logo area util
  • Corretor
  • Tecnologia
  • Marketing
  • Mercado
  • Locação
  • Vendas
  • Materiais
  • Cases
  • Portal Kenlo
  • Categorias
    • Tecnologia
    • Marketing
    • Mercado
    • Locação
    • Vendas
Entrar

Siga a kenlo

Mercado

4 desafios do mercado imobiliário em 2016

Kenlo

Kenlo

Conteúdo criado por humano

24 jun, 16 | Leitura: 5min

Atualizado em: 19/01/2018

Compartilhe

Quando a crise econômica bate à porta, o setor imobiliário geralmente é um dos primeiros a sofrer quedas em vendas e desempenho. E com o cenário de incertezas atual não teria como ser diferente: dificuldades se impõem diariamente aos profissionais do mercado de imóveis. No entanto, o que aprendemos com os negócios mais bem-sucedidos do mundo é que obstáculos sempre oferecem novas oportunidades. É preciso, portanto, saber aproveitá-las! Comece conhecendo agora mesmo os principais desafios do mercado imobiliário em 2016 e aprenda a encará-los da melhor maneira possível:

Redução da oferta de crédito

Com a economia brasileira ainda em crise, é esperado que as altas taxas de juros e de inflação continuem provocando a redução da oferta de crédito ao longo do ano. Como consequência, muitos compradores ainda encontrarão dificuldades para realizar grandes compras e obter financiamentos.

Uma forma de contornar essa situação é oferecer incentivos para a compra à vista e procurar facilitar o acesso do cliente ao crédito. Disponibilizar benefícios e facilidades a quem precisa de crédito aprovado pode aumentar consideravelmente as chances de fechamentos de negócio.

Menor confiança dos clientes

Incertezas provocadas pelo cenário econômico trazem como consequência o medo do comprometimento com investimentos maiores. Assim, a crise pode levar a uma redução da confiança do cliente para concluir grandes compras, naturalmente diminuindo sua predisposição para adquirir certos bens. E aí entram os imóveis. A falta de confiança na economia também diz respeito à instabilidade do mercado de trabalho. Sem saber se terão a renda necessária para honrar as prestações de compras financiadas, muitos acabam adiando o sonho de adquirir um imóvel.

A melhor forma de lidar com isso é mostrar para o cliente como a aquisição ou o aluguel de um imóvel pode ser um bom investimento. Apresente dados sobre a valorização que o bem adquirido teria futuramente e, no caso de um aluguel, procure indicar como uma mudança de localização pode diminuir certos gastos, por exemplo.

Baixo giro de imóveis

A falta de confiança na economia leva, necessariamente, à diminuição das compras. Isso, por sua vez, ocasiona um baixo giro de imóveis. Traduzindo: em 2016, um desafio notório será o aumento do período decorrido entre colocar uma propriedade à venda e efetivamente vendê-la. Quanto mais tempo um imóvel passa no mercado, mais desvalorizado fica e piores se tornam as condições para o proprietário. Além disso, um giro muito baixo também é preocupante para construtoras e incorporadoras, que veem seus lançamentos sem saída ou com altas taxas de devolução.

Se, por um lado, esse contexto parece difícil de contornar, por outro, existe uma boa chance de aproveitar a situação e transformá-la em oportunidade. Oferecer descontos e vantagens são as melhores formas de aumentar o giro de imóveis, garantindo assim o aquecimento do mercado imobiliário.

Falta de inovações

Pode até parecer difícil de acreditar, mas a expectativa é de que, a partir de 2016, o mercado imobiliário se recupere pouco a pouco. O problema surge com profissionais e empresas despreparados para absorver o futuro fluxo de informações, imóveis e propostas.

Sabendo que o período desvantajoso não vai durar para sempre, é indispensável estar a postos para reagir quando o cenário estiver novamente favorável. É o caso de investir em softwares imobiliários como o inGaia Imob, bom atendimento e capacitação, diferenciando-se desde já.

Assim como aconteceu com outros setores, a situação do mercado imobiliário foi diretamente impactada pela crise econômica do Brasil. Mas por mais que haja desafios importantes a se considerar, todos podem ser superados com uma atuação precisa e focada nos interesses e nas necessidades de quem quer comprar, vender ou alugar. Pronto para dar a volta por cima?

E para ficar por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário, assine a nossa newsletter!

Mais lidas

Assinar um contrato de locação normalmente impõe um compromisso mínimo de 30 meses envolvendo inquilino, proprietário e imobiliária. Se...

A emissão da escritura de imóvel não é apenas um procedimento burocrático; é...

Para realizar a venda de um imóvel, sem dúvidas, é preciso estar atento...

Mesmo que invista em anúncios e estude o perfil do cliente para oferecer...

Já sentiu aquela incerteza agonizante sobre quanto cobrar pelo aluguel do seu imóvel?...

Se você é um corretor de imóveis autônomo, entenda isto: a comissão é...

Crescendo no setor imobiliário, a permuta de imóveis é uma alternativa de pagamento...

Na hora de negociar a compra ou venda de um imóvel, o corretor...

Se você tem um imóvel para locação ou mora de aluguel, é provável...

O mercado imobiliário é regido por uma série de legislações específicas que carecem...

Para conseguir sanar as dúvidas dos clientes e esclarecer adequadamente as cláusulas contratuais,...

O mercado imobiliário pode ser bastante lucrativo para quem consegue descobrir a melhor estratégia para captar clientes e fechar...

O setor imobiliário cresceu muito nos últimos tempos. Para o ano de 2021,...

Este artigo explora a importância do título de capitalização como garantia locatícia, oferecendo...

Dos pagers aos smartphones: os corretores de imóveis definitivamente podem contar um pouquinho sobre a história da tecnologia! Afinal,...

É essencial entender como o reajuste de aluguel realmente funciona antes de se...

Como em qualquer contrato que fixa os critérios de uma negociação, o contrato de locação também precisa definir garantias...

Relacionados

7 cidades onde o aluguel comercial cresceu mais em 2024 — e o que isso significa para investidores

Ler matéria completa

Gestão financeira em locação de imóveis: como organizar contratos e maximizar resultados

Ler matéria completa

Gestão de contratos de locação: mais que um software, uma revolução na gestão de contratos

Ler matéria completa

Como a falta de dados impacta vendas e aluguéis no mercado imobiliário brasileiro

Ler matéria completa

Assine nossa newsletter!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos selecionados e novidades sobre o mercado.

logo kenlo

Qual solução Kenlo você quer acessar?



Área do Cliente Kenlo