6 ferramentas de relacionamento com clientes que vão lhe ajudar
Kenlo
Conteúdo criado por humano
25 abr, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 23/04/2018
Kenlo
Conteúdo criado por humano
25 abr, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 23/04/2018
Com a tecnologia e os avanços da internet, muita coisa mudou. Hoje, o comportamento dos consumidores não é mais o mesmo e a forma como eles se comunicam com as empresas também não. Por isso, para que uma companhia sobreviva no mercado, é essencial que ela se adapte às novas formas de contato e adote ferramentas de relacionamento com clientes. Mas como fazer isso?
Para ajudar você a escolher os recursos certos para a sua imobiliária e quais se adaptam melhor à sua realidade, preparamos este post com 6 ferramentas que vão mudar sua maneira de ver o contato entre você e seu público. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post!
Essa é a sigla para Customer Relationship Management, traduzida como gestão de relacionamento com cliente. Trata-se do setor que traça estratégias e adota práticas e ferramentas para melhorar o contato com o seu consumidor.
O CRM é responsável pela coleta de dados dos clientes, mas vai muito além do cadastro com nome, endereço e telefone. É preciso armazenar as informações a respeito do comportamento do consumidor com a sua empresa, como os hábitos, as ligações telefônicas efetuadas, as visitas ao site, as preferências, os e-mails enviados e outras formas de interação.
Ainda assim, para que o CRM seja efetivo, deve ir além: é preciso usar esses dados como forma de antecipar as necessidades do cliente.
A vantagem em adotar um CRM eficiente é a fidelização dos clientes, a geração de lead, a satisfação do consumidor com seus serviços e o conhecimento a respeito dos gostos do público-alvo.
Se sua empresa ainda não está presente nas redes sociais, ela pode estar com os dias contados.
Elas são as principais ferramentas de interação e conexão entre as pessoas e as empresas de sua preferência. Isso acontece porque essa ferramenta de relacionamento facilita o contato, agiliza as respostas da empresa e, portanto, fornece a comunicação imediata que os consumidores mais precisam hoje em dia.
A vantagem é que todo o histórico de contato fica gravado, ou seja, você tem acesso às informações que foram passadas e às respostas que lhe foram dadas. O resultado é uma coleta de dados precisa e bastante prática.
Além de você poder postar os conteúdos pertinentes aos seus serviços, as redes sociais permitem uma interação pessoal e informal, o que é capaz de fidelizar seu cliente e fazer com que você alcance ainda mais consumidores em potencial.
Não, o e-mail marketing não está ultrapassado. Prendem-se a isso pessoas que acreditam que se trata de um envio desgovernado de mala direta, mas essa ferramenta é muito mais que isso.
Com uma estratégia eficaz, é possível você enviar e-mails de acordo com o perfil do seu cliente e com o fluxo de nutrição correspondente para cada contato.
É possível, por exemplo, automatizar envios personalizados para aqueles que foram cadastrados no CRM com interesse em um determinado tipo de imóvel. Dias depois, ele pode receber as novas propriedades semelhantes disponíveis na carteira da imobiliária.
Você pode abrir esse canal para que o consumidor responda, ou seja, ele pode tirar dúvidas imediatamente após o recebimento do e-mail.
Para que seja efetivo, entretanto, o conteúdo deve ser muito bem elaborado e corresponder à estratégia adotada pela empresa.
Chatbot é uma ferramenta que responde automaticamente as principais perguntas feitas por seus consumidores. É uma espécie de “colaborador virtual” que funciona de forma automática e economiza os recursos humanos da sua empresa.
Sabe aquelas perguntas comuns a respeito de visita aos imóveis e garantias de locação adotadas pela sua imobiliária? Elas podem ser enviadas na hora para o consumidor que tenha a dúvida, evitando que você precise dispor de grande pessoal para responder um a um.
É importante ressaltar, no entanto, que essa experiência não é inteiramente impessoal. O chatbot responde a pergunta automaticamente, mas pode ser filtrada e repassa aos seus funcionários no caso de o problema não ter sido solucionado. O resultado disso é um contato com o cliente eficaz e econômico.
Embora toda a tecnologia facilite o contato do consumidor via internet, muitas pessoas ainda prezam pelo bom e velho telefone. Por isso é essencial que uma das ferramentas de relacionamento com clientes seja o SAC.
É preciso que você tenha um número telefônico de contato para atender esses consumidores que preferem resolver problemas dessa forma. É um jeito barato e eficaz de manter um bom relacionamento.
Entretanto, para que o SAC seja eficaz, é necessário treinar seus colaboradores para que eles realizem boa abordagem e atendimento cordial. Caso contrário, você pode ser rotulado como aquela empresa que enrola e não soluciona.
Além disso, o SAC oferece segurança. A pessoa sabe que, quando precisar, pode ligar e será atendida.
O omnichannel é uma ferramenta que integra marketing e venda por meio da sincronia entre todas as formas de contato com a empresa.
Ele utiliza o melhor de todos os mundos, fazendo com que sua experiência com a empresa seja ágil e satisfatória.
Imagine, por exemplo, que o cliente entra no site e, por meio do chatbot, resolve entender o procedimento para reservar uma visita ao imóvel. Depois disso, ele pode ser direcionado aos colaboradores reais que, com os dados já coletados, confirmam as datas e demais detalhes posteriores.
Em resumo, são todas as opções de atendimento em uma só. É uma forma de utilizar o melhor dos dois mundo; o online e offline.
Isso deixa a experiência do cliente muito mais ágil e única, fidelizando-o e fazendo com que sua empresa conquiste novos leads.
É necessário, entretanto, testar a integração periodicamente para sanar as falhas e evitar a insatisfação.
Ter boas ferramentas de relacionamento com clientes é essencial para que uma imobiliária sobreviva no mercado. Por isso não deixe de traçar estratégias junto com seus colaboradores e implementar os recursos que mais se adaptam à sua empresa e ao seu consumidor.
Para saber mais sobre os avanços da tecnologia e as tendências para o mercado imobiliário, não deixe de baixar o nosso e-book sobre o assunto!
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