Micro moments no mercado imobiliário: como não deixar a oportunidade passar
Kenlo
Conteúdo criado por humano
11 jan, 17 | Leitura: 9min
Atualizado em: 07/02/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
11 jan, 17 | Leitura: 9min
Atualizado em: 07/02/2020
O mercado imobiliário vem passando por uma enorme transformação. As visitas já não são tantas e a frequência dos telefonemas diminuiu bastante. Em contrapartida, o número de consumidores que buscam informações na internet cresce a cada dia. Aí entram os micro moments, momentos em que o desejo de obter alguma informação é tão grande que leva as pessoas a tirarem seus smartphones do bolso a qualquer hora e em qualquer lugar.
Os consumidores modernos tomaram conta de sua jornada de compra, decidindo-se sobre uma aquisição em questão de segundos. Qual o desafio dos corretores diante de tudo isso? Estarem presentes nesses segundos pra lá de decisivos, levando os consumidores a optar por seus imóveis. Acompanhe nosso post e entenda melhor!
O termo foi lançado recentemente pela Google, a fim de nomear a batalha pelas mentes e pelos corações dos consumidores na atualidade. Com tantas empresas e marcas na internet, sai vencedor quem consegue se inserir naquele exato instante em que o consumidor está em busca de algo.
Esse movimento é impulsionado pelo uso massivo dos smartphones, que facilitam a interação entre consumidor e conteúdo on-line, quebrando qualquer barreira geográfica ou temporal antigamente existente. A informação está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que todos façam uso dela quando bem entenderem. Trata-se de uma experiência única, que coloca em xeque os métodos tradicionais de atração e retenção de clientes no mercado imobiliário.
Segundo a Google, existem 4 estágios para os micro moments:
Para ter sucesso com a venda de imóveis, você deve estar presente em cada um desses momentos, oferecendo um conteúdo personalizado que realmente ajude o consumidor a satisfazer sua necessidade momentânea.
Na fase do eu quero saber, por exemplo, é preciso munir a audiência on-line com conteúdos de qualidade sobre seu mercado e descrições relevantes sobre os imóveis, além de facilitar o contato para tirar possíveis dúvidas. No passo seguinte, do eu quero ir, forneça informações suficientes para que as pessoas cheguem rapidamente ao imóvel: podem ser mapas, pontos de referência ou horários de atendimento, por exemplo.
Quem está em busca de uma casa, um escritório ou um apartamento quer mais é concretizar um sonho, certo? Para torná-lo real, esse consumidor precisará fazer determinadas coisas — como reformas, decoração e compra de móveis. Dando conteúdo qualificado para ajudar na execução dessas ações, você contribui para reforçar sua marca nesses micro moments.
Depois de percorrer toda essa jornada, o consumidor que está pronto quer partir para a finalização, fechando negócio. Precisará, portanto, de informações mais técnicas, sobre como obter financiamentos, quais são as taxas de juros e a documentação necessária, entre outras diversas possibilidades. É seu papel muni-lo com tais informações para que esse micro moment seja preenchido com a satisfação do desejo realizado!
Você já tinha percebido que o comportamento do consumidor mudou? Notou que as decisões estão mais aceleradas e pontuais? Não é nenhum segredo: hoje, caso um desejo não seja satisfeito no momento exato, o consumidor pode rapidamente mudar suas prioridades e partir para outros momentos de decisão. Então como aproveitar os micro moments e não perder uma venda?
Os smartphones são os protagonistas dessa mudança. Tendo se tornado praticamente uma extensão do consumidor conectado, esses dispositivos facilitam o contato entre cliente e corretor, permitindo acesso a qualquer tipo de informação, a qualquer hora do dia ou da noite. E não estamos falando apenas de informações textuais! Também é possível acessar imagens e gravar mensagens de voz e vídeo.
É essencial saber aproveitar esses recursos, seja enviando tours virtuais de imóveis que estão disponíveis ou links para acesso a álbuns de fotos no Instagram ou Pinterest, por exemplo. Assim você consegue prender a atenção dos potenciais clientes, tornando toda a experiência mais relevante.
Disponibilizar hotsites para empreendimentos que estão em fase de lançamento, realizar eventos virtuais para a entrega das chaves: tudo isso é mais que possível com o uso de aplicativos de smartphone. Que tal testar o Messenger ou o Periscope?
Ter um site bem elaborado, intuitivo e funcional, recheado de informações de qualidade, já deixou de ser bônus para se tornar uma obrigação para quem deseja vender mais no mercado imobiliário. E ainda tem mais: você precisa fazer com que as pessoas saibam que tem imóveis para vender. Aposte nas redes sociais!
Pode acreditar: as redes sociais são suas maiores aliadas na conquista de uma audiência segmentada e interessada no universo imobiliário. Com essas plataformas, você consegue ampliar o alcance da sua marca, rompendo barreiras geográficas e atraindo clientes de outras localidades.
Some a isso a possibilidade de fazer anúncios patrocinados e encontrar consumidores prontos para a compra, cuja jornada de consumo já foi devidamente percorrida, tendo chegado à fase final da decisão. Lembre-se de que a internet está a seu serviço. Portanto, use-a!
A venda de imóveis é um modelo de negócio local que deve se valer dos recursos disponíveis para encontrar a audiência que circula ali nos entornos. Para tanto, use a geolocalização, recurso que permite localizar cada imóvel no mapa com precisão. Com essa ferramenta, os consumidores podem realizar buscas para identificar a região como um todo: mercados, farmácias, escolas, estacionamentos e estabelecimentos de interesse.
Essa é uma forma de valorizar o seu imóvel, mostrando aos potenciais clientes que eles estarão fazendo uma boa escolha ao investir com você. E o melhor de tudo: isso acontece sem precisar tirar ninguém de casa! Afinal, até mesmo as ruas podem ser vistas por meio de recursos parecidos — como o Google Earth.
Os smartphones trazem consigo um recurso imprescindível para os corretores de imóveis: aplicativos de troca de mensagens. Seja qual for o app usado (WhatsApp, Telegram ou Messenger, por exemplo), o segredo está em ser ágil no feedback quando algum consumidor solicita uma informação. Não se esqueça que os momentos são micro!
Procure sempre enviar mensagens ao mesmo tempo concisas e completas, optando por links em vez de textos gigantescos. Envie fotos e URLs de vídeos no YouTube, além de fazer transmissões ao vivo para mostrar um determinado imóvel a uma quantidade maior de clientes.
Familiarize-se com as funcionalidades disponíveis e aprenda a criar expectativas. O que acha de disponibilizar fotos no Snapchat, por exemplo, que logo se autodestroem? Quanto mais você envolver essa audiência, cada vez mais ávida por informações, melhor se sairá nas vendas!
Como deu para perceber com o post de hoje, aproveitar os micro moments depende de uma excelente estratégia de mobile marketing. Que tal aprender a desenvolver a sua? Sabendo da importância de todos os pontos mencionados, vale lembrar também que para conseguir gerir seus imóveis e clientes é necessário um bom CRM imobiliário, como o inGaia Imob, que lhe permite fazer toda essa gestão, além de contar com um site onde você pode divulgar informações importantes para a captação e retenção de leads.
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