Chatbot para imobiliárias: por que adotar este serviço?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
05 mar, 21 | Leitura: 12min
Atualizado em: 03/05/2022
Kenlo
Conteúdo criado por humano
05 mar, 21 | Leitura: 12min
Atualizado em: 03/05/2022
A cada dia que passa, o primeiro lugar que as pessoas têm procurado por imóveis é na internet. Por conta desse novo padrão de comportamento do consumidor, é imprescindível que uma imobiliária adote sistemas de atendimento online.
Uma das ferramentas disponíveis é o chatbot para imobiliárias, que utiliza inteligência artificial para agilizar o contato com os clientes e antecipar algumas informações importantes. Você vai entender melhor como ele funciona neste post!
Podemos definir o chatbot como um tipo de robô de conversa, que atende aos usuários que chegam a um site ou rede social, por exemplo, utilizando a inteligência artificial para interagir e oferecer respostas adequadas para os questionamentos feitos. Esse já é um recurso comum em muitos segmentos, tornando-se uma das tendências atuais do setor de imóveis.
Na prática, quando um cliente em potencial chega à página virtual de uma imobiliária, esse recurso acaba sendo o mais próximo possível de uma conversa real. Isso reduz o tempo de resposta e melhora o atendimento, independentemente de a pessoa chegar ali no horário de pico de visitações ou, aleatoriamente, no meio da madrugada.
Os chatbots são desenvolvidos a partir de softwares de comunicação e a base de dados pode ser feita de acordo com as demandas da empresa. No entanto, alguns dos mais modernos podem evoluir a partir das informações obtidas, encontrando melhores formas de conversar com os humanos, por meio de técnicas de machine learning (aprendizado da máquina).
Nos últimos meses, a pandemia de coronavírus não apenas fez vítimas ao redor do mundo, como também, alterou alguns hábitos que, antigamente, eram absolutamente comuns. A necessidade de distanciamento social, por exemplo, reduziu os encontros reais, as idas a empresas e até as visitações a imóveis.
Diante desse “novo normal”, houve a necessidade de uma readequação e de realinhamento dos processos, o que foi um baque ainda maior para imobiliárias e corretores que não estavam familiarizados com o ambiente digital. A ferramenta de chatbot, portanto, surge como uma alternativa segura e eficaz de prestar um melhor atendimento ao cliente, mesmo a distância.
Como se não bastasse, a digitalização do mercado está trazendo, cada vez mais, novidades interessantes para o ramo. Os melhores chatbots disponíveis se integram com outras soluções, como softwares de gestão, além de solucionar os questionamentos mais comuns e de funcionar nada menos do que sete dias por semana, durante 24h por dia.
Agora que você já sabe o que é um sistema de chatbot para imobiliárias e entendeu melhor a relação que essa solução tem com a pandemia de coronavírus, é bastante provável que você esteja querendo adotá-la no seu negócio. Ainda não está convencido de que essa é uma boa ideia? Então, continue lendo e confira as vantagens de adotar o sistema.
Os sistemas de chatbot com inteligência artificial são capazes de dar ao cliente a informação de que ele precisa. Por meio de informações previamente estabelecidas pela equipe, é possível que os consumidores sanem as mais diversas dúvidas de forma rápida, sem precisar de um colaborador disponível.
Isso antecipa o atendimento e dá ao corretor as informações mais importantes que ele precisa para um primeiro contato, permitindo que ele entregue ao cliente exatamente aquilo que busca.
O risco de seu cliente desligar o telefone durante uma ligação é muito maior do que o de fechar o navegador com seu chatbot. Isso acontece porque os telefonemas exigem uma concentração maior, o que nem sempre é possível dispender durante o horário comercial.
Com o chatbot, o consumidor tem suas perguntas respondidas de forma instantânea, o que garante que ele permaneça na janela do atendimento e, ainda assim, consiga desempenhar outras tarefas no seu tempo. Quem nunca precisou resolver um problema durante o expediente, não é mesmo? Se um cliente permanece em contato com sua empresa, as chances de fechar negócio são maiores.
Quem nunca desistiu de um atendimento online ao perceber que era o décimo na fila de espera? Isso acontece quando os funcionários precisam se dedicar ao chat em vez de adotar os sistemas de bots para atendimento.
Por mais que a pessoa esteja disposta a esperar, o tempo pode fazer com que ela fique dispersa e feche o navegador antes mesmo do primeiro contato. Em empresas que precisam atender a muitas pessoas ao mesmo tempo, isso é ainda mais eficiente, já que fica mais fácil transformar interessados em clientes.
Um funcionário pode estar em um dia ruim ou, simplesmente, não estar muito familiarizado ao atendimento ao cliente. Esse tipo de adversidade pode resultar em desistências e clientes insatisfeitos.
Como os chatbots foram pensados para prezar pela qualidade no serviço de contato com o consumidor, eles utilizam linguagem amistosa e recursos com os quais o cliente está familiarizado nos chats do dia a dia.
Esse cuidado também está na interface do chat, que pode ser similar ao Messenger e Whatsapp. Essa identificação do cliente com a empresa facilita o relacionamento e ajuda na experiência do consumidor.
Outro dos grandes diferenciais de um chatbot para imobiliárias é que ele permite uma otimização do atendimento, que é uma fase muito importante no processo de atração e fidelização de clientes. Além disso, destinar alguém de sua equipe exclusivamente para atender a essas demandas é pouco eficaz e custa caro.
Com o chatbot, as dezenas ou centenas de mensagens que você recebe todos os dias, em grande parte bastante similares, podem ser respondidas prontamente, sem espera por parte do interessado. É uma forma de antecipar certas questões e de passar as informações com organização, o que aumenta o nível de satisfação do público consumidor.
Como dissemos no tópico anterior, destinar alguém de sua equipe exclusivamente para atender a essas demandas é pouco eficaz e pode custar muito caro. Ao modernizar o seu atendimento por meio de um chatbot para imobiliárias, você vira o jogo e pode economizar bastante, sem deixar de ter uma ótima qualidade no atendimento.
O salário de um colaborador que vai perder o tempo e realocar esforços para responder questionamentos básicos e repetidos, assim como os seus encargos e demais benefícios, cobrarão o seu preço no final do mês. Com o chatbot, sua despesa é muito menor, permitindo um ótimo retorno sobre o investimento realizado.
Você conhece o conceito de lead? Trata-se de um nome um pouco mais técnico para os seus potenciais consumidores, ou seja, uma pessoa que está no processo de decidir que comprará o seu produto ou serviço. No entanto, para que ele opte por concretizar a negociação com a sua empresa, você precisa ser proativo.
Um bot para imobiliárias pode ser um auxílio importante nesse aspecto, pois é uma ferramenta prática e que pode ajudar você, até mesmo, na captação de informações necessárias do seu público. Com as perguntas básicas e as respostas entregues no chat, você pode traçar o perfil desse indivíduo e, dessa maneira, melhor atendê-lo.
Uma das mais interessantes possibilidades do chatbot para imobiliária é a sua capacidade de solucionar as dúvidas do atendimento de forma totalmente remota, sem a necessidade de um profissional o tempo todo por trás da ferramenta. Como dissemos, a solução utiliza recursos de inteligência artificial para entregar resultados cada vez melhores.
O bot realizará suas tarefas com maestria e do jeito que você programa, 24 horas por dia e 7 dias por semana, sem precisar de folgas, descansos, férias ou horário de almoço! Se o seu negócio tem o intuito de prezar pelo bom atendimento e entende a necessidade de otimizar o tempo dos clientes, essa é a alternativa perfeita para você!
É muito provável que você, ainda que seja antenado com os mais novos recursos de tecnologia do mercado imobiliário, não saiba que o chatbot pode se integrar com outros sistemas, otimizando diversas ações e processos internos. Esse é um diferencial importante, pois várias empresas do ramo trabalham com diversos sistemas de gestão.
Dessa forma, o bot pode ser integrado com seus softwares de vendas, financeiros e de agendamento, por exemplo, desde que eles tenham essa funcionalidade. As suas demandas serão enviadas e registradas com a solução correspondente, de uma maneira simples e intuitiva, que pode aumentar a velocidade com que seu negócio executa seus serviços.
Está convencido de que chatbot para imobiliárias é um bom recurso no relacionamento com seu cliente? Se você quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar nas suas tarefas, não deixe de pesquisar sobre o assunto e de conhecer as melhores soluções do tipo disponíveis no mercado!
Na busca de ajudar a digitalizar o mercado imobiliário, a inGaia tem uma solução de chatbot para imobiliárias focado 100% na captação de leads e ainda é totalmente integrada com o nosso sistema de gestão imobiliário, o inGaia Imob. Quer conhecer mais sobre esse sistema que permite essa funcionalidade e que proporciona outros inúmeros benefícios? Então, não perca mais tempo, clique aqui e preencha o formulário para falar com um de nossos consultores e conheça os diferenciais da nossa solução!
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