Confira os 3 pilares da inovação tecnológica para o seu negócio!
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 jul, 20 | Leitura: 8min
Atualizado em: 02/09/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 jul, 20 | Leitura: 8min
Atualizado em: 02/09/2020
O mundo evolui rapidamente. A cada dia, são anunciadas novas ferramentas, processos e equipamentos que garantem mais praticidade e qualidade de vida, mudando a rotina das pessoas para melhor.
Nos últimos anos, os grandes pilares dessa evolução tecnológica têm sido esses que vamos explicar abaixo: o machine learning, o big data e a IoT. Tais termos deixaram de ser exclusivos das empresas de tecnologia e se tornaram presentes nas rodas de amigos, nos noticiários e nas redes sociais.
Esses costumam ser assuntos que geram dúvidas, mas que precisam ser compreendidos, para ser colocados em prática no dia a dia dos negócios. Por serem ferramentas importantes para o planejamento, marketing e administração dos mais diversos negócios, devem ser encarados como fundamentais.
Por isso, explicamos agora os impactos da inovação tecnológica em nossa vida e nos negócios, falamos dos três atuais pilares da inovação e também explicamos como o data science é parte da inovação na gestão imobiliária. Confira abaixo e ótima leitura!
Das televisões inteligentes aos carros autônomos, passando pelas lâmpadas de LED, sensores de movimento, smartphones e até mesmo robôs entregadores, a inovação tecnológica está presente em praticamente tudo que nos rodeia e nos impacta diariamente.
Cada novo equipamento, sensor, computador ou sistema é um avanço tecnológico que traz diferentes aplicações, funções e ferramentas, utilizadas para mudar a maneira com que interagimos com o mundo.
As mudanças de hábito, as comodidades oferecidas e mesmo as alterações na maneira de realizar uma tarefa são impactos diretos e indiretos nas inovações tecnológicas, sendo que, nos últimos anos, o processamento de dados, a inteligência artificial e a internet das coisas ganharam maior destaque, como explicamos a seguir.
Conforme destacamos, três áreas tecnológicas têm apresentado grande evolução e representam os pilares da inovação. Isso não significa que outros campos não estejam passando por inovações, mas sim que, muitas vezes, o machine learning, o big data e a IoT estão envolvidos nessa evolução.
Talvez um dos termos mais populares atualmente para aqueles que estão envolvidos com tecnologia, é o chamado aprendizado da máquina, também conhecido pelo termo em inglês machine learning. Essa área tecnológica consiste em métodos de análise de dados que permitem o desenvolvimento de modelos analíticos de forma autônoma.
Trata-se de um ramo da inteligência artificial baseado no conceito de sistemas que aprendem com dados, identificam padrões e tomam decisões com menor intervenção humana, agilizando processos e reduzindo erros.
Esse pilar da inovação tecnológica se vale das novas tecnologias computacionais para reconhecer padrões de forma rápida, eficiente e sem intervenção humana, oferecendo análises e informações sem vieses e altamente confiáveis.
Enquanto o machine learning consiste no aprendizado da inteligência artificial com dados, a IoT (internet das coisas) pode ser entendida como os olhos e ouvidos, através de seus sensores e informações, enquanto o big data é o conjunto dos dados obtidos por eles, cruzados entre si e utilizados para o aprendizado da máquina.
Segundo pilar da inovação tecnológica e fortemente relacionado ao machine learning, o chamado big data consiste na análise e interpretação de grandes volumes de dados variados. Isso é realizado por meio de soluções específicas, que permitem processar um imenso volume de informações não estruturadas com velocidade.
Um dos grandes diferenciais do big data consiste em processar dados que não têm relação entre si e que também não contam com estrutura definida, como dados de comportamento, geolocalização, vídeos, fotos e posts em redes sociais, analisando e detectando padrões que, para uma ferramenta de processamento de dados estruturados, como o Excel, não existem ou não são facilmente visualizáveis.
O aprendizado da máquina está direta e profundamente relacionado às aplicações de big data, já que ele fortalece e acelera os processamentos de dados por meio do aprendizado e também faz com que seja possível processar um grande volume de dados em menos tempo.
Por último, mas não menos importante do que os outros pilares, a IoT (internet of things, na sigla em inglês) é um pilar da inovação tecnológica que vem ganhando espaço tanto em soluções residenciais quanto comerciais, permitindo que casas, empresas e mesmo cidades inteiras estejam conectadas de forma inteligente.
A expressão trata de um cenário em que diversas coisas (que podem ser despertadores, escovas de dente, geladeiras, máquinas de lavar, lâmpadas etc.) estão conectadas a uma rede de internet e se comunicam, oferecendo diversas comodidades e possibilidades.
Por meio da internet das coisas, é possível desenvolver soluções de automação comercial e residencial, gerenciamento de equipamentos, projetos de arquitetura inteligentes, dentre outras opções, que, a cada dia, são ampliadas com novas aplicações e usos.
Um dos termos que se destacam quando falamos de inovações tecnológicas é a chamada data science, a ciência de dados, por meio da qual são analisadas, unificadas e compreendidas as informações geradas pelos pilares que citamos acima.
Essa ciência está diretamente ligada à gestão imobiliária, já que, nesse mercado, o volume de informações é grande e precisa ser analisado de forma inteligente para que seja possível atuar com eficiência e segurança.
Como é possível perceber, a inovação tecnológica tem caráter fundamental no setor imobiliário, especialmente para a gestão imobiliária inteligente. Além de dinamizar as relações entre clientes e empresas, ela também representa vantagem competitiva e oferece inteligência de negócio, elementos importantes para o sucesso empresarial.
Além disso, ao oferecer o cruzamento de dados de diversas fontes, a análise inteligente das informações e a automação de tarefas e processos, o big data, o machine learning e a IoT fazem da ciência de dados parte importante da gestão imobiliária.
O que você achou de entender quais são os 3 pilares da inovação tecnológica para o seu negócio, suas aplicações e diferenças e também o papel do data science na gestão imobiliária? Se você deseja contar com uma solução desenvolvida especialmente para o mercado imobiliário, entre em contato conosco!
O que achou do nosso conteudo?