Home staging: 6 dicas para aplicar e vender mais rapidamente o imóvel
Kenlo
Conteúdo criado por humano
13 mar, 17 | Leitura: 5min
Atualizado em: 10/01/2018
Kenlo
Conteúdo criado por humano
13 mar, 17 | Leitura: 5min
Atualizado em: 10/01/2018
Você por acaso já ouviu falar em home staging? Pois essa é uma estratégia de venda de imóveis muito usada no exterior (principalmente em mercados de luxo), mas ainda pouco disseminada por aqui. Pode acreditar: essa é uma ótima forma de valorizar e aumentar a atratividade dos empreendimentos, trazendo melhorias visuais aos ambientes para ajudar nas vendas. Mas como colocar a teoria em prática? Confira nossas dicas infalíveis e parta para a ação!
Entender bem essa estratégia é o primeiro passo para aumentar as chances de fechar negócios, especialmente no caso de imóveis usados. Em linhas gerais, o objetivo do home staging é deixar os espaços mais agradáveis e atrativos para potenciais proprietários, por meio de uma decoração mais impessoal, do aprimoramento da circulação nos ambientes e da otimização da iluminação. A sensação pretendida é de se estar em casa, só que em um cômodo impecavelmente decorado, como na vitrine de uma grande loja de decoração.
Para conseguir esse efeito em um imóvel da vida real, muitos corretores e proprietários usam não apenas o mobiliário já disponível, mas também chegam a alugar elementos de decoração, iluminação e outros itens de mobília não disponíveis regularmente no espaço, mas que caem como uma luva naquele ambiente. Tudo depende do orçamento disponível para empregar na exposição e do prazo de venda do imóvel.
Para melhorar a circulação de pessoas em um espaço, a dica é simples: evite que os móveis fiquem dispostos de forma a limitar ou direcionar demais os movimentos. E como é importante que uma estratégia complete a outra, nada de confundir o emprego de mais elementos com poluição (física e visual) do local, ok? Mantenha sempre espaço suficiente para facilitar a circulação dos visitantes.
Para a apresentação da casa causar uma boa impressão, livre-se de livros amontoados, papéis fora do lugar e outros itens que podem ser guardados em armários, por exemplo. A organização é fundamental não apenas em relação aos grandes elementos, mas também no que se refere aos detalhes. E a limpeza não pode ficar de fora, viu? Garanta que tudo esteja os mais limpo possível.
Fotografias de família, excesso de quadros, colchas, mantas e outros itens que identifiquem o proprietário e demais moradores: melhor evitá-los durante as visitas ou a sessão de fotos. Ao despersonalizar os ambientes, você contribui para que o possível comprador consiga se imaginar vivendo ali, o que é um importante passo em direção à venda.
Espelhos são ótimos recursos para causar uma sensação de amplitude no imóvel — principalmente em ambientes pequenos. É claro que nem sempre é possível fazer a instalação de espelhos muito grandes, mas aí basta adaptar. Lembre-se: essa é uma estratégia que pode mudar a percepção do visitante e contribuir para o fechamento da venda. Ainda que sejam espelhos móveis, procure posicioná-los em locais estratégicos do imóvel, como o hall de entrada, a sala de visitas e de frente para as janelas.
Geralmente, a iluminação é um aspecto muito visado por grande parte dos compradores. Assim, dependendo do horário da visita ao imóvel, o posicionamento do sol, com a incidência de luz em cada ambiente, pode sim influenciar na decisão. Se possível, portanto, abra as janelas e cortinas, além de posicionar luminárias e abajures em locais estratégicos — como a sala de estudo ou o escritório, em cima da escrivaninha.
Agora que você já tem todas essas dicas sobre home staging em mãos, está na hora de conhecer sugestões sobre como criar um rapport com o cliente e aprimorar suas habilidades de vendas!
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