Open House: uma estratégia para vender imóveis que você tem que conhecer
Kenlo
Conteúdo criado por humano
15 set, 17 | Leitura: 8min
Atualizado em: 12/09/2017
Kenlo
Conteúdo criado por humano
15 set, 17 | Leitura: 8min
Atualizado em: 12/09/2017
Você corretor de imóveis provavelmente tem a consciência que, independentemente de qual seja o seu nicho de mercado, sempre haverá muita competitividade e a necessidade de ser criativo para se destacar aos olhos dos consumidores. Mas já imaginou lançar-se no cenário do modelo de vendas Open House?
Talvez a prática ainda repercuta como algo esquisito no Brasil, entretanto, é uma bela oportunidade de quebrar os padrões tradicionais e sair à frente da concorrência.
Pensando nisso, elaboramos um post para mostrá-lo o que ela significa e algumas das ações para aumentar suas chances de fechar negócios. Acompanhe!
A expressão Open House pode ser traduzida como “casa aberta”, e nada mais é do que abrir o imóvel que se pretende vender à visitação do maior número de interessados.
É uma estratégia de marketing muito bem-sucedida no mercado imobiliário dos Estados Unidos, e algumas características especiais ajudam a entender a sua popularidade.
Primeiramente, os eventos de Open House acontecem nos dias e horários em que a maioria das pessoas estão livres — finais de semana, feriados, ou seja, o oposto das visitações tradicionais.
Outro ponto que merece destaque é o fato de se realizarem esporadicamente, já que a propriedade não fica disponível todos os dias. Isso faz aumentar a expectativa dos potenciais compradores, pois eles sabem que a oportunidade será única.
Promover uma visitação de “portas abertas” não é simplesmente esperar que as pessoas apareçam — há vários fatores que contribuem para o seu sucesso ou fracasso, a começar pela escolha do imóvel.
A ação eficiente na venda de determinada casa talvez não funcione para outra. Os resultados do Open House em local com boa visibilidade, bairros conhecidos e ruas com um bom fluxo de cidadãos certamente não serão os mesmos quando se trata de residência situada em uma rua sem saída, por exemplo.
Existe um ditado que diz: “a primeira impressão é a que fica”. Pois bem, apostar em fachadas agradáveis também somará pontos a seu favor. Uma imagem que se destaca perante o público-alvo despertará o interesse de conhecerem o que há por dentro do imóvel. O objetivo é garantir que a divulgação seja vista pelo máximo de indivíduos possível!
Obter sucesso na ação de Open House significa receber muitos visitantes e transformar essa oportunidade em venda. Por isso, cada passo deve ser minuciosamente planejado.
Sabemos que a etapa de divulgação é fundamental, entretanto, se ela não for direcionada ao público certo, você perderá energia e dinheiro.
Então, procure se inteirar sobre qual perfil de cliente enquadra melhor às características da casa, quais os canais de comunicação eles mais utilizam, qual o dia da semana lhes seria mais propício, e trace suas estratégias com base nesse alvo.
Nesse momento, desde que adequados aos reais interessados, todos os métodos são bem-vindos, não importa se tradicionais ou contemporâneos, como marketing digital — o essencial é que a publicidade seja feita com antecedência.
Para tanto, divulgue o local, a data e o horário do evento, publicando nas suas mídias sociais: Facebook, Instagram eTwitter. Utilize também links patrocinados e envie e-mails. É muito importante que essa divulgação contenha fotos da propriedade.
Você ainda pode distribuir panfletos em lugares movimentados, nas redondezas do próprio imóvel, fazer ligações telefônicas etc. Também é interessante que a empresa invista em uma landing page (página da web com todas as informações sobre o evento), para que, por meio dela, forneça todos os contatos para sanar dúvidas e organizar horário para atendimento, caso seja a vontade do cliente.
O método de “portas abertas” talvez seja a única chance de seduzir os compradores, e o fato de a casa estar desocupada não quer dizer que esteja pronta para recepcioná-los.
Nesse sentido, o organizador do acontecimento deve certificar-se de que o ambiente está limpo e em pleno funcionamento.
De tal sorte, preencher o espaço com alguma mobília ajudará na conquista, pois as pessoas terão maior facilidade de se imaginarem morando ali, bem como terem uma dimensão de aproveitamento de espaço. A ideia é deixar o local envolvente, agradável. Se preciso, contrate um profissional home stager.
Vale lembrar que esse trabalho não é apenas uma visita comum, mas requer algo especial. Nos Open Houses em imóveis de luxo, por exemplo, os promotores investem pesado em bebidas, comidas e até mesmo em música.
O porte varia de acordo com o padrão da casa, porém, o mais importante é fazer as pessoas se sentirem como se realmente estivessem recepcionando em suas próprias casas.
O corretor imobiliário tem um papel fundamental no desempenho de uma visitação a “portas abertas”, é ele quem recepcionará os convidados e passará informações sobre a propriedade. Por essa razão, ele precisa conhecer os detalhes do produto que está vendendo, ser cortês e contar com um alto poder de convencimento.
Considere conversar com o proprietário sobre a parte estrutural, os materiais utilizados na obra, se possível faça contato com os engenheiros e arquitetos — quanto mais dados coletados, maior a credibilidade transmitida.
A prática mais usual para tais ocasiões se resume em passar as informações logo na entrada, deixando as pessoas à vontade para percorrer os cômodos. E, somente ao final, procurar saber qual foi a impressão que eles tiveram.
Independentemente do interesse de fechar negócios, a última dica nesse quesito é aproveitar a oportunidade para estreitar o relacionamento e aumentar a sua carteira de clientes.
Eventos abertos como esse, geralmente contam com mobília, itens de decoração e, às vezes, objetos muito valiosos. Ademais, como há a circulação de um número considerável de pessoas, garantir a segurança torna-se imprescindível para resguardar objetos, da mesma maneira que seus convidados.
Não existe uma fórmula mágica para o sucesso de um empreendimento, e com atividades específicas como o Open House a história se repete. Todavia, alinhando as estratégias pertinentes juntamente ao comprometimento e à dedicação que cada situação exige, os resultados serão positivos.
Gostou deste post? Viu como implementar essa ideia inovadora pode ajudá-lo a conquistar mais espaço no mercado? Então aproveite para conhecer 4 filmes sobre vendas que todo corretor imobiliário precisa ver e potencializar as suas vendas.
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