Inovação no mercado imobiliário: coloque nos objetivos de seu negócio
Kenlo
Conteúdo criado por humano
21 jan, 19 | Leitura: 8min
Atualizado em: 23/04/2020
Kenlo
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21 jan, 19 | Leitura: 8min
Atualizado em: 23/04/2020
Quando ouvimos falar de inovação no mercado imobiliário é comum nos remetermos à ideia das novas técnicas de construção civil, não é verdade? No entanto, hoje falaremos sobre um conceito um pouco mais abrangente.
Considerando que inovação é sinônimo de renovação ou de novidade, no segmento de corretagem de imóveis o termo está diretamente relacionado ao perfil de consumo dos clientes. Em outras palavras, o cliente deve ser o parâmetro para que a imobiliária busque implementar novas tecnologias, recursos e ferramentas em sua gestão.
Dado esse contexto, mostraremos neste artigo como funciona a inovação no mercado imobiliário, como ela pode ajudar o negócio a alcançar os seus objetivos e quais são as maiores tendências do momento. Continue a leitura do conteúdo para conferir!
Em primeiro lugar, a inovação é capaz de agregar valor aos serviços de uma imobiliária, trazendo diferenciais competitivos que, mesmo que momentaneamente, podem fazer a diferença na hora que um cliente toma a decisão entre a empresa X e a empresa Y — principalmente se considerarmos um setor cujos serviços são quase que equivalentes entre os concorrentes.
Os empreendedores que entendem a importância de inovar, nesse contexto, seja por meio de uma inovação incremental (melhorias pequenas e contínuas em seus serviços) ou radical no modelo de negócios e nos processos de gestão, tendem a garantir ótimas posições no mercado.
Além disso, inovações permitem que as empresas alcancem novos públicos, aumentem a receita, realizem parcerias, agreguem valor às suas marcas e adquiram novos conhecimentos.
O vídeo 360° é uma tendência que tem inovado diversos mercados, pois aumenta as possibilidades de visualização de produtos e ambientes. Trata-se de um vídeo que é gravado em uma câmera que capta a imagem de todos os ângulos de uma localidade. A câmera, uma objetiva, trabalha com um sistema que faz a junção de todos os pontos da imagem.
Para que a experiência de interação 360° seja possível, o vídeo precisa ser assistido em uma plataforma que permita a manipulação da imagem com um mouse ou com o próprio dedo, como um computador ou um dispositivo móvel (tablet ou smartphone).
O mesmo conceito também se aplica a imagens estáticas, ganhando o título de fotografia 360°, e permite que a imagem seja manipulada da mesma forma.
Atualmente, o Google Chrome, o Facebook e o YouTube já estão equipados com tecnologia para rodar vídeos e fotografias 360° diretamente de suas plataformas.
É cada vez mais comum nos depararmos com empresas que têm aplicado esse tipo de inovação nos anúncios de seus sites imobiliários. Aliás, por já ser um recurso acessível, a tendência é que, em pouco tempo, toda imobiliária apresente seus imóveis em 360° diretamente da internet. Quem não oferecer esse tipo de serviço, sem dúvidas, perderá oportunidades.
O que queremos dizer é que as visitas virtuais já fazem parte da realidade de muitas imobiliárias, pois além de otimizar o tempo que seria gasto (tanto do cliente quanto do corretor) com uma visita local, o recurso do vídeo 360° ajuda a empresa a reduzir custos. Sem falar no exponencial aumento nas visitas do site, já que as pessoas poderão conferir os imóveis a qualquer hora e em qualquer lugar que estiverem.
Se você é um gestor ligado em tecnologia e inovação no mercado imobiliário, considere implementar o conceito de vídeo 360° em seu negócio para alavancar as visitas e atrair mais clientes.
O que você sabe sobre CRM? Certamente, já deve ter ouvido falar nesse termo, correto? Pois bem, trata-se de um sistema/software que oferece auxilio na gestão do relacionamento das empresas com os clientes, daí vem o seu nome em português: Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.
O CRM parte do princípio de que todo consumidor é fundamental para o empreendimento e, por isso, é necessário que o gestor o conheça profundamente para que possa acompanhar a sua interação com o negócio.
Com base nessas informações, é correto afirmar que o CRM pode ser considerado como um conceito. Afinal, muitas empresas fazem a gestão de relacionamento com seus clientes de forma natural, sem ao menos perceberem que estão aplicando técnicas inovadoras.
Por exemplo, ao enviar uma mensagem de aniversário a um cliente, a imobiliária está aplicando uma estratégia capaz de estreitar o seu vínculo com o consumidor.
Entretanto, por que não organizar os dados de seus clientes de forma automática e mais eficiente? Muita informação útil acaba se perdendo quando os processos são realizados manualmente. É aí que o CRM se enquadra.
Resumindo bem, um CRM imobiliário serve para organizar e controlar de forma efetiva todos os aspectos pertinentes ao relacionamento entre o consumidor e a organização, sendo ele cliente ou não de seus serviços. O controle é realizado logo na fase de captação, passando pelo estágio de venda e chegando até mesmo ao pós-venda.
Com esse gerenciamento, o administrador da imobiliária consegue acesso a todo o histórico de interação e relacionamento com cada um de seus clientes e, consequentemente, pode elaborar estratégias mais adequadas e eficientes de acordo com o perfil de cada um deles.
Desse modo, podemos concluir que um CRM ajuda as imobiliárias a:
Como você pôde conferir no artigo de hoje, a inovação no mercado imobiliário está cada vez mais presente, proporcionando soluções capazes de automatizar tarefas que, antigamente, eram consideradas onerosas e complexas.
Além disso, a inovação também está revolucionando a forma como as companhias apresentam os seus produtos e serviços aos consumidores por meio do vídeo 360°, criando a possibilidade de interagir com um ambiente inteiro sem precisar sair do conforto de sua casa.
Agora que você já conhece o papel da inovação no mercado imobiliário e como ela pode ajudar a empresa a alcançar seus objetivos, saiba o que é preciso para ter uma imobiliária virtual!
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