Veja por que a visita remota é um diferencial na sua imobiliária!
Sophia Spadão
Conteúdo criado por humano
17 maio, 23 | Leitura: 13min
Atualizado em: 29/08/2024
Sophia Spadão
Conteúdo criado por humano
17 maio, 23 | Leitura: 13min
Atualizado em: 29/08/2024
As formas pelas quais as pessoas se relacionam e fecham negócios vêm evoluindo consideravelmente nos últimos anos, e o que era considerado muito moderno há pouco tempo, já pode ser uma tremenda realidade. Diante desse contexto, compreender que a visita remota é um diferencial na sua imobiliária pode ser muito importante.
Ela oferece a possibilidade de atender às demandas dos clientes, da melhor maneira possível e de modo cômodo, o que aumenta as chances de efetivar uma negociação e eleva a credibilidade da empresa dentro do segmento. Continue lendo o post e aprenda mais sobre o assunto!
As visitas remotas, também chamadas de visitas virtuais ou digitais, nada mais são do que uma forma de apresentar um imóvel para o cliente, usando a internet e possibilitando que ele não precise sair de casa para isso. Por meio desse recurso, é possível ter acesso a uma apresentação completa dos ambientes da propriedade, com uma qualidade muito próxima da presencial.
O mercado de imóveis, assim como todos os outros setores que lidam com o público, precisou se adaptar às novas demandas de distanciamento social, o que acabou reforçando essa tendência, que já marcava presença nas melhores empresas do ramo. No entanto, com o panorama atual, ela passou a ser imprescindível.
O visitante virtual pode experimentar uma sensação bem próxima à de estar passeando dentro da unidade. O melhor de tudo é que isso pode ser realizado a qualquer momento, de acordo com a conveniência e as possibilidades do interessado. Além disso, ele pode fazer novas visitas para tirar dúvidas ou observar melhor, sem ter o trabalho de se dirigir ao local.
Se a visita remota já vinha sendo utilizada com sucesso bem antes da pandemia, ela precisou se lapidar e evoluir ainda mais, de forma a oferecer uma melhor customer experience, ou mais conhecida como experiência do cliente. Embora os interessados pudessem ver os ambientes com riqueza de detalhes e ler as informações, existiam dúvidas que poderiam ficar em aberto.
Por isso, a videoconferência entrou em cena e se tornou um diferencial competitivo no atendimento. Muitas imobiliárias de alto padrão têm usado a ferramenta com sucesso, e os resultados têm sido muito promissores. Com um horário combinado, corretores e clientes acessam a plataforma escolhida, e conversam como se estivessem frente a frente.
Vale ressaltar que existem diversos produtos e serviços que permitem essa conexão e, muitos deles, estão se popularizando em todo o planeta. Basta que o profissional, cliente ou imobiliária indique a solução de sua preferência e prossiga com o atendimento digital, trazendo uma maior agilidade, mesmo estando todos seguros, a distância.
Mesmo depois de chegar até aqui, você ainda não se convenceu de que a visita remota é um diferencial na sua imobiliária? Mais do que um conforto para os clientes, ela também proporciona diversos benefícios para empresa, inclusive, por deixá-la em sintonia com as melhores tendências do mercado. Confira, abaixo, outras vantagens.
Não dá para falar em benefícios da visita remota no mercado imobiliário sem mencionar que ela confere maior praticidade para os profissionais. Todo mundo sabe que a rotina dos corretores é bastante atribulada e eles precisam se programar com antecedência, até para não serem pegos de surpresa por congestionamentos no trânsito ou cancelamentos de clientes.
Ao fazer tudo remotamente, esse risco é praticamente inexistente. A visitação pode ocorrer a qualquer hora do dia por diversas pessoas, e ninguém precisa entrar no carro ou sair de casa. Além disso, ainda há uma questão interessante para a empresa, que é a de exibir a propriedade disponível para mais pessoas, em menor tempo.
Muita gente não pensa muito sobre o assunto, mas a busca por imóvel pode ser bastante trabalhosa e penosa para o cliente. Mesmo que a aquisição ou locação de uma casa ou apartamento deva ser um momento de alegria e realização para as pessoas, isso pode ocorrer nas mais diversas situações e gerar elevados níveis de estresse.
Logicamente, o fato de ter que ficar se deslocando para vários locais e perdendo horas valiosas na visitação não ajuda nesse contexto. Por isso, a visita remota pode ser bastante benéfica, oferecendo mais comodidade para interessado, que pode escolher os horários e meios que forem mais convenientes para a sua realidade.
Como falamos no próprio título do artigo, a visita remota pode ser um tremendo diferencial para a sua imobiliária. Em um momento tão competitivo e complexo como o atual, tal recurso pode proporcionar uma série de oportunidades interessantes, que ajudarão a modernizar a empresa e elevarão a margem de lucro no final do mês.
Ao marcar presença digital, isso tende a ser encarado de forma positiva pelo seu público, uma vez que mostrará que a sua empresa está antenada e em sintonia com as melhores práticas de tecnologia. Em longo prazo, isso resulta em mais credibilidade e em indicações espontâneas para amigos, parentes e colegas de trabalho, por exemplo.
Você parou para pensar que, por meio da visita guiada, uma imobiliária pode aumentar bastante o número de imóveis em sua carteira de propriedades? Isso acontece por uma série de motivos, e um que merece destaque é o fato de que, por promover a modernização da empresa e ganho de credibilidade, mais pessoas confiarão seu patrimônio à imobiliária.
Além disso, existe uma questão de gestão, que é muito mais simplificada. Os corretores poderão apresentar mais unidades em menos tempo, até porque os deslocamentos para os atendimentos se tornarão desnecessários e o consultor poderá responder a um volume maior de consumidores, sem comprometer a qualidade dos seus serviços.
Toda empresa que deseja sobreviver no mercado precisa encontrar maneiras de reduzir os seus custos fixos e gastos operacionais. Afinal, nem sempre os lucros serão elevados, e quem atua de forma mais enxuta tem chances muito maiores de sucesso. Por isso, mais uma vez, a visita remota pode ser um diferencial para a sua imobiliária.
Com tal recurso, não será necessário, por exemplo, contar com uma sede física ampla, para alocar os membros da equipe de vendas ou receber um grande volume de clientes. Aliás, as próprias contas diminuirão, como aluguel, luz e telefone. Vale lembrar, também, que sem deslocamentos, não é preciso pagar gasolina, que vem tendo uma certa alteração de preço ao longo dos meses.
Contar com uma equipe dinâmica de corretores é um dos segredos de imobiliárias de sucesso, mas isso não é uma tarefa simples de ser cumprida. Além do talento natural, da boa formação profissional e da capacitação constante, é preciso oferecer ferramentas para que eles atuem da melhor maneira. A visita remota, definitivamente, é uma delas.
Com o recurso, você não apenas conseguirá minimizar uma série de custos relacionados, como otimizará o tempo perdido em deslocamento e visitações presenciais. Até por eliminar ou, pelo menos, diminuir a jornada diária de ida e volta da sede física da organização, você evita um desgaste emocional desnecessário, que poderia atrapalhar o desempenho.
Agora, vamos mostrar um pouco melhor como funciona uma visita remota. Lembre-se de que é um recurso simples e seguro de fazer com que o cliente possa navegar pelo imóvel, sem precisar sair de casa ou perder algum detalhe. Para isso, entretanto, é preciso combinar um horário, para que corretor e interessado iniciem a videoconferência.
O cliente vai selecionar e indicar as unidades de sua preferência e, quando a chamada for iniciada, o profissional poderá direcionar o visitante pelos cômodos, explicando as características do imóvel em questão e oferecendo dados relevantes sobre preço, condomínio, região, orientação solar e assim por diante.
Em questão de minutos, sem nenhuma complicação, será feita a demonstração com um tour completo pelo local. Além disso, como a internet não fecha, o comprador ou locador em potencial poderá pedir mais detalhes, voltar a observar vídeos e fotos dos imóveis e solucionar qualquer eventual questionamento, mantendo o contato exclusivamente digital.
A implementação da visita por videoconferência na imobiliária não chega a ser uma tarefa complexa nos dias de hoje, mas é preciso ter em mente que os clientes estão cada vez mais exigentes, e esse serviço não pode ser feito de qualquer maneira. Para a videochamada manter a qualidade, por exemplo, é preciso garantir uma boa conexão com a internet.
Além disso, os equipamentos necessários precisam estar em dia, sobretudo, webcam, fones de ouvido, microfones e o computador que sediará o contato. Por isso, sempre faça testes antes de iniciar o atendimento. Não se esqueça, também, de caprichar no ambiente, deixando uma ótima iluminação e cuidando para que ruídos não atrapalhem a conversa.
Não se esqueça de utilizar as ferramentas disponíveis na internet. Hoje em dia, o ChatGPT mostra ser de grande ajuda, principalmente na hora de montar roteiros e falas para ajudar no direcionamento da visita, permitindo um melhor desempenho do encontro virtual.
Agora que você já sabe como fazer a implementação da visita por videoconferência na imobiliária, basta seguir algumas práticas para ter sucesso com essa solução. O corretor deve ter uma boa capacidade de comunicação para que a interação com os clientes seja feita de maneira certeira, prática, educada e profissional.
Além disso, ele precisa dominar todos os dados relativos aos imóveis e até sobre os interessados, de forma a cruzar essas informações e oferecer as melhores opções. Para isso, um bom sistema de gestão é essencial, pois ele centraliza tudo o que é importante e até oferece relatórios, garantindo o bom andamento do fluxo de trabalho.
Agora, você já sabe por que a visita remota é um diferencial na sua imobiliária. Ao proporcionar isso para o seu público, você não apenas garante maior conforto e praticidade aos clientes, como também, eleva o nível de credibilidade do seu negócio no mercado, ficando em perfeita consonância com as melhores práticas adotadas no ramo.
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