Entenda melhor como funciona o consórcio imobiliário
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 mar, 17 | Leitura: 4min
Atualizado em: 24/08/2017
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 mar, 17 | Leitura: 4min
Atualizado em: 24/08/2017
Com a crise financeira e o relativo aumento nas taxas de juros de financiamentos imobiliários, as pessoas voltaram a buscar alternativas para realizar a compra do seu imóvel. Como são poucos os que têm dinheiro à vista, os consórcios podem ser uma opção interessante.
Mas você sabe como funciona consórcio imobiliário? Primeiramente, vamos entender o seu conceito.
Assim como o automotivo, o consórcio imobiliário é a reunião de um grupo de pessoas interessadas em adquirir um imóvel próprio ou levantar recursos para realizar uma reforma em sua casa ou apartamento.
A cada mês, um consorciado é contemplado com a carta de crédito, que pode ser utilizada para a aquisição de imóveis novos ou usados, ou ainda para servir como entrada de um financiamento.
O consórcio de imóveis funciona por meio da emissão de cotas, que podem ser adquiridas por quem está interessado em comprar um imóvel. O consórcio é formado pelo grupo de pessoas que adquirirem essas cotas.
Os participantes contribuem por meio de prestações mensais sem juros, calculadas de acordo com o valor total da carta de crédito. Soma-se a esse valor a taxa de administração e o fundo de reserva.
Todos os meses, os participantes do grupo concorrem aos sorteios. Os consorciados têm, ainda, a opção de dar lances com recursos próprios ou antecipar a contemplação utilizando 25% do valor do crédito.
A carta de crédito pode ser usada na compra de qualquer tipo de imóvel, inclusive para fins comerciais. O contemplado também pode utilizar o recurso para realizar a construção em um terreno de sua propriedade ou fazer a reforma do seu imóvel. Caso a pessoa tenha um financiamento em vigor, pode realizar a quitação do débito.
O imóvel adquirido fica hipotecado ou alienado ao grupo consorciado, dependendo do regulamento do consórcio. Isso até a quitação total do bem, após o sorteio.
Vantagens:
Desvantagens:
Embora seja, de fato, uma boa solução para a compra de um imóvel, o consórcio imobiliário deve ser muito bem avaliado junto de todas as outras opções. Afinal de contas, um imóvel não é um bem de baixo valor, não é mesmo?
Agora que você já sabe como funciona consórcio imobiliário, que tal aproveitar para aderir a nossa plataforma de software e site para imobiliárias? Confira!
O que achou do nosso conteudo?