Afinal, como vender uma fazenda? Veja as 7 melhores práticas
Kenlo
Conteúdo criado por humano
07 fev, 20 | Leitura: 8min
Atualizado em: 11/02/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
07 fev, 20 | Leitura: 8min
Atualizado em: 11/02/2020
Negociar uma propriedade no mercado imobiliário requer alguns conhecimentos básicos, uma vez que, embora essa transação possa ser extremamente lucrativa, ela também demanda estratégia e inteligência para atrair as melhores propostas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo ensinando como vender uma fazenda.
Felizmente, seguindo algumas práticas simples e ações pontuais, você pode ter sucesso nessa empreitada, atraindo muitos compradores em potencial e aumentando as suas chances de receber uma quantia justa por esse patrimônio tão importante. Continue lendo e veja como fazer isso do jeito certo!
O primeiro passo para quem está pensando em vender uma fazenda é descobrir o que as pessoas que estão dispostas a investir nesse tipo de propriedade realmente desejam. Isso é muito importante, uma vez que o perfil desse público tende a não ser exatamente igual ao de alguém que compraria uma casa, um apartamento ou mesmo um terreno.
Em linhas gerais, o principal objetivo de quem faz esse tipo de aquisição é o de ter um lugar calmo e afastado da correria das grandes cidades ou, dependendo do caso, um espaço para a criação de animais e plantação de alguns alimentos. Os corretores mais experientes sabem disso e, por essa razão, destacam essas características em seus anúncios.
Se o tópico anterior ressaltou a importância de saber o que o comprador em potencial de uma fazenda realmente deseja, esse aqui trata de outro ponto muito relevante: a região na qual a propriedade está inserida. Para muitos compradores, isso pode ser até mais decisivo para que ele se anime e faça, efetivamente, uma boa proposta.
Alguns corretores acabam não indo até o local, que geralmente é um pouco mais distante, e levam em consideração apenas as informações e a descrição do dono. Isso pode se revelar um tremendo erro, pois somente quem atua no mercado conhece alguns diferenciais e detalhes que podem atrair a atenção do público e aumentar as chances de venda.
Conhecer bem a região também pode fazer com que você se depare com áreas de preservação, que existem em número bastante elevado no Brasil. No entanto, embora isso possa ser um balde de água fria para clientes que estivessem em busca de fazer plantações ou criações de animais, essa situação abre um leque de oportunidades também.
A sustentabilidade é uma das grandes tendências do momento, e muitas das nossas Reservas Legais podem ser exploradas de maneira controlável e sem ferir os rigores da lei. Conhecer esses dados e saber responder aos questionamentos dos interessados em potencial é sempre imprescindível para passar segurança e fechar o negócio.
Ter boas fotos é muito importante para vender qualquer tipo de imóvel, mas quando se trata de uma fazenda, isso pode ser ainda mais relevante, uma vez que a chance de conseguir imagens impactantes e atraentes é muito maior. Sendo assim, vale ter um bom equipamento ou até mesmo considerar a possibilidade de contratar um profissional.
Com uma câmera mais moderna e com maior poder de definição, será mais fácil focar os pontos fortes e os diferenciais do local. Existem alguns itens que despertam ainda mais o interesse das pessoas, como a presença de rios, lagos, nascentes, hortas, estábulos, plantações, moinhos, casas de hóspedes e assim por diante.
Como dissemos, as fazendas tendem a atrair um tipo específico de comprador que, em linhas gerais, está pensando em investir ou mesmo em deixar os grandes centros urbanos para levar uma vida mais tranquila e segura com a sua família. No entanto, é preciso ter em mente que, na maioria das vezes, esse público é um pouco menor.
Vender um apartamento bem localizado na cidade grande, por exemplo, costuma ser mais fácil, porque esse é um tipo de unidade que tem uma demanda constante e imensa. Já negociar um imóvel na zona rural pode ser mais complicado e isso demanda que você tenha um trabalho de marketing e divulgação muito bem-feitos.
Utilizar diversos portais imobiliários é, portanto, imprescindível para que você garanta que o máximo de pessoas tome conhecimento dessa oportunidade. Existem muitas opções gratuitas, e você pode investir na utilização de uma ferramenta de integração, que ajuda a administrar os anúncios e atualizar os dados com poucos cliques.
Ter a papelada em dia é muito importante para qualquer negócio no mercado imobiliário. Entretanto, quando falamos de propriedades rurais, isso é ainda mais relevante, uma vez que nenhum comprador assinará o contrato sem a certeza de que a documentação é cristalina. Cabe ao corretor, portanto, conhecer as exigências adicionais para essas unidades.
Uma delas é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), que só pode ser emitido pelo Incra e comprova a regularidade cadastral da fazenda. Além disso, o CCIR tem alguns dados essenciais, como o titular do terreno, a área total, a localização e assim por diante. A Certidão de Regularidade Fiscal do Imóvel Rural, da Receita Federal, também é imprescindível.
Por fim, apesar de as propriedades rurais serem um pouco mais rudimentares, você deve usar e abusar da modernidade para anunciá-las. As redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar para mais clientes e fazer com que um grande número de pessoas veja o seu anúncio, mesmo sem gastar rios de dinheiro para isso.
Algumas dessas mídias são mais populares, e você não deve abrir mão delas. No Brasil, o Facebook, o Twitter e o Instagram são campeãs de usuários, e você deve sempre anunciar por lá. Não se esqueça também do WhatsApp, que permite o envio de fotos e informações para seus contatos, desde que você tenha autorização deles para isso!
Como você pôde ver, vender uma fazenda exige algumas adaptações para os profissionais do setor imobiliário, mas também pode ser uma excelente oportunidade de ganhar uma comissão alta com o sucesso de uma transação.
Gostou de aprender como vender uma fazenda? Então, confira também nosso outro artigo sobre a importância do pós-venda!
O que achou do nosso conteudo?