Evite as 6 armadilhas mais comuns da DIMOB

Atualizado em 19/09/2023 as 10:30
Tempo de leitura: 6min aprox.

Compartilhe

Compreendemos que a vida de um corretor é uma jornada repleta de desafios, particularmente quando se trata de regulamentações e tributações. A DIMOB, ou Declaração sobre Atividades Imobiliárias, é uma dessas armadilhas fiscais que você definitivamente não quer cair. Neste post, vamos detalhar as melhores práticas para garantir que você e sua imobiliária estejam em total conformidade com a Receita Federal, evitando os erros mais comuns.

O que é a DIMOB?

Antes de mais nada, vamos entender o que é a DIMOB. Trata-se de uma obrigação fiscal que empresas do setor imobiliário devem cumprir. Criada pela Receita Federal, esta declaração tem a finalidade de monitorar todas as transações relacionadas à compra, venda, e locação de imóveis.

ebook dimob

A importância da conformidade fiscal

Em qualquer estágio da carreira, é crucial entender a gravidade da conformidade fiscal. Erros na DIMOB podem não apenas levar a multas pesadas, mas também prejudicar sua reputação no mercado.

Principais erros na DIMOB e como evitá-los

1. Atraso na entrega

O primeiro erro comum é o atraso na entrega da declaração. A DIMOB deve ser entregue até o último dia útil de fevereiro do ano subsequente ao exercício fiscal. Descumprir esse prazo resultará em multas consideráveis.

2. Informações inexatas ou falsas

Providenciar informações corretas é mais do que uma formalidade; é uma exigência legal. Dados incorretos ou fraudulentos podem acarretar severas penalidades e até mesmo consequências criminais.

3. Omissão de informações

Omitir dados em sua DIMOB é uma rota direta para problemas fiscais. A omissão pode ser considerada uma forma de fraude tributária, resultando em multas substanciais.

4. Ignorar pedidos de esclarecimento da Receita Federal

Ao detectar inconsistências, a Receita Federal irá solicitar esclarecimentos. Ignorar esses pedidos é um atalho para problemas legais. Mantenha sempre um olho em suas comunicações oficiais.

5. Procrastinação

Deixar tudo para a última hora é uma receita para o desastre. Não só você aumenta as chances de cometer erros, como também arrisca perder o prazo de entrega.

6. Processo manual

Em um mundo onde a tecnologia rege, aderir a processos manuais é um risco que você não deve correr. Plataformas de automação são suas aliadas na hora de compilar e enviar a DIMOB.

Tecnologia como aliada

Para aqueles que almejam liderança no segmento residencial, a adoção de tecnologia moderna é imperativa. Softwares de gestão de contratos de locação podem automatizar a criação e o envio da DIMOB, minimizando as possibilidades de erros.

Se você está preocupado com o preenchimento e a entrega da DIMOB, temos uma solução perfeita para você: o Kenlo Locação. Este software de administração de locação foi especialmente desenvolvido para tornar a vida de profissionais imobiliários mais fácil e eficiente.

Por que escolher o Kenlo Locação?

  • Geração Automática da DIMOB: Alimente o sistema com as informações necessárias ao longo do ano, e você conseguirá gerar sua DIMOB com apenas alguns cliques. O melhor? O sistema ainda aponta possíveis erros e exporta o arquivo no formato adequado para o sistema da Receita Federal.
  • Automação de Processos: Não se trata apenas da DIMOB. Com o Kenlo Locação, você pode organizar, gerir e automatizar diversos processos financeiros e administrativos dos contratos de locação.
  • Segurança e Eficiência: O software foi desenhado para garantir segurança e eficiência no dia a dia da sua imobiliária.

Entender a DIMOB é um pilar fundamental para o sucesso e a conformidade no setor imobiliário. Evitar os erros listados acima não é apenas uma medida preventiva, mas uma estratégia que economiza tempo, dinheiro e resguarda a sua reputação.

Manter-se em dia com as obrigações fiscais é crucial para qualquer um que queira se estabelecer como um profissional confiável e competente no mercado imobiliário. Afinal, em um ambiente tão competitivo, cada detalhe pode fazer a diferença!

Gostou deste conteúdo e quer evitar erros “bobos” com a Declaração de Aluguéis? Confira a solução apresentada pelo Kenlo Locação e fique livre da malha fina da Receita Federal! Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrarão em contato!

 


O que achou do nosso conteudo?