Conheça como o uso da tecnologia no mercado imobiliário pode ser benéfico

Atualizado em 15/04/2019 as 10:00
Tempo de leitura: 17min aprox.

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De que forma uma atividade tão tradicional quanto à compra, venda e locação de imóveis pode se beneficiar dos avanços da era digital em que vivemos? Por que a consolidação de tecnologias como a internet, as redes sociais, dispositivos móveis e tantas outras estão transformando a forma como as pessoas adquirem suas casas?

Se as respostas para essas questões parecem muito distantes para você, que atua no ramo de imóveis, este guia sobre tecnologia no mercado imobiliário é leitura obrigatória. Com este conteúdo será possível compreender por que a sua atividade está mudando tanto e de forma tão rápida.

Você também vai descobrir o que fazer para não ficar para trás neste ramo cada vez mais concorrido e como manter-se preparado para atender às novas demandas do seu cliente.

Um novo mercado imobiliário

Para dimensionar o impacto da tecnologia no mercado imobiliário é interessante recuperar alguns aspectos conceituais dessa atividade. A compra de um imóvel é uma transação diferenciada que, na maioria dos casos, movimenta somas elevadas em operações um pouco mais complexas.

Para muitos clientes, a aquisição da casa ou apartamento será a maior conquista de toda a vida. Essas características fizeram com que o mercado adotasse uma série de processos próprios e bastante tradicionais.

No clássico ciclo do negócio o corretor recebia os clientes no plantão de vendas, ouvia sua demanda e buscava identificar os imóveis que melhor atendessem aos seus desejos. Seguia-se a etapa de visitas e avaliações nas casas ou apartamentos disponíveis até a decisão do comprador.

Dispondo de uma boa carteira de imóveis, o corretor ou a imobiliária tinham todas as condições para concluir a transação, dependendo principalmente de alguma habilidade de negociação. Não havia necessidade de recursos mais aprimorados.

Virada do mercado

Dois aspectos foram determinantes para a transformação do mercado imobiliário. A redução no volume de negócios ocasionou o aumento no estoque de imóveis à venda. Naturalmente, isso obrigou os profissionais a buscar alternativas para atrair e convencer os clientes a concluírem as aquisições.

O segundo aspecto está ligado ao avanço das tecnologias como um todo, o que posicionou o cliente como o protagonista da operação. Se antes o vendedor tinha maior controle e condução sobre o negócio, agora o cliente assume o papel de condutor.

O comprador de hoje chega à imobiliária mais decidido, com mais certezas do que dúvidas. Atualmente, ninguém sai de casa para adquirir um imóvel sem ter uma ideia bastante clara do que deseja e também do que pode encontrar.

Se antigamente a descrição dos imóveis nos anúncios de jornal eram o máximo de informação que o cliente dispunha antes de se encontrar com o corretor, hoje é possível conhecer em profundidade dezenas de casas ou apartamentos apenas consultando o computador ou o smartphone.

Os portais imobiliários permitem acessar fotos, vídeos, projeções em 3D e uma gama cada vez maior de ferramentas para se selecionar os imóveis. Este protagonismo do cliente, que rapidamente tomou conta do ambiente de negócios, talvez tenha sido assimilado de forma mais lenta no ramo imobiliário, justamente por ele ser tão tradicional.

A tecnologia no mercado imobiliário hoje

Agora, o ramo de imóveis trata de recuperar o espaço perdido e aproveitar ao máximo o que a tecnologia tem a oferecer para aprimorar a experiência do cliente e concretizar negócios com maior agilidade e mais satisfação.

A antiga lógica de realizar dezenas de visitas a diversos imóveis até que se encontre a sonhada casa própria, por exemplo, já não é eficaz. As pessoas não dispõem sequer de tempo para isso. Da mesma forma, o modelo de divulgação de casas e apartamentos por meio de anúncios já não surte efeito.

Atrair e iniciar um processo de venda com o cliente exige uma nova abordagem, novos meios para atraí-lo. Veja alguns exemplos de tecnologias que se tornaram indispensáveis para este contato.

Redes sociais

Os clássicos anúncios de imóveis hoje têm nas redes sociais o seu principal meio de propagação. Os veículos impressos e até mesmo os portais de venda já ficam para trás no quesito efetividade quando comparados com o Instagram, Twitter, TikTok, Facebook e diversas outras redes sociais que estão aparecendo constantemente.

Para boa parte dos clientes, uma imobiliária que não está nas redes sociais simplesmente não está em sua linha de influência.

Realidade virtual

A rotina de visitas, que sempre foi uma marca do processo de venda ou aluguel de imóveis, segue eficiente e indispensável. Porém, agora boa parte dela pode ser realizada sem desperdício de tempo ou sem que se precise enfrentar trânsito.

Código QR

A velha placa de “vende-se”, com os contatos do corretor, já não tem praticamente nenhum apelo se não disponibilizar ao cliente mais dados sobre o imóvel. Um QR Code naquele anúncio, acessível por meio de qualquer smartphone, pode dar acesso a uma grande variedade de informações atrativas sobre aquela oferta.

Atendimento virtual

Quando o cliente chega ao site ou portal de uma imobiliária, a agilidade no primeiro atendimento pode ser o diferencial que o fará prosseguir no processo de negociação. Por outro lado, nem sempre é possível ter um corretor disponível para esclarecer suas primeiras dúvidas.

Uma tecnologia de atendimento virtual, via chatbot, por exemplo, é uma forma de responder aos seus questionamentos básicos e fisgá-lo para garantir que se dê prosseguimento à negociação.

Plataformas responsivas

Atualmente, há uma infinidade de formas e formatos de ser encontrado pelo consumidor. Ele pode procurá-lo quando está em casa, por meio do notebook ou de qualquer lugar, utilizando um smartphone ou um tablet, por exemplo.

Porém, com a mesma facilidade que o cliente pode procurá-lo, ele também pode abrir mão de você à medida que encontrar alguma dificuldade de contatá-lo. Por isso, é essencial que seu site esteja pronto para ajustar-se a plataforma escolhida pelo cliente, aumentando suas possibilidades de negócio.

Vantagens da tecnologia para o mercado de imóveis

As ferramentas acima são apenas alguns exemplos de como é possível aproximar-se dos clientes em um processo de negociação. Mas os benefícios da tecnologia no mercado imobiliário vão muito além dessa perspectiva. Destacamos alguns deles para que você possa dimensionar o impacto no seu dia a dia e nos seus resultados.

Tempo melhor aproveitado

Como você já viu, as tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário permitem abreviar alguns processos que tradicionalmente ocupam grande parte do tempo do corretor. É o caso das visitas aos imóveis, por exemplo.

Porém, há outras vantagens. Softwares de gestão imobiliária podem agilizar todo o relacionamento com cliente, facilitando desde o cadastro dos novos contatos até o pós-vendas. Assim, o profissional dispõe de mais tempo para sua atividade-fim, como a negociação e a captação de novos imóveis, por exemplo.

Autonomia aos clientes

De forma geral, os consumidores estão em busca, cada vez mais, de autonomia. Eles já não dependem tanto de alguém que os oriente sobre o melhor caminho a percorrer em um negócio. Eles desejam acesso às informações necessárias para tomarem essas decisões.

É claro que o conhecimento do profissional do mercado imobiliário sempre será determinante para a definição do melhor negócio. Porém, utilizando de forma inteligente a tecnologia, é possível suprir o desejo de autonomia do cliente e se posicionar como seu suporte para a melhor conclusão possível do seu desejo.

Segurança dos dados

Outro aspecto que ganhou especial relevância com a facilidade de circulação da informação que também caracteriza as novas tecnologias é a segurança dos dados.

Seja no que diz respeito aos seus clientes, seja no que se refere ao seu próprio negócio, a proteção adequada dos dados é extremamente valorizada atualmente. Nesse aspecto, as tecnologias de gestão imobiliária dispõem de ferramentas para assegurar a integridade e o sigilo das informações.

Benefícios para os corretores

Para boa parte dos corretores de imóveis, adotar a tecnologia como rotina de trabalho nos negócios da imobiliária é, ao mesmo tempo, desafiador e transformador. Isso porque, apesar do seu potencial para impulsionar melhores resultados, essa nova realidade representa uma considerável quebra de paradigma.

Quem já tem mais experiência no mercado experimentou uma realidade diferente no que se refere aos processos do setor. Para fechar bons negócios, tudo o que o corretor precisava era de uma agenda de contatos, um telefone e talento para negociar. Com imóveis disponíveis, a rotina de visitar e apresentar casas e apartamentos aos clientes representava sempre boas possibilidades de concretizar negócios.

Esta realidade, como já dissemos, mudou bastante nos últimos anos, a partir de alguns fatores que obrigaram os corretores a repensarem sua forma de atuação: a crise estrutural que afetou os negócios imobiliários e também o surgimento de um novo perfil de consumidor.

Porém, ao se analisar o impacto dessas mudanças para os corretores de imóveis há um terceiro fator a ser considerado. Trata-se da entrada de novos corretores no mercado imobiliário. Em geral, eles são profissionais de outras áreas, alinhados em seus mercados, que enxergaram no ramo de imóveis uma nova oportunidade.

Esse contingente novo no mercado incluía muitos profissionais com uma relação já mais consolidada com os avanços tecnológicos. O que reforçou a necessidade dos profissionais mais antigos de adequarem-se ao novo perfil de cliente e de negócios, qualificando-se para utilizar as novas ferramentas a seu favor.

Soluções para diferentes aplicações

Dentre as ferramentas com maior impacto nos resultados de uma imobiliária, os softwares de gestão são aqueles que abrangem o mais completo mix de processos, capazes de concentrar todas as etapas do negócio.

E a Kenlo oferece um solução específica para cada nicho de mercado. Veja a seguir as principais características de cada uma delas.

Kenlo Imob

Atualmente, é difícil conceber de que forma uma imobiliária pode se manter competitiva no mercado sem a utilização de um software de gestão imobiliária. O grande volume de dados que envolve o gerenciamento do negócio exige uma solução integrada e automatizada para organizar os processos.

O Kenlo Imob permite gerenciar todo o relacionamento com o seu cliente de forma automatizada. Ele permite verificar a origem de cada contato e quais os seus objetivos, indicando, inclusive, quais as melhores ofertas para o seu perfil.

Utilizando o Kenlo Imob a imobiliária passa a atuar baseada no conceito de inteligência de mercado, por meio de um sistema que oferece uma série de funcionalidades que permitem trabalhar de maneira planejada, com foco em resultados.

Além de atuar de maneira integrada com os principais portais imobiliários do país, o sistema auxilia no controle da origem dos leads, facilitando a compreensão quanto ao comportamento do seu cliente.

E o valor que o sistema Kenlo Imob agrega à gestão da imobiliária inclui um site para a empresa, que funciona como uma plataforma de marketing digital, elaborado com foco em estratégias de SEO, garantindo um excelente desempenho nos resultados do Google.

 

Kenlo Locação

Por meio do Kenlo Locação a imobiliária pode automatizar todos os processos do ciclo de aluguel de imóveis. Do gerenciamento dos contratos até o pagamento aos proprietários, passando por toda a gestão financeira e pelos procedimentos de cobrança, tudo pode ser feito com o suporte do sistema.

O Kenlo Locação permite centralizar todas as rotinas do processo de aluguel, exigindo menos disponibilidade de tempo por parte da equipe da imobiliária, melhorando a sua produtividade.

Funcionalidades como a plataforma de boletos, que gera e dispara os documentos automaticamente, previnem problemas corriqueiros em uma imobiliária que mantém processos manuais. Um exemplo é a inadimplência por parte do inquilino que não recebe a cobrança, o que não ocorre com o processo automatizado.

A geração de relatórios completos do fluxo das locações permite aos gestores acompanharem de forma detalhada o andamento dos contratos. O próprio dono do imóvel pode acessar o sistema, acompanhando os principais indicadores que envolvem sua casa ou apartamento locado.

E para que a imobiliária possa explorar ao máximo as funcionalidades do sistema, a Kenlo oferece, além de todo o treinamento básico para seu manuseio, um serviço de suporte realizado por profissionais certificados e capacitados para garantir sua melhor operação.


 

Modernidade x tradição

A tradição sempre foi uma das principais marcas do mercado imobiliário. Por décadas, pouca coisa mudou nos processos de compra, venda e aluguel de imóveis. Essa realidade, porém, não resistiu à transformação pela qual o mundo passa, com a revolução digital e o avanço acelerado das novas tecnologias.

Mesmo que haja certa resistência de quem tem mais experiência no mercado, mudar e adequar-se a essa nova realidade já não é uma opção e sim uma necessidade para quem busca manter-se competitivo.

A boa notícia é que há uma vasta gama de ferramentas e de oportunidades para se reciclar, se atualizar e assim conversar de igual para igual com o cliente de hoje, que já vive inserido na revolução digital.

E a Kenlo é uma empresa que atua com foco na inovação, de forma a auxiliar imobiliárias e corretores a manterem-se sempre um passo à frente no que se refere à tecnologia no mercado imobiliário.

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