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Imobiliária

Saiba por que a falta de follow up é o maior erro das imobiliárias

Kenlo

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Conteúdo criado por humano

13 dez, 21 | Leitura: 6min

Atualizado em: 10/12/2021

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falta de follow up

Follow up em imobiliárias significa acompanhar o cliente durante todo o processo de locação ou venda de imóveis. Além de auxiliá-lo na procura pelo imóvel ideal, a imobiliária deve acompanhá-lo desde o primeiro contato, passando pelo fechamento do contrato, até o pós-venda, pois esse processo garante a satisfação e fidelização do cliente.

Nesse caso, essas ações servem para fazer acompanhamento também da relação estabelecida entre a imobiliária e os clientes, o que também ajuda a manter o interesse dele e a estreitar o relacionamento com o comprador. Neste artigo, iremos explicar por que a falta de follow up é um problema para as imobiliárias e o passo a passo para que seja feito com eficácia. Confira!

As consequências da falta de follow up

Realizar um bom follow up é um grande diferencial para poder obter resultados elevados, visto que o ramo imobiliário é muito competitivo e, muitas vezes, a falta de follow up pode transparecer uma falta de organização. Sem esse processo, a imobiliária pode perder informações importantes do cliente ou ainda cometer algum equivoco quando abordada pelo cliente e, até mesmo, perder uma venda por conta disso. Por isso, é extremamente necessário e vantajoso acompanhar o cliente em todas as etapas de locação/venda e pós-venda.

Benefícios em fazer follow up na sua imobiliária

Além de manter um relacionamento amistoso com todos os clientes e possíveis clientes e aumentar as possibilidades de assinatura dos contratos de locação ou venda, conheça também outras vantagens que um bom follow up pode proporcionar à imobiliária:

  • Faz com que o cliente perceba a preocupação da imobiliária, melhorando a experiência no atendimento;
  • Eleva e melhora a imagem da marca dentro do ramo imobiliário frente aos concorrentes, pois falta de follow up pode trazer má reputação;
  • Aumento de credibilidade e confiança. Isso pode fazer com que os clientes recomendem os serviços oferecidos pela imobiliária.

5 dicas para realizar follow up na imobiliária

A seguir, veja alguns passos essenciais para planejar um follow up que realmente vai render bons resultados:

  1. Classificar os contatos entre prioritários e não prioritários: os que são prioridade têm urgência em encontrar um imóvel, portanto, precisa dar mais atenção a eles e manter o contato frequentemente, mas sem esquecer da lista dos não prioritários. Definir um calendário de interações periódicas com esses contatos e lembrá-lo que a imobiliária continua à disposição é importante;
  2. Tirar proveitos de todos os meios de proximidade com o cliente: tente estabelecer uma relação mais pessoal com o público para além de somente assuntos de vendas, e lembre-se que as ligações ainda são os canais mais eficientes para averiguar o andamento dos processos;
  3. Interagir por e-mail de maneira estratégica: encaminhar uma notícia sobre o mercado imobiliário, notícias sobre melhorias na região em que o cliente tem interesse, por exemplo, são ações que podem estreitar a relação entre ambos;
  4. Manter o histórico de todos os clientes: pela dificuldade de acompanhar as individualidades de cada um devido à correria do dia a dia, é essencial guardar um registro histórico de interações e documentações na imobiliária para saber o conteúdo e garantir o alinhamento entre as partes interessadas.
  5. Continuar com o follow up mesmo após o fechamento do contrato: o relacionamento não acaba ali. A imobiliária deve manter contato porque também é importante ter um feedback, e deve-se verificar o grau de satisfação do cliente e se o imóvel correspondeu às suas expectativas.

Para que o follow up seja eficaz na sua imobiliária, é necessário criar uma cultura organizacional, de modo que todos os profissionais estejam envolvidos no processo de construção de relacionamento com os clientes.

Portanto, para corrigir a falta de follow up na sua imobiliária, é necessário planejamento e consistência para garantir o máximo de aproveitamento dessa ferramenta e a satisfação dos clientes. Siga as nossas dicas acima para obter resultados na sua imobiliária, quanto melhor o acompanhamento, maiores são as chances de obter sucesso nas vendas.

Para saber mais informações sobre o mercado imobiliário, siga nosso perfil no Instagram!

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