Criatividade no mercado imobiliário: 8 formas de superar qualquer crise!
Kenlo
Conteúdo criado por humano
02 maio, 22 | Leitura: 13min
Atualizado em: 04/05/2022
Kenlo
Conteúdo criado por humano
02 maio, 22 | Leitura: 13min
Atualizado em: 04/05/2022
Imaginar e inventar são possibilidades que todo empreendedor pode fazer uso em seu negócio, e isso também se aplica aos que desejam vender ou alugar imóveis. A criatividade no mercado imobiliário precisa ser colocada em prática, pois o mercado está cada vez mais competitivo e inovar é fundamental para alavancar a sua empresa.
São várias as possibilidades que podem ser adotadas, como o uso de tecnologias, de marketing, os incentivos aos colaboradores, entre outras que podem fazer toda a diferença na hora de vender. Ou seja, para se destacar, é preciso se diferenciar.
Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça 8 formas de superar qualquer crise e vender mais no setor imobiliário. Confira, agora!
É usual confundir a definição de marketing com estratégias de publicidade. O marketing e, assim como ele, o marketing imobiliário, não diz respeito apenas às técnicas de divulgação de produto, mas sim, a todo o encadeamento que relaciona cliente, produto, preço e promoção.
As pessoas que atuam no marketing imobiliário criam mecanismos que objetivam diminuir o ciclo de vendas e ampliar os resultados das empresas. Além do mais, buscam otimizar o atendimento ao cliente, agrupando conhecimento e solucionando os problemas relacionados à compra ou ao aluguel de casas, apartamentos, salas comerciais, entre outros.
Um dos maiores desafios do marketing imobiliária é seduzir o cliente e atraí-lo para o seu site ou redes sociais, criar uma relação que passe confiança, disponibilizando todas as informações necessárias para que ele decida fechar um negócio com a sua imobiliária.
No entanto, quais devem ser as técnicas que corretores precisam focar para melhorar os seus resultados? Podemos dizer que o alinhamento do marketing imobiliário ao marketing digital é a resposta para isso.
Dessa forma, é o planejamento, a criação de uma meta de marketing, a produção de conteúdo pertinente, a análise dos dados, entre outros, que vão proporcionar às imobiliárias a ampliação da sua carteira de clientes.
Mesmo que você já tenha objetivos em sua empresa, é fundamental estimular o seu propósito pessoal também. Não só ao que diz respeito às vendas, como também, ao seu desenvolvimento como gestor, corretor e/ou líder.
O que é preciso para otimizar a venda de imóveis? O que você precisa fazer para alcançar melhores resultados? O que precisa ser melhorado ou alterado? São perguntas que você deve se fazer para traçar objetivos e desenvolver um plano pessoal para buscar uma forma de alcançá-los. Faça com que cada dia de trabalho seja um novo aprendizado e procure evoluir sempre.
Ao realizar um planejamento de vendas imobiliárias, que abranja desde a etapa inicial até o fechamento do negócio, os meios tecnológicos podem ser fundamentais para o convencimento do cliente e a conclusão positiva do processo.
Assim, fazer o uso de telas interativas e de recursos distintos (especialmente, os visuais), por exemplo, é bastante interessante. Com a abordagem de vídeos e tour virtual, fica muito mais fácil convencer um cliente a realizar uma visita a um imóvel ou mesmo deixá-lo mais predisposto a fechar o contrato.
O uso de fotos panorâmicas ou em 360°, do tipo interativas, auxilia a instigar o interesse de quem deseja explorar cada detalhe do imóvel antes de sequer cogitar a compra. Isso, sim, é aplicar a criatividade no mercado imobiliário.
O uso de um CRM também não deve ser deixado de lado. Esse é um mecanismo muito útil em todo o processo de planejamento de vendas. Com ele, você mapeará tudo que envolve o contato com o cliente, seus interesses e suas contrariedades. Com o auxilio de ferramentas de automação, você pode otimizar demais a eficiência na venda.
Um bom sistema pode, por exemplo, caso um dos clientes almeje adquirir um apartamento de três quartos, sendo uma suíte, em uma certa localização, alertar quando aparecer um imóvel nessas condições. Podendo assim, ser possível fazer uma oferta muito mais promissora e assertiva. Isso faz com que a equipe de vendas realize uma prospecção melhor e até com menos esforços.
O planejamento de vendas imobiliárias não deve apenas considerar o convencimento do comprador, em si, mas pensar também em toda a etapa burocrática que há entre a escolha da opção de compra e a real entrega das chaves. Por isso, é importante contar com a tecnologia para auxiliar nesse processo, como um sistema de gestão. Com ele, a sua imobiliária armazena com segurança contratos e documentos, além de acompanhar ininterruptamente cada novidade.
Na gestão imobiliária, a produtividade deve ser olhada como um benefício propício tanto para os gestores quanto para os corretores. Para quem administra, significa buscar a melhora do aproveitamento de tempo e das habilidades de seus colaboradores e, por conseguinte, gerar melhores resultados.
Em relação aos corretores, investir na própria produtividade pode proporcionar posições de destaque dentro da imobiliária, uma rotina menos exaustiva e mais tempo para atingir metas. No entanto, para que isso aconteça, existe uma série de hábitos ruins que precisam ser eliminados.
Assim, para aumentar a criatividade no mercado imobiliário, nada melhor do que incentivar sua equipe a mapear todas as suas necessidades e, também, as oportunidades de mercado. Além de fazer cursos para se especializar em certas áreas, como vendas e marketing.
Quanto ao aumento da produtividade da sua equipe, um sistema imobiliário proporcionará um melhor controle das fases do atendimento, disponibilizando métricas sobre o desempenho periódico e possibilitando a criação de técnicas para atacar os gargalos de produção. Com essa ferramenta, o gestor tem o controle para explorar o que está sendo feito dentro da imobiliária. Assim, ele saberá se é necessário investir em novas operações para melhorar a produtividade da equipe e, como efeito, ampliar a performance dos resultados.
As redes sociais tendem a agilizar a aproximação na hora em que um cliente busca por um imóvel, pois essas mídias facilitam que você seja encontrado. No entanto, um relacionamento que seja mantido além do mundo virtual, fortalece os laços existentes e aumenta a confiança. Por conta disso, sempre que for possível, crie possibilidades e conheça os seus compradores pessoalmente.
Não é apenas convidá-los para conhecer um apartamento decorado, por exemplo. É preciso organizar eventos, encontros e momentos que sejam bastante agradáveis, para que ocorra um diálogo entre a imobiliária e o cliente. Você também pode surpreender seu cliente com brindes ou alguma lembrança na data da mudança, aniversários, entre outros. Isso, com toda certeza, é aplicar a criatividade no mercado imobiliário de forma correta e eficaz.
Tenha atenção, pois é preciso selecionar minuciosamente quais serão os tipos de clientes para cada evento e ação. Geralmente, um open house, por exemplo, ocorre em imóveis luxuosos. Por isso, é importante verificar quais deles se enquadram em determinado perfil.
Lembre-se também de anotar o máximo de informações possíveis a respeito do seu cliente para que consiga usar esses dados depois a seu favor. O relacionamento pode ir além do virtual, mas é importante que quando feito digitalmente, o atendimento seja bem feito e personalizado.
Como você pôde entender até aqui, a criatividade no mercado imobiliário é uma qualidade que potencializa as chances de sucesso do corretor. Portanto, a dica é não subestimar as ideias que você tem no decorrer do dia, por mais simples que possam parecer.
Muitas vezes, soluções e estratégias inovadoras vêm à nossa mente em momentos inusitados e, quando menos esperamos, as perdemos pois nos distraímos pensando em outra coisa. Isso significa que o processo criativo requer um pouco de disciplina, pois você deverá anotar suas ideias sempre que surgirem na cabeça.
Carregue um bloquinho de papel, uma agenda ou, simplesmente, tenha um app de bloco de notas no celular, e siga anotando tudo. Ainda que, a princípio, não pareça algo genial, o fato é que adotar essa postura treinará o seu cérebro a pensar criativamente e, na melhor das hipóteses, você pode acabar tendo uma ideia promissora para os negócios.
Outra forma de treinar a mente para que ela esteja sempre produtiva é nunca deixar de buscar inspirações. Felizmente, vivemos a era da transformação digital, em que o acesso à informação é democrático e diversificado, ou seja, você pode se inspirar por meio de:
O importante é manter sua mente estimulada o máximo que puder, pois essa é a chave para a criatividade no mercado imobiliário. Além disso, não deixe de analisar as ações e estratégias da concorrência. Sem dúvida, você terá insights valiosos sobre táticas para aplicar em seu próprio negocio.
Nos últimos dois anos, enfrentamos um dos maiores desafios já ocorridos no século XXI: a pandemia de Covid-19. Manter a criatividade diante de um cenário tão delicado não foi uma tarefa simples. Porém, estamos retomando nossas vidas enquanto o mercado se reergue.
Durante os períodos mais intensos de distanciamento social, diante da sensação de impotência, as pessoas precisaram aprender a ressignificar diversos aspectos da vida moderna. A criatividade teve um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento de problemas.
Ter uma perspectiva não necessariamente positiva em relação aos problemas, mas diferente, foi uma das táticas que muitos corretores utilizaram para superar a quarentena. Quando não podemos mudar uma situação, a melhor estratégia é aceitá-la, encará-la com outros olhos e se adaptar dentro das possibilidades. Afinal, a maioria das grandes ideias que revolucionaram a humanidade surgiram no meio de contextos de grande dificuldade.
Para finalizarmos, vale mencionar que ter uma mente criativa não é um privilégio dado a apenas algumas pessoas. É preciso trabalhar em meios para estimular os pensamentos e encontrar soluções para problemas de todos os tipos. Ao direcionar essa energia na direção correta, a imobiliária pode se destacar diante de seus concorrentes.
Como você pôde ver, a criatividade no mercado imobiliário é capaz de abrir um leque infinito de possibilidades e potencializar os resultados. Mostramos uma série de dicas úteis sobre como desenvolver o lado criativo e apontá-lo em direção ao universo corporativo.
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