Gerenciador de anúncios de imóveis x Impulsionar publicação: qual gera mais resultados?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
12 jan, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 12/01/2018
Kenlo
Conteúdo criado por humano
12 jan, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 12/01/2018
Maior rede social do mundo e a mais acessada do Brasil, o Facebook é uma grande oportunidade para as empresas se divulgarem.
De acordo com o próprio Facebook, pelo menos 99 milhões de brasileiros têm um perfil ativo na rede social. Considerando os cerca de 110 milhões de internautas no país, quase todos estão presentes no Facebook.
Visando explorar o potencial de negócios da rede social, há alguns anos é possível criar anúncios pagos, com o objetivo de atingir públicos específicos. E, como não poderia deixar de ser, o mercado imobiliário explora bastante esse tipo de ferramenta.
Existem várias formas de se fazer uma propaganda no Facebook, e isso pode gerar uma certa confusão. Pensando nisso, o artigo de hoje será especialmente para explicar o que gera mais resultados: impulsionar publicações ou usar o gerenciador de anúncios de imóveis. Confira!
Há exatamente dez anos, em 2008, o Facebook começou a investir em ferramentas que possibilitassem a criação de anúncios por parte das empresas que possuem um perfil na rede social.
Com a possibilidade de alcançar novos públicos, além dos seguidores atuais, essa opção atraiu muitos negócios, o que fez com que boa parte da receita do Facebook viesse desses anúncios.
Existem diversas formas de se fazer um anúncio: em vídeo, imagens, textos, apresentação, entre outros. Imobiliárias, por exemplo, podem investir em anúncios em carrossel, onde vários links externos se agrupam em uma rolagem horizontal, apresentando diferentes imóveis.
Mas por que pagar anúncios, se é possível publicar links de graça? A resposta é que, segundo um relatório da Ogilvy, o alcance orgânico de qualquer postagem feita por uma página não passa de 16% dos seguidores.
Isso significa que, a cada mil seguidores, no máximo 160 verão sua publicação. E o Facebook trabalha a cada dia para reduzir esse número, praticamente obrigando as empresas a criarem anúncios pagos.
Por pior que isso possa parecer, a verdade é que a influência e o alcance do Facebook fazem com que esse tipo de investimento compense.
Utilizando a rede social como uma plataforma de divulgação, você tem praticamente todo o público online do país à sua disposição, podendo customizar e direcionar seu anúncio da maneira que quiser, o que é uma grande vantagem, se comparado aos meios de publicidade tradicionais.
Independentemente do tipo de anúncio escolhido, é possível criá-lo e publicá-lo de duas maneiras diferentes: o impulsionamento ou o gerenciador de anúncios. Nos próximos tópicos, abordaremos, detalhadamente, cada assunto.
O impulsionamento é uma das formas que o Facebook oferece para que você possa inserir um orçamento em uma postagem e, assim, torná-la um anúncio. Basicamente, a ideia é aumentar o alcance de uma postagem específica, fazendo com que ela chegue a mais pessoas do que o universo limitado de curtidas da página do seu negócio.
Apesar de ser uma alternativa rápida e prática, o impulsionamento tem uma série de limitações na hora da definição do público que será impactado. Além de impossibilitar a definição de um objetivo para sua campanha, o impulsionamento permite apenas 4 categorias de informações personalizáveis:
A criação de anúncios por meio da ferramenta de impulsionamento é bastante atrativa pela sua facilidade e rapidez, mas limita muito a personalização dos públicos, e isso pode ser a diferença entre gastos desnecessários e a conversão de um novo cliente.
Diferentemente da opção de impulsionamento de publicações, o Gerenciador de Anúncios do Facebook é uma poderosa ferramenta de criação de publicidade. Também conhecido como Facebook Ads Manager, é hoje o sistema de anúncios mais utilizado no mundo.
Por meio do gerenciador, é possível desenvolver qualquer tipo de anúncio, segmentando-o de acordo com as especificidades do seu público-alvo.
Apesar de ser a ferramenta de publicidade mais básica da rede, depois do impulsionamento, o gerenciador tem uma infinidade de funções e, provavelmente, será o suficiente para a criação dos seus anúncios.
O gerenciador permite, entre outras coisas, a criação dos anúncios de maneira criativa, personalizando títulos, fotos, legendas e textos. Mas essa não é a única vantagem de se utilizar o gerenciador de anúncios. Com ele, é possível definir um objetivo pra sua campanha, como cliques, curtidas na página, entre outros.
Além disso, o gerenciador de anúncios de imóveis traz a possibilidade de customizar completamente o público que será atingido pela sua campanha. Muito útil para a publicidade do setor de imóveis, a geolocalização também está presente no gerenciador de anúncios do Facebook.
Assim, é possível direcionar sua publicidade para usuários de partes específicas da cidade, aumentando a geração de interesse e a relevância do anúncio.
Isso sem contar as várias alterações que é possível fazer no perfil demográfico e pessoal do seu público. Idade, gênero, estado civil, interesses e páginas curtidas são apenas algumas das possibilidades de personalização do público, tudo para que o anúncio seja direcionado para quem realmente tem real interesse no seu negócio.
Como é possível perceber, utilizar cada uma dessas ferramentas do Facebook traz um tipo de resultado diferente. Caso você esteja em busca de apenas aumentar a quantidade de visualizações, curtidas e comentários nas suas publicações, o impulsionamento pode ser a solução mais rápida e prática.
Mas, se você pretende investir dinheiro no Facebook, esperando um retorno financeiro com usuários convertidos em clientes, então não pode ignorar todo o poder do gerenciador de anúncios de imóveis. Com a possibilidade de personalizar tanto o próprio anúncio quanto o perfil das pessoas que serão impactadas, essa poderosa ferramenta pode ser a diferença entre o aumento das vendas e contratos fechados para sua imobiliária.
Para isso, é essencial saber configurá-la e, como qualquer outro meio de divulgação, sempre testar suas funcionalidades. Não se intimide pelas diversas opções, o gerenciador de anúncios de imóveis pode aumentar consideravelmente o aproveitamento dos seus investimentos em publicidade!
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