Existe sazonalidade no mercado imobiliário?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
20 dez, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 23/04/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
20 dez, 18 | Leitura: 8min
Atualizado em: 23/04/2020
Não importa o setor do seu negócio: todo mundo quer atingir os objetivos de vendas e terminar o ano com os números nas alturas. Para isso acontecer, é necessário entender o mercado e se antecipar às crises que podem aparecer.
Se você trabalha com imóveis, já deve ter ouvido falar sobre a sazonalidade no mercado imobiliário. Mas será que esse fenômeno realmente acontece? Tire agora suas dúvidas!
Independentemente da sazonalidade no mercado imobiliário, é importante entender que, mesmo em meio a crises econômicas, o setor está sempre aquecido. Ainda que haja mudanças com relação à demanda e ao preço das propriedades, o mercado imobiliário atrai investidores durante o ano todo.
A vantagem está no fato de que um imóvel é um bem durável e de retorno praticamente certo, ou seja, é um negócio com poucos riscos. Na pior das hipóteses, uma propriedade traz segurança para o futuro e acaba sendo uma forma de economizar dinheiro.
Por isso, mesmo que o período econômico do país não seja dos melhores, sempre existem pessoas querendo investir suas economias em uma escolha certeira.
Antes de você achar que já tem a resposta para a sua pergunta, nós vamos explicar. Em tese, as pessoas que estão interessadas em comprar uma propriedade não se importam muito com a estação ou época do ano.
Esse é o tipo de aquisição que fica reservada para o momento em que o comprador encontra o imóvel ideal e tem dinheiro no bolso. Como a casa dos sonhos não avisa antes de o anúncio pipocar, isso pode acontecer em qualquer época.
Ainda assim, alguns fatores podem ser levados em conta. Janeiro e julho, meses de verão e férias escolares, costumam registrar um número baixo de vendas de imóveis. As pessoas estão descansando, gastaram muito dinheiro com as festas de dezembro e preferem viajar com a família.
Entretanto, como elas têm mais tempo livre, é nesse momento em que a pesquisa pode começar e os interessados passam a entrar em contato com os corretores.
Se você observou esses fenômenos nos meses de janeiro e julho, procure investir na conquista dos seus consumidores durante esses períodos. Essa estratégia básica pode aumentar suas vendas no decorrer do ano e fazer uma grande diferença nos rendimentos.
Uma dica é captar os dados de pesquisa desses clientes e enviar imóveis que se encaixem no perfil, fornecendo a eles aquilo de que precisam antes mesmo de pensarem em procurar novos imóveis.
Invista em recursos que atraiam seus consumidores e converta-os, de meros interessados, em potenciais compradores.
Propriedades localizadas em cidades litorâneas ou em áreas rurais podem sentir a sazonalidade no mercado imobiliário.
Dezembro e janeiro fazem bombar os interessados em imóveis na praia, já que são o ponto alto do verão. Nesses momentos, os imóveis para temporada são valorizados e podem ser disputados por vários interessados.
O mesmo vale para chácaras, sítios e outros tipos de casas no campo, que costumam atrair compradores e investidores também em períodos mais quentes.
Para aqueles que pretendem investir em uma segunda propriedade, o comum é procurar por esses imóveis nos períodos de menor oferta, já que os preços são mais convidativos. Nesse caso, especificamente, junho e julho podem ser épocas bastante promissoras.
O corretor imobiliário pode se valer dessa informação e aumentar a força das suas divulgações durante os meses de maior procura, destacando os imóveis de férias nesse período e garantindo boas negociações.
A internet revolucionou a forma de o consumidor se envolver com as empresas, e isso se estende ao mercado imobiliário. Para que corretores e imobiliárias sobrevivam, é preciso que eles aprendam a se comunicar com esse consumidor, que já está acostumado a respostas rápidas e às ferramentas de pesquisa.
Quando uma empresa adapta sua linguagem, usa as ferramentas corretas, entende os problemas do cliente e usa a abordagem certa para atrair os compradores, fica muito mais fácil fechar negócio.
Se antes era o corretor quem buscava o interessado, hoje as pessoas é que procuram quem tem o imóvel com o qual elas tanto sonham. É preciso estar preparado para isso.
Quando um profissional se prepara para o consumidor e consegue fornecer o que ele precisa, não existe sazonalidade que prejudique uma empresa.
Tenha as informações na ponta da língua e ofereça ao seu cliente aquilo que ele não pode acessar no seu site. Dados exclusivos e promoções especiais cativam e são um diferencial na hora da decisão.
Procure oferecer aos seus clientes em potencial conteúdo de qualidade e relevante, de forma a conquistar o respeito e a credibilidade do público.
A mudança de comportamento dos consumidores com as empresas exige grandes atitudes dos gestores e profissionais autônomos. Para se adaptar a essa nova linguagem, é essencial que o corretor utilize da tecnologia para alavancar os negócios.
Tenha um site responsivo e eficaz, que forneça todas as informações de que seu cliente precisa. Providencie canais de comunicação e responda com a rapidez que o momento exige.
Se você ainda não conhece os softwares para imobiliária, convém começar a pesquisar. São ferramentas que atendem às necessidades das empresas e dos corretores autônomos, de forma a otimizar o contato com o cliente, mensurar o resultado das estratégias e entregar às pessoas o produto de que elas precisam.
Já imaginou poder atualizar seu consumidor a respeito dos imóveis que entram no seu catálogo e que se encaixam no perfil dele? As ferramentas para imobiliárias e corretores possibilitam que você se antecipe e envie todos os dados automaticamente.
Não adianta entender sobre a sazonalidade no mercado imobiliário se o profissional não estiver disposto a se adaptar ao comportamento do consumidor. Por isso, utilize de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis para se preparar para períodos de poucas vendas e lucrar o ano todo.
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre a sazonalidade no mercado imobiliário, que tal aumentar seu leque de vendas? Clique aqui e saiba se vale a pena trabalhar com imóveis comerciais!
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