Desvendando as tendências do mercado imobiliário para 2024

Atualizado em 06/02/2024 as 17:47
Tempo de leitura: 5min aprox.

Compartilhe

Este artigo fornece insights valiosos sobre o que esperar do mercado imobiliário em 2024. Analisamos as forças que estão impulsionando o crescimento do setor, incluindo financiamentos acessíveis e o aumento na demanda por habitação popular, para ajudar profissionais do mercado a se prepararem para um ano promissor.

O mercado imobiliário em 2023 demonstrou uma vitalidade impressionante, com volumes de crédito que destacam a confiança contínua no setor. À medida que nos aproximamos de 2024, várias tendências começam a se desenhar, prometendo influenciar diretamente a maneira como corretores, incorporadoras e investidores navegam no mercado. Aqui, exploramos essas tendências e o impacto esperado delas.

Crédito imobiliário como pilar de crescimento

O ano de 2023 foi notável pela concessão de empréstimos na casa dos R$251 bilhões, evidenciando o crédito imobiliário como um dos pilares do setor. Em 2024, espera-se que essa tendência continue, especialmente com a previsão de políticas de incentivo ligadas às eleições municipais, que tradicionalmente favorecem o lançamento de projetos de habitação popular e grandes empreendimentos.

Perspectivas otimistas para a habitação popular

Com um orçamento robusto destinado à habitação popular, o próximo ano se apresenta como um marco para o segmento. Este financiamento não só promete estimular a construção civil, mas também desempenhar um papel significativo na redução do desemprego no setor, gerando um círculo virtuoso de crescimento econômico e bem-estar social.

A importância dos grandes centros

A dinâmica nos grandes centros urbanos, especialmente em São Paulo, indica uma forte demanda por novos empreendimentos. A previsão de entrega de centenas de novos projetos sublinha a vitalidade do mercado e a necessidade de estratégias financeiras flexíveis para atender a essa demanda crescente.

O mercado de vendas em alta

O aumento nas vendas de imóveis novos, impulsionado tanto pelo segmento de médio e alto padrão quanto por iniciativas como o Minha Casa, Minha Vida, destaca um mercado em expansão. Essa tendência é um claro indicativo de que o apetite por imóveis, seja para moradia ou investimento, permanecerá forte em 2024.

Programas como “Minha Casa, Minha Vida” tiveram destaque no ano de 2023 representando até 70% de todos os imóveis vendidos. Saiba mais sobre aqui.

Juros e seu impacto no mercado

A expectativa de queda nos juros se mantém como um fator crucial para o próximo ano. Essa potencial diminuição é especialmente relevante para o segmento de Médio e Alto Padrão, onde a atratividade dos investimentos imobiliários se intensifica em comparação a outras opções de investimento.

Infelizmente, o juros sobre o crédito imobiliário se mantém junto à alta da taxa de juros, segundo o presidente da Abecip.

Preparando-se para o futuro

Para profissionais do mercado, 2024 promete ser um ano de oportunidades significativas. A chave para aproveitar essas oportunidades estará na capacidade de adaptar-se rapidamente às novas tendências, oferecendo soluções inovadoras que atendam às necessidades dos consumidores em um mercado em constante evolução.

As tendências para o mercado imobiliário em 2024 apontam para um ano de crescimento sustentado, impulsionado por iniciativas governamentais, demanda robusta por habitação popular e uma potencial redução nas taxas de juros

Para corretores, incorporadoras e investidores, o momento é de otimismo, com a necessidade de estar atentos às mudanças do mercado para maximizar as oportunidades que surgirão. Com estratégias bem planejadas e foco no futuro, o setor imobiliário está bem posicionado para um ano de sucesso.

Gostou deste conteúdo e deseja se tornar um corretor elite? Baixe nosso e-book exclusivo “Como se tornar um corretor ninja” e veja seus resultados triunfarem!

O que achou do nosso conteudo?