Brasília prevê crescimento imobiliário em 2024

Atualizado em 04/01/2024 as 10:00
Tempo de leitura: 4min aprox.

Compartilhe

Entenda as projeções otimistas para o mercado imobiliário de Brasília em 2024. Este artigo aborda a influência da política monetária e das novas leis distritais sobre o setor, oferecendo insights para empresários e profissionais.

Enquanto o primeiro trimestre de 2024 se aproxima, a capital do Brasil mostra sinais de um futuro promissor no setor imobiliário. Uma recente pesquisa conduzida pela Opinião Informação Estratégica, a pedido da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), revela um otimismo crescente entre os empresários do Distrito Federal. Este artigo busca decifrar as expectativas para o mercado imobiliário de Brasília, analisando o impacto das políticas monetárias e das novas legislações distritais sobre o setor.

O impacto da política monetária

A política monetária do governo federal desempenha um papel crucial nas operações do mercado imobiliário. Cerca de 93% dos empresários entrevistados na pesquisa apontam a taxa Selic como um fator determinante para suas estratégias em 2024. Com a recente redução dos juros na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), a expectativa é que tal movimento estimule a demanda por imóveis, facilitando o acesso à casa própria e incentivando a expansão do setor.

A perspectiva dos empresários

Os empresários do setor imobiliário de Brasília estão notavelmente otimistas. A trajetória da Selic é vista como desafiadora, mas há um consenso de que a diminuição das taxas de juros é uma prioridade que pode gerar um impacto positivo substancial. A pesquisa mostra que 85% dos participantes consideram as taxas de juros como o principal obstáculo para o crescimento, enquanto 59% esperam ações governamentais para reduzir ainda mais a Selic em 2024.

Novas leis distritais e o mercado imobiliário

Além da política monetária, legislações recentes também têm o potencial de remodelar o mercado imobiliário de Brasília. A nova Lei de Parcelamento do Solo, sancionada pelo governador Ibaneis Rocha, é motivo de otimismo, com 67% dos empresários acreditando que ela aumentará a oferta de lotes legalizados. O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) também é visto com bons olhos, com 59% dos entrevistados esperançosos quanto à sua aprovação em 2024.

À medida que 2024 se aproxima, o mercado imobiliário de Brasília se prepara para uma fase de otimismo e crescimento. As políticas monetárias, especialmente a trajetória da taxa Selic, com as novas leis distritais, prometem remodelar o cenário, oferecendo oportunidades para empresários, investidores e profissionais do setor. Manter-se informado e adaptar-se às mudanças será crucial para quem deseja navegar com sucesso neste mercado em evolução.

Gostou deste conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter e não perca nenhuma notícia do mercado imobiliário!

O que achou do nosso conteudo?