Por que adotar uma campanha de incentivo para os corretores da sua imobiliária?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 out, 17 | Leitura: 8min
Atualizado em: 29/01/2018
Kenlo
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27 out, 17 | Leitura: 8min
Atualizado em: 29/01/2018
Campanhas de incentivo são poderosas para aumentar a motivação e as vendas em qualquer empresa. Para imobiliárias, essa ferramenta se torna ainda mais importante, já que elas precisam engajar os corretores para alcançar bons resultados.
Por mais que você ofereça uma boa infraestrutura, capacitação, oportunidades de crescimento e boas comissões, nem sempre isso é suficiente para motivar um profissional. Por isso, um dos principais desafios das empresas é encontrar a maneira certa de fazê-lo se sentir valorizado e encorajado para potencializar sua performance.
Se você está diante desse desafio, uma campanha de incentivo para corretores de imóveis pode ser a solução. Agora, acompanhe este post para saber as vantagens dessa ferramenta para a sua imobiliária!
A campanha de incentivo é uma estratégia de endomarketing, que promove a motivação dos colaboradores para melhorar os resultados da empresa. Para isso, ela oferece premiações como forma de reconhecimento, para quem tiver o melhor desempenho em determinado período.
O principal resultado que se espera de uma campanha de incentivo é o aumento nas vendas. Muitas vezes, esse objetivo é atrelado a uma necessidade da empresa, como queimar estoque no fim de ano, vender um produto no lançamento, ser mais conhecido em determinada região ou estimular a venda por algum canal.
Quanto às premiações, elas variam de acordo com o perfil dos colaboradores e, é claro, com as possibilidades da empresa de bancar o prêmio. Cabe a você pesquisar, entre os seus corretores, o que eles mais desejariam ganhar: viagens, jantares, cursos, carros, TVs, celulares, bicicletas, ou até uma grande soma em dinheiro.
Para estimular o engajamento na campanha, as empresas criam uma grande estratégia de comunicação interna, que pode incluir materiais impressos, como convites e cartazes, ou digitais, como hotsite, e-mail marketing e grupos fechados em redes sociais.
É importante que esse material seja não só persuasivo, para atrair os colaboradores, mas também informativo, para esclarecer regras, prazos, metas e prêmios.
O maior benefício de uma campanha de incentivo para corretores está claro: aumentar o fechamento de negócios (vendas ou locações, conforme o seu objetivo). Mas, na carona desse resultado, a sua imobiliária conquista outras diversas vantagens. Confira agora as principais:
Embora a premiação aos vencedores seja o grande destaque, não é só ela que motiva a participação.
A sensação de reconhecimento é tão ou mais importante para estimular o corretor a bater metas. Ele se sente percebido, valorizado e feliz, o que gera um ambiente de trabalho muito mais positivo. Assim, ele trabalha com mais determinação e produtividade.
O relacionamento entre corretores autônomos e imobiliárias costuma ser frágil, distante e puramente racional. Por isso, a rotatividade de profissionais no setor é grande.
Nesse sentido, a campanha de incentivo ajuda a estreitar a relação com eles e aumentar o comprometimento com os resultados da sua imobiliária, que se destaca dos concorrentes. Dessa forma, é criado um vínculo emocional mais forte com o corretor, que passa a sentir-se parte do sucesso da empresa.
Quando há respeito e cooperação, a competitividade traz benefícios às empresas, já que todos querem se superar para evoluir pessoalmente e contribuir para o crescimento coletivo.
As campanhas de incentivo para corretores têm esse poder. Elas estimulam o crescimento da organização por meio das metas individuais, mas você também pode criar metas coletivas. Com elas, o corretor só será premiado se a imobiliária em geral ou o seu grupo de trabalho alcançar os resultados esperados. Assim, a estratégia concilia competição e colaboração.
As campanhas de incentivo costumam ser concluídas com uma grande cerimônia de premiação. É a hora de apresentar os resultados, a contribuição de cada um para o sucesso da campanha e, principalmente, os vencedores.
Dessa forma, os melhores corretores recebem um reconhecimento não só da empresa, mas também dos seus pares, o que também é estimulante para o seu trabalho.
Percebeu como uma campanha de incentivo para corretores pode trazer bons resultados? Então, se você já está com vontade de aplicar essa estratégia na sua imobiliária, veja agora três dicas essenciais para criar uma campanha de sucesso:
Você conhece os seus corretores? Sabe o que eles mais desejam? O senso comum até pode dizer que um carro é o prêmio perfeito para qualquer pessoa, mas talvez o seu público valorize mais uma experiência em família, por exemplo.
Então, é essencial pensar no prêmio que mais motivaria a sua equipe de vendas, dentro do orçamento da sua imobiliária. Muitas vezes, não é o valor financeiro do prêmio que importa, e sim a satisfação que ele gera — e isso pode ser uma vantagem para buscar premiações mais em conta.
Um dos fatores motivadores para o participante da campanha de incentivo é perceber que ele pode ser um dos ganhadores. Para isso, é importante definir metas possíveis de serem alcançadas e divulgar claramente o que ele deve fazer para ganhar o prêmio.
Se não for assim, pode acontecer o contrário do que você espera. Ou seja, o corretor pode sentir-se frustrado de não conseguir participar da competição ou, ao longo da campanha, de não estar nem perto dos melhores participantes. E, assim, a produtividade despenca.
O lançamento da campanha de incentivo precisa fazer barulho! Os corretores devem estar motivados desde o começo a buscar sua melhor performance para conquistar o prêmio. Mas não adianta parar por aí.
É importante mantê-los engajados durante a ação. Para isso, você pode divulgar resultados parciais, criar surpresas e usar novos materiais de suporte que mantenham a participação ativa e a produtividade em alta.
Enfim, se você pretende aplicar uma campanha de incentivo para corretores na sua imobiliária, tenha sempre em vista o tripé que sustenta essa estratégia: motivação, reconhecimento e recompensa. Sem um desses elementos, os resultados esperados não aparecem.
Agora que você já conhece o poder de uma campanha de incentivo para corretores, saiba também as vantagens de ter um treinamento de vendas para melhorar os resultados da sua equipe!
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