Sistema de gestão para imobiliária: como ele afeta a experiência do cliente?

Kenlo

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Conteúdo criado por humano

12 jun, 17 | Leitura: 9min

Atualizado em: 26/02/2021

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Na busca pela otimização das rotinas e atividades cotidianas e melhoria dos controles internos, a implantação e uso de um sistema de gestão imobiliária surge como solução.

Todavia, é preciso ter em mente que ele não impacta apenas nos processos internos da organização, mas também na experiência do cliente. A utilização desse sistema se torna ainda mais vantajosa para quem quer melhorar os resultados de sua imobiliária ou de seu trabalho como corretor autônomo.

Para você ter uma boa ideia de como o uso de uma solução do tipo pode ser extremamente benéfica, separamos a seguir sete vantagens geradas pela implementação dessa tecnologia. Confira!

1. Maior controle da sua carteira de imóveis e de clientes

Uma das principais vantagens de um sistema de gestão imobiliária é o aumento do controle e monitoramento da sua carteira de imóveis e clientes. Graças a esse recurso, você poderá verificar facilmente quem está com os pagamentos do aluguel em dia, quais as faixas de preços mais comuns dos imóveis que possui para negociar, quem está locando qual apartamento, casa, loja etc.

Você poderá até mesmo descobrir dados sobre perfis dos clientes, especialmente sobre qual a parcela de consumidores que lhe é mais rentável e com a qual mais mantém negócios.

Isso é fundamental para planejar e direcionar estratégias comerciais que visem agradá-los e, desse modo, aumentar seus níveis de satisfação. Por exemplo, ao observar os níveis de rendimentos dos indivíduos que costumam alugar residências em seu negócio, você poderá ajustar as faixas dos preços de modo a obter os melhores custos-benefícios para seus imóveis.

2. Aumento na agilidade dos processos

A automatização de processos é um dos pontos altos de um sistema de gestão imobiliária, pois permite que atividades operacionais e repetitivas sejam realizadas de forma rápida, simplificada e sem tanta demora.

Como exemplo, temos os processos de digitalização de:

  • documentos necessários para alugar imóveis;
  • cadastros de compradores e vendedores;
  • interessados;
  • registros legais.

Contas e cálculos financeiros também passam a ser feitos rapidamente, bem como a obtenção de indicadores de desempenho se torna mais simplificada.

Devido a isso, sobrará mais tempo para que você e seus colaboradores se dediquem a atividades e análises que geram maior valor para seus clientes, especialmente as tarefas de pós-venda focadas no aumento do grau de satisfação junto aos negócios realizados.

3. Menor burocracia no momento de fechar o negócio

Um ponto interessante é que, com a adoção de um sistema de gestão imobiliária, você provavelmente reduzirá processos burocráticos demorados e ineficazes, não precisando juntar pilhas de papéis com diversas cópias.

As rotinas de conferências e validações de propostas, por exemplo, poderão ser feitas no meio virtual, agilizando o tempo necessário para aprová-las. Quanto mais rápido esse processo se torna, mais fácil é a garantia da satisfação dos clientes.

4. Integração do sistema de gestão imobiliária com portais e sites

Um diferencial interessante é que um sistema de gestão imobiliária geralmente possui recursos de integração com portais e sites de vendas e locação de imóveis. Devido a isso, o carregamento de dados cadastrais, fotos e outras informações para contas — visando atrair e fechar negócios com internautas — se torna mais simples, fácil e ágil.

Essa integração também é capaz de garantir maior comodidade para as buscas dos potenciais clientes, aumentando as chances de acordos positivos. E o melhor é que existe a possibilidade de centralizar todas essas operações numa interface única, usada cotidianamente.

5. Mais dados concretos a serem apresentados em reuniões

Como mencionado acima, com um sistema de gestão imobiliária é possível obter dados mais concretos para serem apresentados em reuniões com clientes (compradores, vendedores, locadores, locatários etc.) e parceiros.

O uso de indicadores de desempenho também ajuda na administração do seu negócio imobiliário. Isso porque permite descobrir gargalos, pontos fracos e fortes e potencialidades, entre outras características do seu empreendimento que podem ser trabalhadas ou melhor aproveitadas para atrair, reter e aumentar os níveis de satisfação do seu público.

6. Acessibilidade a dados de qualquer local

Um bom sistema de gestão imobiliária geralmente traz recursos de mobilidade e acessibilidade. Isso permite que o corretor possa enviar dados e fazer consultas a informações de imóveis de qualquer parte do mundo, em qualquer horário, bastando que tenha conexão com a internet.

Dessa forma, ele pode realizar vistorias mais detalhadas e carregar fotos de imóveis logo após tirá-las. Também dá para verificar preços e condições de pagamentos em uma reunião com um potencial cliente, garantindo sua satisfação e agilizando o trabalho do profissional.

7. Facilidade no fluxo de informações a serem trocadas entre os envolvidos

Alguns sistemas possuem funcionalidades que facilitam a troca e o fluxo de dados entre os envolvidos em negociações, como corretores, fornecedores (no caso de reformas e construções) e os consumidores e potenciais clientes. Isso agiliza a marcação de reuniões, o aviso de informações simples ou críticas e o envio de mensagens e conteúdos (fotos, contratos, documentos de registros etc.).

Outro ponto importante é que o compartilhamento de situações e dados sobre negociações ajuda os corretores e demais profissionais de imobiliárias a delegarem tarefas, além de poderem receber auxílio dos colegas quando não conseguirem atender um cliente.

Desse modo, qualquer consumidor que entre em contato receberá um atendimento de qualidade, sem precisar correr atrás de determinado profissional — o que impacta em sua satisfação. Isso porque os seus dados ficam disponíveis no sistema a qualquer um que possa manipular e ter acesso a eles, o que geralmente pode ser configurado com antecedência.

O uso de tecnologia facilita o dia a dia de corretores e imobiliárias, além de agregar vantagens organizacionais como aumento do controle gerencial, elevação da qualidade das informações obtidas e maior rapidez nos processos.

Tais pontos são fundamentais para que corretores se tornem bem-sucedidos e as empresas da área possam não só aumentar seus resultados, mas até mesmo definir estratégias para se expandirem.

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