Espaço coworking: saiba como essa tendência impacta o mercado
Kenlo
Conteúdo criado por humano
10 out, 19 | Leitura: 8min
Atualizado em: 21/10/2019
Kenlo
Conteúdo criado por humano
10 out, 19 | Leitura: 8min
Atualizado em: 21/10/2019
O uso racional dos ambientes e recursos disponíveis é algo cada vez mais valorizado em nossa sociedade, sobretudo em um momento no qual temas como a sustentabilidade estão em voga em todo o planeta. Por isso, se você não quer ficar por fora da realidade, conhecer o conceito de espaço coworking pode ser muito importante.
Essa é uma tendência que está impactando o mercado em diversos segmentos, pois, além de sua sintonia com a preocupação com o meio ambiente, também acaba proporcionando muitas outras vantagens em termos de economia e até de produtividade. Continue lendo e descubra mais sobre esse tema!
Esse termo vem do inglês e quer dizer algo como “compartilhamento do local de trabalho”. É justamente isso que o conceito prega: que diversas pessoas ou até mesmo empresas dividam um espaço específico, no mesmo horário ou não, para executar os seus serviços, mesmo sem ter um vínculo oficial com o lugar.
A lógica dessa solução é que, ao dividir a infraestrutura, você divide os custos e evita tempo ocioso nesse ambiente, o que gera um aumento da produtividade. Qualquer empreendimento, portanto, tem mais chances de prosperar se puder dividir o aluguel, a taxa de condomínio e até mesmo os encargos de secretariado e serviço de limpeza.
Se você gostou do conceito de coworking, saiba que uma moda que vem chamando a atenção agora é a de modernizar e compartilhar até mesmo a moradia! O coliving também prega a ideia de compartilhamento de espaços, com a proposta de uma casa ou um apartamento ser dividido, ao mesmo tempo, por pessoas diferentes.
Geralmente, os moradores têm o seu quarto individual, mas as áreas comuns são compartilhadas, assim como as despesas e, eventualmente, as tarefas domésticas. Em alguns casos, esse modelo pode oferecer alguns serviços inclusos, como lavanderia, televisão a cabo, pequenos consertos, limpeza, provedor de internet e assim por diante.
Embora o coworking e o coliving sejam conceitos bastante comuns lá fora, eles ainda estão começando a se popularizar no Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos, onde os preços de locação de imóveis comerciais e residenciais tendem a ser mais elevados. A tendência, portanto, é que eles ganhem cada vez mais espaço.
O início do coliving remonta à década de 70, na Dinamarca, quando o primeiro projeto do gênero surgiu sob o nome de cohousing e com 35 famílias dividindo espaços de convivência. Já o coworking vem dos EUA, de meados de 2005, quando o engenheiro de software Brad Neuberg fundou um escritório com essa proposta.
Não dá para falar das principais vantagens de um coworking ou coliving sem falar da redução de custos. Esse é um dos grandes benefícios e, para muitas pessoas e empresas, a principal razão para investir nesse tipo de compartilhamento, especialmente em dias tão competitivos e dinâmicos quanto os que vivemos atualmente.
No Brasil, com tantos encargos e impostos, qualquer empreendimento ganha uma vantagem competitiva ao reduzir seus gastos. Isso se torna ainda mais relevante se você considerar que alguns serviços acabam sendo totalmente terceirizados dessa forma, como funcionários de limpeza, manutenção e até mesmo recepcionistas.
Outra vantagem de um coworking ou coliving é que essas são opções que trazem maior flexibilidade para os seus usuários. Dependendo da sua área de atuação, por exemplo, você ganha a prerrogativa de poder atender em um local em que, no momento, não teria como abrir uma sede ou filial.
O mesmo princípio vale para uma habitação, visto que fica muito mais simples se mudar sem ter que comprar uma propriedade ou fechar um contrato de aluguel. Como se isso não fosse suficiente, é reconfortante pensar que, enquanto você não estiver lá, mais alguém estará usando o espaço. Dessa forma, todos saem ganhando.
Ao focar o seu trabalho em espaços de coworking, você dividirá o local com diversos outros profissionais, que talvez atuem no mesmo mercado que você. Com o passar do tempo, isso fará com que, naturalmente, você vá adquira conhecimentos interessantes e amplie bastante a sua rede de contatos e o seu networking.
Formar boas parcerias é sempre imprescindível, independentemente do segmento no qual você esteja inserido. Em um coworking, você tem a prerrogativa de encontrar indivíduos que podem agregar valor ao seu trabalho, gerando grandes oportunidades para o seu futuro e criando diversos vínculos positivos.
Muitos especialistas afirmam que o bem mais importante de qualquer pessoa ou profissional nos dias de hoje é o seu tempo, visto que a rotina é cada vez mais corrida, e está bastante complexo arrumar um horário — tanto para aprimorar as competências quanto para se dar um pouco de descanso e lazer. O coworking e o coliving mudam essa realidade.
O compartilhamento dos espaços faz com que você otimize a sua agenda. Você poderá focar os seus esforços naquilo que você realmente precisa sem se preocupar com os detalhes de manutenção do ambiente. Além disso, fica mais simples marcar reuniões e encontros nesse tipo de local, com tudo sempre pronto e esperando por vocês!
Por fim, o coworking e o coliving são altamente sustentáveis, uma vez que possibilitam uma melhor gestão dos recursos disponíveis, que serão divididos por pessoas e empresas diferentes. Nos dias de hoje, com toda a preocupação com a natureza e o meio ambiente, esse é um diferencial muito interessante e importante.
Esses locais são originalmente criados para quem deseja economizar dinheiro e manter um ambiente propício para trabalhar ou morar. Com todos dividindo despesas e contas recorrentes, fica muito mais simples atender às demandas e criar uma atmosfera propícia para o trabalho e o sucesso!
Como você pôde ver ao longo deste conteúdo, o conceito de espaço coworking tem tudo a ver com o que a sociedade atual busca em termos de economia e sustentabilidade!
Gostou de aprender um pouco mais sobre o espaço coworking e como essa tendência impacta o mercado? Então, deixe o seu comentário para nós aqui no post!
O que achou do nosso conteudo?