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Dicas de como melhorar o ambiente de trabalho da sua imobiliária

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Conteúdo criado por humano

07 abr, 22 | Leitura: 10min

Atualizado em: 22/04/2022

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como melhorar o ambiente de trabalho

Você sabe como melhorar o ambiente de trabalho na sua empresa? Sem dúvida, essa pergunta é bastante pertinente, pois as organizações que se preocupam em desenvolver essa questão tendem a contar com funcionários mais engajados — e eles farão o máximo para ajudar no crescimento do seu negócio.

Esse raciocínio é válido para companhias de diferentes portes e segmentos de mercado, inclusive, as imobiliárias. Está interessado em saber mais sobre o assunto?

Neste conteúdo, destacaremos a importância do bom clima organizacional para evitar a perda de colaboradores, forneceremos dicas que auxiliarão a melhorar o ambiente de trabalho na sua imobiliária e informaremos sobre como as ferramentas tecnológicas poderão ajudar nesse processo. Continue com a gente.

Qual a importância do bom clima organizacional?

O desenvolvimento de um bom clima organizacional é fundamental por diferentes razões. Primeiramente, essa prática reduz o turnover, ou seja, reduz a quantidade de colaboradores que saem da empresa dentro de um período.

Um bom clima na organização também evita a perda de bons colaboradores. Perder talentos é sempre ruim e pode ser muito prejudicial para o negócio, uma vez que aquele funcionário poderia estar fazendo diferença na sua área de atuação, resolvendo um problema que ninguém mais da equipe tem conhecimento para resolver ou, ainda, diminuir a qualidade e experiência de clientes que tinham ligação direta com essa pessoa. No caso de uma imobiliária, é possível até perder uma parte dos imóveis ou clientes que eram da carteira do corretor que saiu e confiavam nele.

Além disso, toda vez que um funcionário sai da empresa é preciso pagar as verbas rescisórias, tem a burocracia com documentos, além de, normalmente, a empresa precisar repor o funcionário para que aquela função não fique sem nenhuma responsável.

Por esse motivo, é muito importante se preocupar com essa questão. Um bom ambiente na empresa deixará os empregados mais motivados e, com isso, eles serão mais produtivos e ajudarão a sua imobiliária a se destacar, além de evitar com que busquem outros lugares para trabalhar.

Como melhorar o clima organizacional?

Devido à importância do tema, esse é um dos questionamentos mais frequentes por parte dos gestores de imobiliárias. A boa notícia é que há diferentes estratégias que podem ser desenvolvidas para melhorar o ambiente interno na organização.

Entre elas, estão o fornecimento de bons salários, de treinamentos, incentivo à formação contínua, a flexibilização de horários e o oferecimento de feedbacks. Detalharemos essas questões, logo na sequência do conteúdo.

Pagar bons salários

O primeiro passo para melhorar o clima no ambiente de trabalho é o oferecimento de bons salários. Assim, os funcionários se sentirão valorizados e motivados a entregar cada vez mais resultados para a organização, e ajudar a sua empresa a crescer no mercado.

É bastante válido oferecer salários acima da média do mercado para que você possa atrair os melhores talentos. Além disso, vale muito a pena fornecer benefícios (vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde etc.) para que o salário do empregado renda mais.

Oferecer treinamentos

Os treinamentos também são muito importantes para desenvolver um ambiente com um bom clima organizacional. Por meio dessa prática, os funcionários estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado, e também estarão mais confiantes. Além disso, eles se sentirão importantes e serão mais capazes de ajudar no crescimento da sua imobiliária.

Por esse motivo, vale muito a pena investir em programas de capacitação profissional para que os colaboradores gerem mais valor ao seu empreendimento e melhorem também o atendimento ao cliente, contribuindo para o aumento das vendas na imobiliária.

Incentivar a formação contínua

O incentivo à formação contínua funciona de maneira complementar ao fornecimento de treinamentos e programas de capacitação nas empresas. Agora, você deve estar se perguntando: qual a diferença?

Essa estratégia estimula o desenvolvimento de uma cultura de aprendizado constante, em que as pessoas vão buscar o autodesenvolvimento. Além disso, incentiva que os empregados estejam também preparados para enfrentar os novos desafios do mercado e estejam por dentro das novas tendências do segmento imobiliário. A ideia é incentivar que o funcionário esteja sempre atualizado e busque tanto aprendizados diretamente relacionados com o trabalho, quanto conhecimentos gerais que podem agregar no dia a dia.

Com isso, as pessoas estarão mais capacitadas para ajudar a sua imobiliária, o que contribui para a construção de um ambiente saudável e no qual os funcionários tenham confiança nas atividades desenvolvidas no cotidiano laboral.

Flexibilizar os horários

A flexibilização de horários é uma ação que vai assegurar mais autonomia para cada empregado. Nesse momento, é importante premiar os funcionários mais produtivos e não se importar tanto com um cumprimento rígido de horários.

O que importa, de fato, é que cada pessoa produza aquilo que é esperado para determinado dia. Ao dar mais liberdade para cada empregado escolher os horários, eles sentirão autonomia e poderão trabalhar nos períodos em que se sentem mais produtivos, o que contribui para melhorar o desempenho.

Oferecer feedbacks

O fornecimento de feedbacks é uma das dicas mais importantes sobre como melhorar o ambiente de trabalho. Por meio dessa prática, os empregados saberão exatamente qual é o seu papel e como poderão ajudar o seu negócio a crescer da melhor forma possível.

Além disso, ao fornecer respostas sobre o desempenho, torna-se possível assegurar mais transparência na relação com os funcionários. Aproveite essa oportunidade para dizer como eles podem melhorar na execução das atividades.

Preocupar-se com o bem-estar

Também é muito importante dar atenção à saúde e ao bem-estar dos funcionários. Isso porque eles vão trabalhar melhor e estarão mais dispostos a ajudar o seu negócio.

Nessa área, diversas estratégias podem ser desenvolvidas. Entre elas, estão o fornecimento de ambiente adequado para o trabalho, com cadeiras e mesas ajustáveis, local para descanso e alimentação, plano de saúde, a prática da ginástica laboral etc.

Qual a importância de investir em recursos tecnológicos para melhorar o ambiente de trabalho?

A tecnologia ajuda a otimizar a gestão de processos e de pessoas nas imobiliárias. Desse modo, ao investir em ferramentas tecnológicas, torna-se possível assegurar mais eficiência em diferentes atividades da companhia e motivar os funcionários para que eles atuem em prol do alcance dos objetivos da organização.

Com uma ferramenta que agiliza processos mais operacionais, os colaboradores tendem a ter mais tempo e, com isso, serão mais produtivos. Além disso, conseguem focar em tarefas mais estratégicas, colocando em prática os treinamentos e capacitações feitas.

Todas essas questões, somadas, contribuirão para o crescimento do seu negócio no mercado. Por esse motivo, o investimento em ferramentas tecnológicas é indispensável para as imobiliárias.

Como é possível perceber, o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho é fundamental para empresas dos mais variados portes e setores mercadológicos, incluindo as imobiliárias. Fique atento às dicas que passamos para você, veja o que já aplica hoje no seu negócio, o que pode melhorar e o que pode ser implementado. E não deixe de investir em ferramentas tecnológicas para que seja possível a criação de um clima ainda mais saudável e produtivo. Seguindo essas práticas, as pessoas ficarão engajadas no crescimento do seu negócio.

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