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O que é market share e como aplicar esse conceito na imobiliária?

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Conteúdo criado por humano

23 ago, 21 | Leitura: 5min

Atualizado em: 13/01/2022

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o que é market share

Você sabe o que é market share? O entendimento desse conceito é fundamental, pois a sua imobiliária terá a oportunidade de obter mais participação no mercado e, consequentemente, se destacar.

Por esse motivo, é bastante comum que gestores e funcionários do segmento estejam interessados em saber mais sobre esse tema. Afinal, essa questão é muito importante para as empresas do segmento imobiliário.

Neste post, explicaremos o que é o market share, qual a importância desse conceito e como ele pode ser calculado. Confira!

O que é market share?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. O market share faz referência ao grau de participação de uma companhia em determinado nicho de atuação, ou seja, a fração de mercado controlada pelo negócio.

Desse modo, podemos dizer que o market share representa a proporção do número de vendas de uma organização em um tempo específico dentro o seu segmento. É o tamanho da empresa em relação ao mercado na qual ela está inserida.

Qual a importância desse tema?

O conhecimento do conceito de market share é fundamental por diversos motivos. A compreensão da sua participação no mercado e o panorama na qual a sua companhia está inserida são fundamentais para a definição das ações de marketing.

É importante destacar, também, que o market share é uma das principais métricas de competitividade, pois ela demonstra o desempenho do seu negócio em relação aos concorrentes.

Desse modo, podemos dizer que esse indicador será capaz de auxiliar sua imobiliária a medir o valor de mercado. Além disso, verificar se a sua companhia está progredindo ou não no segmento.

Fazer essa análise sem utilizar um indicador é extremamente complicado, pois você não conseguirá fazer comparações e observar se a sua empresa está crescendo em relação aos concorrentes diretos.

Não vale a pena utilizar metodologias intuitivas e sem critério. Isso porque se corre o risco de ter informações sem nenhuma procedência e pouco confiáveis, o que prejudica o planejamento.

Como ele pode ser calculado?

O cálculo do market share é bastante simples. Por esse motivo, vamos a um exemplo prático para facilitar a compreensão do assunto.

Imagine que a sua empresa tenha vendido 5 imóveis em determinado período e que o número total de imóveis vendidos de todo o seu segmento tenha sido de 500 nesse mesmo período. Qual será a sua participação no mercado, nesse caso? Para descobrir o market share, basta fazer o seguinte cálculo:

(5 imóveis vendidos pela empresa / 500 imóveis vendidos pelo mercado) * 100 = 1%

O market share sempre é dado em porcentagem e, no exemplo acima, a participação de mercado é de 1%. Isso significa que a cada 100 imóveis vendidos nesse segmento, um foi comercializado pela sua organização.

Como é possível perceber, o market share é um conceito fundamental para as imobiliárias. Isso porque a métrica demonstra que a empresa está indo no caminho certo e que está se destacando e diferenciando no mercado. Por esse motivo, é muito importante se dedicar ao tema e buscar formas de melhorar o índice no seu empreendimento.

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