Afinal, como fazer parcerias no mercado imobiliário? Nós explicamos!
Kenlo
Conteúdo criado por humano
24 jul, 18 | Leitura: 9min
Atualizado em: 13/09/2021
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Seja qual for o atual cenário financeiro e político no país, ou o índice de competitividade no mercado imobiliário, o fato é que o corretor de imóveis precisa pensar em como fazer parcerias, já que elas podem ser ótimas estratégias para alavancar as vendas.
Apesar de existirem recursos como portais imobiliários e ferramentas de marketing, essa é também uma alternativa que tem se mostrado cada vez mais atrativa no setor. Não é coincidência que todos os dias novos grupos são criados nas mídias digitais com o intuito de atrair corretores para integrarem uma rede de parceiros.
Se você tem receio em firmar parcerias com outros profissionais de corretagem de imóveis, não deixe de conferir o artigo de hoje para entender todas as vantagens dessa estratégia e como implementá-la em seus negócios com assertividade. Acompanhe!
O primeiro passo é entender como funciona uma parceria, correto? Pois bem, é dado o nome de parceria quando pelo menos dois ou mais corretores e/ou imobiliárias se unem para fazer negócios.
Uma parceria, no contexto do mercado de imóveis, pode acontecer de forma ocasional, que é quando os profissionais se unem para concretizar uma venda em específico. Ou pode ser firmada de maneira duradoura, que é quando os corretores comprometem-se a trabalhar juntos por tempo indeterminado.
O caso mais frequente de parcerias é quando uma imobiliária ou corretor está conduzindo o processo de venda com um cliente específico, mas em sua carteira de imóveis não há nenhuma oportunidade que atenda às suas necessidades.
Sendo assim, buscar um parceiro que tenha o imóvel que o cliente procura é a melhor estratégia para não perder a venda e fidelizar o cliente, sem comprometer a competitividade de seus negócios.
É possível trabalhar com um número limitado e específico de parceiros, no entanto para imobiliárias de pequeno porte e corretores de imóveis que trabalham sozinhos, criar uma rede abrangente pode ser bastante vantajoso.
Antes de abordarmos as melhores práticas sobre como fazer parcerias no mercado imobiliário, é importante citarmos algumas de suas inúmeras vantagens. Dentre elas, podemos citar:
O modelo de divisão de comissões para corretores em parcerias mais comumente utilizado é o famoso “fifty fifty”, ou 50/50, em que a comissão é dividida igualmente entre os parceiros.
Outro formato muito utilizado, em casos em que há três parceiros envolvidos em uma transação imobiliária, e o modelo 2-1-2, em que um profissional ganha menos do que os outros dois por motivos específicos. Por exemplo, um apresenta o cliente, outro o imóvel e, por fim, outro atua com os dois.
No contexto do mercado de venda e aluguel de imóveis, formar uma parceria é como fazer parte de uma sociedade. Desse modo, é imprescindível saber escolher bem os profissionais com os quais você está formando sociedade.
Para isso, procure referências a respeito do corretor que você pretende firmar a parceria. Lembre-se que é necessário trabalhar com quem você possa confiar e que, sobretudo, seja capaz de dar continuidade ao relacionamento comercial que você propôs inicialmente.
Implementar tecnologia nos processos cotidianos do corretor autônomo não é um mero capricho, mas sim uma forma de garantir competitividade e se manter atualizado em um mercado tão acirrado como o de vendas e alugueis de imóveis.
Dado esse contexto, como fazer parcerias promissoras sem contar com um CRM especializado para corretores de imóveis, não é verdade? Afinal, uma ferramenta eficiente é capaz de oferecer uma grande variedade de recursos que tornam o trabalho do profissional mais eficiente, ágil e assertivo.
O que queremos dizer é que em uma parceria você deve considerar corretores que façam o uso de sistemas tecnológicos para automatizar seus processos cotidianos e melhorar o índice de vendas, assim como para eles é interessante que você adote o mesmo conceito em suas tarefas diárias.
O radar imobiliário, sem dúvida, é uma das maiores funcionalidades que a tecnologia tem a oferecer nos dias atuais, principalmente no que se diz respeito às práticas sobre como fazer parcerias no mercado imobiliário.
Apenas para contextualizarmos, um CRM voltado às necessidades de corretores de imóveis realiza o cruzamento automático de dados de imóveis e clientes, como se fosse uma espécie de radar de oportunidades. Além disso, o sistema envia e-mails automaticamente com ofertas que se enquadram no perfil do consumidor.
Sendo assim, é um fato que essa ferramenta pode ser muito útil na hora de formar parcerias entre outros corretores que a utilizam, pois o software imobiliário faz um mapeamento mostrando não apenas a disponibilidade dos imóveis em sua região, como também a quais corretores eles pertencem.
Isso ajuda a economizar tempo e otimiza a produtividade na hora de procurar seus sócios em potencial.
Atualmente, com o uso de um CRM desenvolvido especificamente para corretores é possível utilizar um chat inteligente que permite que os profissionais conversem entre si (com outros usuários do sistema), o que proporciona ainda mais facilidade na hora de formar parcerias no mercado imobiliário.
Dado esse contexto, caso o radar imobiliário aponte no sistema que o imóvel em questão já pertence a outro profissional, é possível entrar em contato diretamente por meio do chat e propor uma parceria entre ambos.
Como você pôde conferir em nosso artigo sobre como fazer parcerias no mercado imobiliário, essa pode ser uma ótima estratégia para crescer em seu nicho de atuação, sem que a competitividade negativa afete seus resultados. Afinal, até mesmo as maiores corporações do mundo têm apostado em firmar parcerias como uma forma de aumentar seu poder de alcance, gerar novas oportunidades e fidelizar consumidores.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar em suas parcerias no mercado imobiliário? Então não deixe de conferir as ferramentas desenvolvidas especialmente para corretores.
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