!

Aproximação (e saída) do fundo do poço

Uma parcela considerável de analistas econômicos concorda que a economia brasileira não está nada longe de chegar ao fundo do poço. Mas calma, porque ainda assim a informação não é tão ruim! Na verdade, essa afirmação pode ser traduzida como um sinal de que a crise está caminhando para o fim. E com a melhora da confiança dos chamados agentes econômicos (como empresas e famílias), a tendência é de que a crise dê lugar a um novo ciclo de crescimento. Por isso, atenção: quem quer lucrar com a expansão dos negócios precisa aproveitar as oportunidades existentes ainda no cenário atual, viu?

Investimento no mercado imobiliário brasileiro

Depois de um ano terrível para a venda de imóveis, em 2015, as perspectivas do mercado imobiliário brasileiro para 2016 apontam indícios de melhorias. Dados do Índice FipeZap apontam para um aumento na intenção de compra de imóveis. Enquanto, no quarto trimestre de 2015, 43% dos entrevistados pretendiam adquirir imóveis nos 3 meses seguintes, no primeiro trimestre de 2016 esse número passou para 46%. Para você ter uma ideia, no terceiro trimestre de 2015 a intenção de compra era de 40%!

Imóveis no horizonte de longo prazo

De toda forma, não restam dúvidas de que as vendas de imóveis estão em patamares muito baixos por aqui. Afinal de contas, o aumento do nível de desemprego, a alta da inflação e o corte de crédito impactaram bastante o mercado imobiliário brasileiro. Justamente pelas incertezas quanto ao futuro é que muitas pessoas precisaram adiar a aquisição de um imóvel. Nesse cenário, o aluguel acabou se tornando a alternativa mais viável para quem preferiu (ou mesmo não pôde) fazer um financiamento de longo prazo.

Assim, com o aumento dos estoques de imóveis novos, a oferta maior que a demanda só poderia resultar na queda dos preços. E além de frearem os lançamentos, as incorporadoras passaram a dar descontos para impulsionar as vendas. Por essas e outras é que o mercado imobiliário brasileiro vive sim um momento mais que favorável para quem pensa em investir em imóveis para poder lucrar com a revenda ou a locação no futuro.

Mas por mais que o contexto esteja vantajoso para quem dispõe de dinheiro para comprar à vista, já que esse nível de preços baixos pode demorar a se repetir, a venda de imóveis para quem deseja adquirir o bem para moradia ainda continua desafiador, pois o financiamento imobiliário também teve queda em 2016.

Na prática, quem pensa em investir no mercado imobiliário brasileiro com o objetivo de lucrar no longo prazo costuma encontrar oportunidades raras em épocas de instabilidade. Nesse sentido, focar em negociações com investidores em imóveis é uma excelente oportunidade para imobiliárias e corretores — afinal, os preços baixos tendem a ser um ótimo argumento de vendas!

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o mercado imobiliário brasileiro se é ou não um bom momento para investir, aproveite para conhecer o inGaia Imob e fique a frente dos seus concorrentes com o melhor CRM do mercado.

Nos conte aqui qual é a sua avaliação sobre o mercado imobiliário brasileiro! Deixe seu comentário e participe da conversa!

Mais lidas

Assinar um contrato de locação normalmente impõe um compromisso mínimo de 30 meses envolvendo inquilino, proprietário e imobiliária. Se...

A emissão da escritura de imóvel não é apenas um procedimento burocrático; é...

Para realizar a venda de um imóvel, sem dúvidas, é preciso estar atento...

Mesmo que invista em anúncios e estude o perfil do cliente para oferecer...

Já sentiu aquela incerteza agonizante sobre quanto cobrar pelo aluguel do seu imóvel?...

Se você é um corretor de imóveis autônomo, entenda isto: a comissão é...

Crescendo no setor imobiliário, a permuta de imóveis é uma alternativa de pagamento...

Na hora de negociar a compra ou venda de um imóvel, o corretor...

Se você tem um imóvel para locação ou mora de aluguel, é provável...

O mercado imobiliário é regido por uma série de legislações específicas que carecem...

Para conseguir sanar as dúvidas dos clientes e esclarecer adequadamente as cláusulas contratuais,...

O mercado imobiliário pode ser bastante lucrativo para quem consegue descobrir a melhor estratégia para captar clientes e fechar...

O setor imobiliário cresceu muito nos últimos tempos. Para o ano de 2021,...

Este artigo explora a importância do título de capitalização como garantia locatícia, oferecendo...

Dos pagers aos smartphones: os corretores de imóveis definitivamente podem contar um pouquinho sobre a história da tecnologia! Afinal,...

É essencial entender como o reajuste de aluguel realmente funciona antes de se...

Como em qualquer contrato que fixa os critérios de uma negociação, o contrato de locação também precisa definir garantias...

Relacionados

7 cidades onde o aluguel comercial cresceu mais em 2024 — e o que isso significa para investidores

Ler matéria completa

Gestão financeira em locação de imóveis: como organizar contratos e maximizar resultados

Ler matéria completa

Gestão de contratos de locação: mais que um software, uma revolução na gestão de contratos

Ler matéria completa

Como a falta de dados impacta vendas e aluguéis no mercado imobiliário brasileiro

Ler matéria completa

Assine nossa newsletter!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

logo kenlo

Qual solução Kenlo você quer acessar?



Área do Cliente Kenlo