Mercado imobiliário: entenda suas mudanças e principais tendências
Kenlo
Conteúdo criado por humano
21 fev, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 19/02/2018
Kenlo
Conteúdo criado por humano
21 fev, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 19/02/2018
Em um cenário econômico delicado, repleto de inconstâncias e uma sociedade moderna que se transforma com os avanços tecnológicos, já era de se esperar que o mercado imobiliário também sofreria impactos diretos e indiretos com tantas mudanças.
O número de pessoas que sonha com a casa própria reduziu exponencialmente nas últimas décadas, no entanto, inúmeras soluções digitais e tendências modernas foram implementadas no segmento de venda de imóveis, tornando as transações mais práticas e menos burocráticas.
No artigo de hoje você entenderá um pouco mais sobre a evolução que o mercado imobiliário sofreu com o decorrer das décadas e quais são as principais tendências para seu futuro. Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!
Hoje em dia estamos tão acostumados com as facilidades que a internet proporciona que nos esquecemos de como algumas tarefas eram realizadas antigamente.
Para se ter uma ideia, nos dias modernos um corretor de imóveis pode realizar diversos atendimentos aos seus clientes sem precisar sair do escritório por meio de aplicativos de troca de mensagens. Entretanto, esse tipo de solução foi implementado no setor imobiliário há pouco tempo.
Por muitos anos a competitividade no mercado imobiliário não podia ser equilibrada entre grandes empresas e profissionais autônomos, já que a autopromoção estava diretamente ligada a quem tinha mais recursos para investir.
Porém, com a chegada de tendências de marketing digital e a popularização do acesso à internet, imobiliárias e corretores autônomos começaram a competir no mesmo nível, pois o âmbito digital é muito mais amplo e democrático.
Não é nenhuma novidade que o mundo está cada vez mais conectado, concorda? Basta dar uma volta na rua para se deparar com pessoas utilizando tablets e smartphones para consumir entretenimento, buscar informações e se comunicar com seus amigos e parentes.
Foi apenas uma questão de tempo até que o mercado imobiliário começasse a ser influenciado por uma tendência tão poderosa. Estamos nos referindo à tecnologia mobile. Hoje em dia, basta ter um dispositivo móvel com acesso à internet para se conectar com o mundo inteiro.
O segmento de venda e locação de imóveis foi altamente beneficiado com essa tendência, pois os aplicativos imobiliários e sites responsivos trouxeram um significativo aumento na demanda de acessos por clientes potenciais, além de otimizarem o processo de visitação de imóveis.
Por exemplo, ao proporcionar um site responsivo (que se adapta às mais variadas telas de dispositivos móveis), a imobiliária pode exibir informações, fotos de seus imóveis e até mesmo informações para contato, caso o cliente tenha interesse em realizar uma visita pessoalmente à propriedade.
Se existe uma tendência em ascensão que vem transformando este mercado são os famosos portais imobiliários. Inúmeras imobiliárias e corretores têm usufruído das vantagens que essas plataformas proporcionam na hora de promover seus imóveis aos compradores em potencial.
Sem dúvidas, garantir a presença em portais de compra, venda e locação de imóveis é uma das melhores formas de se manter atualizado e competitivo no mercado imobiliário nos próximos anos.
Afinal, para muitos usuários, esses portais são a primeira alternativa na hora de procurar por uma casa ou apartamento novo. Portanto, é importante que eles se deparem com as soluções que você tem a oferecer nesse momento.
Após a chegada da internet no ramo de venda de imóveis, tornou-se praticamente inadmissível disponibilizar uma propriedade sem fotos detalhadas e informações, não é verdade? Com base nesse contexto, podemos afirmar que o material de divulgação audiovisual, ou seja, os vídeos, têm conquistado o mesmo grau de relevância.
Para se ter uma noção, o consumidor moderno sabe que pode contar com esse recurso e, quando busca por um imóvel, dá preferência aos que têm vídeos mostrando o interior e o exterior da propriedade de forma detalhada.
Esse tipo de material proporciona uma experiência única e pode, em muitos casos, substituir a visitação pessoal inicial, otimizando o tempo da imobiliária, do corretor e dos próprios clientes.
Agora falando em tendências para o futuro do mercado imobiliário, podemos citar os beacons como uma das grandes inovações que o setor receberá. Tratam-se, basicamente, de sensores de aproximação que se comunicarão por meio da tecnologia bluetooth com os smartphones, transmitindo informações em tempo real.
Pense no caso de um indivíduo que está interessado em comprar um imóvel e, ao passar pelos anúncios expostos em uma imobiliária, o beacon enviará alertas ao seu celular, informando-lhe a respeito de ofertas e oportunidades interessantes. A intenção é proporcionar uma experiência positiva ao cliente, aproximando o público.
Por fim, vale a pena citar uma das maiores inovações de todos os tempos no mercado imobiliário: a realidade virtual. Incorporadoras e construtoras já estão se beneficiando desse recurso para encantar os seus clientes com propriedades que sequer foram construídas. Essa tendência tecnológica promete trazer vantagens tanto para as organizações do setor, como para os seus consumidores.
Por meio de um software capaz de recriar uma residência virtualmente, o cliente é imergido em uma experiência semirreal, podendo transitar pelos cômodos do imóvel com a ajuda de óculos de realidade virtual. A experiência pode ser ainda mais interessante, já que é possível alterar o projeto da moradia ou a decoração do ambiente de acordo com suas preferências.
Dessa forma, as imobiliárias, construtoras e incorporadoras não precisarão marcar e remarcar inúmeras visitas de interessados em seus produtos, gerando uma economia exponencial de tempo e recursos.
A intenção é gerar satisfação aos consumidores. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, concorda? Ou seja, se o cliente ficar satisfeito com o que presenciou diante de seus olhos, se sentirá mais motivado a concretizar a compra do imóvel.
A expectativa é que a realidade virtual se torne ainda mais presente no mercado imobiliário, já que pode ser integrada a outras tecnologias como a mobile, por exemplo.
Aplicativos de realidade virtual estão sendo desenvolvidos para que os clientes possam visitar os imóveis, com o auxílio de óculos VR, sem sequer precisar sair de sua casa. É uma tendência incrível, não acha?
Agora que você já conhece as principais tendências e mudanças que o mercado imobiliário vem passando nos últimos anos, não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog!
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