Chatbot para imobiliárias: por que adotar este serviço?

Kenlo

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Conteúdo criado por humano

05 mar, 21 | Leitura: 12min

Atualizado em: 03/05/2022

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chatbot para imobiliárias

A cada dia que passa, o primeiro lugar que as pessoas têm procurado por imóveis é na internet. Por conta desse novo padrão de comportamento do consumidor, é imprescindível que uma imobiliária adote sistemas de atendimento online.

Uma das ferramentas disponíveis é o chatbot para imobiliárias, que utiliza inteligência artificial para agilizar o contato com os clientes e antecipar algumas informações importantes. Você vai entender melhor como ele funciona neste post!

Afinal, o que é um sistema de chatbot para imobiliárias?

Podemos definir o chatbot como um tipo de robô de conversa, que atende aos usuários que chegam a um site ou rede social, por exemplo, utilizando a inteligência artificial para interagir e oferecer respostas adequadas para os questionamentos feitos. Esse já é um recurso comum em muitos segmentos, tornando-se uma das tendências atuais do setor de imóveis.

Na prática, quando um cliente em potencial chega à página virtual de uma imobiliária, esse recurso acaba sendo o mais próximo possível de uma conversa real. Isso reduz o tempo de resposta e melhora o atendimento, independentemente de a pessoa chegar ali no horário de pico de visitações ou, aleatoriamente, no meio da madrugada.

Os chatbots são desenvolvidos a partir de softwares de comunicação e a base de dados pode ser feita de acordo com as demandas da empresa. No entanto, alguns dos mais modernos podem evoluir a partir das informações obtidas, encontrando melhores formas de conversar com os humanos, por meio de técnicas de machine learning (aprendizado da máquina).


Qual a relação do chatbot com a pandemia de coronavírus?

Nos últimos meses, a pandemia de coronavírus não apenas fez vítimas ao redor do mundo, como também, alterou alguns hábitos que, antigamente, eram absolutamente comuns. A necessidade de distanciamento social, por exemplo, reduziu os encontros reais, as idas a empresas e até as visitações a imóveis.

Diante desse “novo normal”, houve a necessidade de uma readequação e de realinhamento dos processos, o que foi um baque ainda maior para imobiliárias e corretores que não estavam familiarizados com o ambiente digital. A ferramenta de chatbot, portanto, surge como uma alternativa segura e eficaz de prestar um melhor atendimento ao cliente, mesmo a distância.

Como se não bastasse, a digitalização do mercado está trazendo, cada vez mais, novidades interessantes para o ramo. Os melhores chatbots disponíveis se integram com outras soluções, como softwares de gestão, além de solucionar os questionamentos mais comuns e de funcionar nada menos do que sete dias por semana, durante 24h por dia.

Quais os maiores benefícios de adotar um sistema de chatbot?

Agora que você já sabe o que é um sistema de chatbot para imobiliárias e entendeu melhor a relação que essa solução tem com a pandemia de coronavírus, é bastante provável que você esteja querendo adotá-la no seu negócio. Ainda não está convencido de que essa é uma boa ideia? Então, continue lendo e confira as vantagens de adotar o sistema.

O atendimento fica mais versátil

Os sistemas de chatbot com inteligência artificial são capazes de dar ao cliente a informação de que ele precisa. Por meio de informações previamente estabelecidas pela equipe, é possível que os consumidores sanem as mais diversas dúvidas de forma rápida, sem precisar de um colaborador disponível.

Isso antecipa o atendimento e dá ao corretor as informações mais importantes que ele precisa para um primeiro contato, permitindo que ele entregue ao cliente exatamente aquilo que busca.

A taxa de abandono é muito menor

O risco de seu cliente desligar o telefone durante uma ligação é muito maior do que o de fechar o navegador com seu chatbot. Isso acontece porque os telefonemas exigem uma concentração maior, o que nem sempre é possível dispender durante o horário comercial.

Com o chatbot, o consumidor tem suas perguntas respondidas de forma instantânea, o que garante que ele permaneça na janela do atendimento e, ainda assim, consiga desempenhar outras tarefas no seu tempo. Quem nunca precisou resolver um problema durante o expediente, não é mesmo? Se um cliente permanece em contato com sua empresa, as chances de fechar negócio são maiores.

O tempo de espera se torna inexistente

Quem nunca desistiu de um atendimento online ao perceber que era o décimo na fila de espera? Isso acontece quando os funcionários precisam se dedicar ao chat em vez de adotar os sistemas de bots para atendimento.

Por mais que a pessoa esteja disposta a esperar, o tempo pode fazer com que ela fique dispersa e feche o navegador antes mesmo do primeiro contato. Em empresas que precisam atender a muitas pessoas ao mesmo tempo, isso é ainda mais eficiente, já que fica mais fácil transformar interessados em clientes.

O tratamento é cordial e amistoso

Um funcionário pode estar em um dia ruim ou, simplesmente, não estar muito familiarizado ao atendimento ao cliente. Esse tipo de adversidade pode resultar em desistências e clientes insatisfeitos.

Como os chatbots foram pensados para prezar pela qualidade no serviço de contato com o consumidor, eles utilizam linguagem amistosa e recursos com os quais o cliente está familiarizado nos chats do dia a dia.

Esse cuidado também está na interface do chat, que pode ser similar ao Messenger e Whatsapp. Essa identificação do cliente com a empresa facilita o relacionamento e ajuda na experiência do consumidor.

Há uma otimização do atendimento

Outro dos grandes diferenciais de um chatbot para imobiliárias é que ele permite uma otimização do atendimento, que é uma fase muito importante no processo de atração e fidelização de clientes. Além disso, destinar alguém de sua equipe exclusivamente para atender a essas demandas é pouco eficaz e custa caro.

Com o chatbot, as dezenas ou centenas de mensagens que você recebe todos os dias, em grande parte bastante similares, podem ser respondidas prontamente, sem espera por parte do interessado. É uma forma de antecipar certas questões e de passar as informações com organização, o que aumenta o nível de satisfação do público consumidor.

Custos desnecessários são reduzidos

Como dissemos no tópico anterior, destinar alguém de sua equipe exclusivamente para atender a essas demandas é pouco eficaz e pode custar muito caro. Ao modernizar o seu atendimento por meio de um chatbot para imobiliárias, você vira o jogo e pode economizar bastante, sem deixar de ter uma ótima qualidade no atendimento.

O salário de um colaborador que vai perder o tempo e realocar esforços para responder questionamentos básicos e repetidos, assim como os seus encargos e demais benefícios, cobrarão o seu preço no final do mês. Com o chatbot, sua despesa é muito menor, permitindo um ótimo retorno sobre o investimento realizado.

Novos leads são facilmente gerados

Você conhece o conceito de lead? Trata-se de um nome um pouco mais técnico para os seus potenciais consumidores, ou seja, uma pessoa que está no processo de decidir que comprará o seu produto ou serviço. No entanto, para que ele opte por concretizar a negociação com a sua empresa, você precisa ser proativo.

Um bot para imobiliárias pode ser um auxílio importante nesse aspecto, pois é uma ferramenta prática e que pode ajudar você, até mesmo, na captação de informações necessárias do seu público. Com as perguntas básicas e as respostas entregues no chat, você pode traçar o perfil desse indivíduo e, dessa maneira, melhor atendê-lo.

Soluciona dúvidas remotamente

Uma das mais interessantes possibilidades do chatbot para imobiliária é a sua capacidade de solucionar as dúvidas do atendimento de forma totalmente remota, sem a necessidade de um profissional o tempo todo por trás da ferramenta. Como dissemos, a solução utiliza recursos de inteligência artificial para entregar resultados cada vez melhores.

O bot realizará suas tarefas com maestria e do jeito que você programa, 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem precisar de folgas, descansos, férias ou horário de almoço! Se o seu negócio tem o intuito de prezar pelo bom atendimento e entende a necessidade de otimizar o tempo dos clientes, essa é a alternativa perfeita para você!

Promove a integração com outros sistemas

É muito provável que você, ainda que seja antenado com os mais novos recursos de tecnologia do mercado imobiliário, não saiba que o chatbot pode se integrar com outros sistemas, otimizando diversas ações e processos internos. Esse é um diferencial importante, pois várias empresas do ramo trabalham com diversos sistemas de gestão.

Dessa forma, o bot pode ser integrado com seus softwares de vendas, financeiros e de agendamento, por exemplo, desde que eles tenham essa funcionalidade. As suas demandas serão enviadas e registradas com a solução correspondente, de uma maneira simples e intuitiva, que pode aumentar a velocidade com que seu negócio executa seus serviços.

Está convencido de que chatbot para imobiliárias é um bom recurso no relacionamento com seu cliente? Se você quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar nas suas tarefas, não deixe de pesquisar sobre o assunto e de conhecer as melhores soluções do tipo disponíveis no mercado!

Na busca de ajudar a digitalizar o mercado imobiliário, a inGaia tem uma solução de chatbot para imobiliárias focado 100% na captação de leads e ainda é totalmente integrada com o nosso sistema de gestão imobiliário, o inGaia Imob. Quer conhecer mais sobre esse sistema que permite essa funcionalidade e que proporciona outros inúmeros benefícios? Então, não perca mais tempo, clique aqui e preencha o formulário para falar com um de nossos consultores e conheça os diferenciais da nossa solução!

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