Test drive imobiliário: vale a pena adotar essa estratégia?

Kenlo
Conteúdo criado por humano
24 out, 16 | Leitura: 5min
Atualizado em: 02/06/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
24 out, 16 | Leitura: 5min
Atualizado em: 02/06/2020
Nos últimos anos, uma inovadora prática de atração de clientes vem sendo difundida no mercado imobiliário brasileiro. Já explorado ao redor do mundo há mais tempo, o chamado test drive imobiliário consiste em oferecer o usufruto prévio dos imóveis a potenciais compradores. Indo muito além da proposta dos costumeiros apartamentos mobiliados, trata-se de uma ideia promissora em 2 frentes: atingir positivamente os clientes com a experiência e ainda representar uma forte base de campanha de marketing em sua divulgação.
Quer saber mais sobre o test drive imobiliário? Neste post vamos ajudá-lo a descobrir se essa estratégia inovadora vale mesmo a pena. Então confira!
As ações de test drive imobiliário foram inspiradas em práticas habitualmente voltadas para a venda de bens móveis, como carros e peças de vestuário. Seguindo essa tendência, parte de um pacote de ambientes e serviços, do espaço privativo e do condomínio do imóvel, são disponibilizados por um período previamente determinado.
Geralmente, estipula-se o tempo de um dia, uma noite ou um final de semana para que possíveis compradores frequentem cômodos mobiliados e áreas de convívio (academias de ginástica, salões de festas e de jogos, por exemplo), como se já morassem lá. Isso significa que toda a experiência transcorre sem a presença de qualquer corretor.
A possibilidade de imersão total antes da tomada de qualquer decisão parece ser a melhor maneira de garantir uma escolha final realmente acertada, não acha? Seja o público-alvo jovem ou mais maduro, famílias com crianças que não abrem mão de certo conforto, de classe média, alta ou baixa, ter contato com uma amostra do que a rotina na nova residência promete ser tem peso inigualável na decisão de que imóvel comprar.
Além disso, é de se esperar que essa ideia inovadora tenha grande valor e alcance publicitário. Afinal, tanto pela originalidade da iniciativa como pelo teor de ousadia que carrega, a probabilidade de uma campanha de test drive imobiliário se disseminar com certa facilidade é simplesmente enorme.
Unido à utilidade prática, o apelo emocional da vivência deve cobrir as incertezas e consolidar a capacidade de atendimento à demanda. Sendo a compra de um imóvel uma questão tão relacionada aos sonhos e, ao mesmo tempo, às decisões racionais das pessoas, nada pode ser mais favorável.
Naturalmente, riscos existem. Por isso, é preciso tentar prever todas as possibilidades de prejuízos (materiais e legais) para se antecipar na tomada de precauções em relação aos potenciais compradores e demais partes envolvidas.
Taxas e multas podem ser estipuladas para desistência premeditada da compra e ao mau uso das estruturas. Outras medidas incluem desde orientações e acertos preliminares com clientes e administradores do condomínio até a emissão de contratos e a contratação de seguros. Tudo isso é essencial para garantir a segurança jurídica da proposta.
A tendência da estratégia é bastante promissora e, se executada em harmonia com suas ações de marketing, deve ganhar cada vez mais adeptos. Tudo bem que a inovação carrega consigo alguns riscos, mas nada que não possa ser evitado com as medidas certas!
Aproveite para conhecer o inGaia Imob. Mais do que um site para corretor de imóveis, é uma plataforma completa para seu sucesso. Nele você tem a melhor tecnologia em sites imobiliários, acesso aos seus clientes e imóveis pelo aplicativo e parcerias em tempo real com mais de 30.000 corretores!
E então, achou a proposta do test drive imobiliário interessante? Comente aqui e divida suas impressões conosco! E aproveite para assinar a nossa newsletter e se manter atualizado sobre outras novidades do mercado!