Empoderamento feminino transforma o mercado imobiliário em 2024: um momento de reflexão ao Dia Internacional das Mulheres

Atualizado em 08/03/2024 as 12:38
Tempo de leitura: 10min aprox.

Compartilhe

Neste Dia Internacional das Mulheres 2024, mergulhamos na revolução feminina no mercado imobiliário. Da liderança à inovação, veja como a igualdade de gênero não apenas beneficia as mulheres, mas também transforma o setor para melhor.

O Dia Internacional das Mulheres não deve ser uma celebração, mas um momento crucial de reflexão sobre as adversidades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho, incluindo o setor imobiliário. Em 2024, reconhecemos os avanços, mas ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de gênero. Desigualdade salarial, sub-representação em cargos de liderança e o desafio de equilibrar a vida profissional com a pessoal são obstáculos cotidianos. 

Este dia nos lembra da necessidade urgente de ação: é hora de questionar, mudar e lutar por ambientes de trabalho inclusivos e equitativos. A transformação começa com o reconhecimento dessas realidades e a implementação de medidas concretas para promover a igualdade em todos os níveis.

A Importância Crescente da Presença Feminina

Nos últimos anos, o mercado imobiliário testemunhou uma mudança significativa com a entrada de mais mulheres em várias facetas do setor, desde a corretagem de imóveis até cargos executivos em grandes empresas. Esta mudança não é apenas quantitativa; ela reflete uma evolução na qualidade das interações e decisões de negócios, com mulheres trazendo perspectivas novas e abordagens inovadoras para o mercado. 

Dados apontam para um aumento substancial na participação feminina, com mulheres ocupando quase 40% dos cargos de liderança em grandes empresas do setor, um salto considerável que destaca a importância da diversidade e da inclusão.

Medidas Efetivas para a Igualdade de Gênero

A igualdade de gênero no mercado imobiliário vai além da representação numérica. Ela abrange a garantia de igualdade salarial, oportunidades iguais de avanço, ambientes de trabalho respeitosos e políticas que apoiam a conciliação da vida profissional com a pessoal. 

Instituições e empresas líderes estão cada vez mais reconhecendo a importância de medidas efetivas para promover a igualdade de gênero, não apenas como uma questão de justiça social, mas como um imperativo estratégico que leva à inovação, ao crescimento sustentável e a uma maior satisfação no trabalho.

Mulheres Transformando o Mercado Imobiliário

Entre as muitas mulheres que têm contribuído significativamente para o setor, Marcele Machado, Sophia Martins e Elisa Rosenthal se destacam no blog da Kenlo. Marcele, com sua trajetória de sucesso e dedicação à educação imobiliária, demonstra a importância da formação contínua. Sophia, com sua ampla formação e a publicação do influente livro “Profissão de Milhões”, destaca a relevância do conhecimento e da capacitação para alcançar a excelência. E Elisa, como diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, ilustra o poder da liderança e da advocacia na promoção da igualdade de gênero no setor.

Marcela Machado: Transformação e Crescimento com a Kenlo

Marcela Machado, uma referência no mercado imobiliário de Curitiba, tem sua jornada marcada não apenas por sua capacidade de liderança e visão de negócios, mas também por sua parceria estratégica com a Kenlo. Como cliente Kenlo, Marcela experimentou uma transformação significativa em sua carreira, destacando-se pela sua habilidade em identificar tendências de mercado e capitalizar sobre elas. Sua decisão de investir em sua própria imobiliária foi um marco importante, evidenciando seu empreendedorismo e determinação. 

A Kenlo, com sua plataforma inovadora e soluções personalizadas, tem sido instrumental no crescimento contínuo da sua empresa, permitindo a Marcela focar no que ela faz de melhor: ensinar, capacitar e liderar sua equipe de corretores para o sucesso. O dom de Marcela para o ensino, especialmente evidenciado na forma como ela capacita seus corretores, reflete a filosofia central da Kenlo de empoderar seus clientes através de tecnologia e suporte excepcionais. A história de Marcela com a Kenlo é uma prova de como ferramentas e parcerias corretas podem elevar a carreira de uma profissional imobiliária a novos patamares de sucesso e realização.

Sophia Martins: Pioneirismo e Inovação no Mercado Imobiliário

Sophia Martins é um exemplo emblemático de sucesso e inovação no mercado imobiliário. Nascida em São Paulo, Sophia entrou no mundo da corretagem imobiliária movida por uma percepção aguda das oportunidades que o setor oferecia e pelo desafio de superar as expectativas num ambiente predominantemente masculino. 

Sua trajetória é marcada pela busca contínua por qualificação, destacando-se pela obtenção da certificação CIPS pela National Association of Realtors® dos EUA, uma das mais importantes do setor. Sophia é uma verdadeira polímata do mercado imobiliário, com formações em Ciências Públicas e Políticas pela Harvard, Direito pela PUC-SP, Ciências Políticas e Econômicas pela PUC-RS, e Administração de Empresas pelo Mackenzie. 

Além disso, sua especialização em Gestão de Pessoas pela FGV a posiciona como uma líder nata, focada em desenvolver talentos e aplicar os conceitos do mercado de luxo a todos os segmentos do mercado imobiliário. Seu livro, “Profissão de Milhões“, não é apenas um manual para o sucesso financeiro, mas uma demonstração de sua filosofia de que a educação e o aprimoramento contínuos são essenciais para quem busca excelência no setor.

Elisa Rosenthal: Pioneirismo e Liderança no Impulso à Igualdade

Elisa Rosenthal representa um marco na luta por igualdade de gênero no mercado imobiliário. Como diretora-presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa não apenas lidera a primeira organização dedicada exclusivamente ao empoderamento feminino no setor, mas também se destaca como colunista e voz influente na Revista HSM Management e Exame Invest

Reconhecida como LinkedIn Top Voices e laureada com o prêmio Conecta Imobi – Voz Feminina, Elisa utiliza sua plataforma para promover a igualdade, a educação e a sustentabilidade no mercado imobiliário. Autora de obras influentes como “Proprietárias” e “Degrau Quebrado”, ela inspira não só pela sua trajetória profissional exemplar, mas também pelo seu compromisso em criar um mercado mais inclusivo e equitativo para mulheres. Sob sua liderança, o Instituto Mulheres do Imobiliário tornou-se um farol de esperança, educação e ação prática contra as disparidades de gênero no setor.

Instituições de Apoio

O Instituto Mulheres do Imobiliário representa um marco na luta pela igualdade de gênero no mercado imobiliário, oferecendo recursos, educação e uma comunidade de suporte às mulheres. Através da promoção da educação, do desenvolvimento profissional, do acesso à habitação segura e da defesa de um meio ambiente sustentável, o Instituto não apenas apoia mulheres no setor, mas também contribui para um mercado imobiliário mais justo e inclusivo.

Um Caminho para o Futuro

O Dia Internacional das Mulheres é uma ocasião em que devemos celebrar as conquistas, mas reconhecer os desafios que ainda enfrentamos na busca pela igualdade de gênero no mercado imobiliário é ainda mais importante para uma melhora contínua. A liderança feminina, a inovação e as práticas equitativas não apenas beneficiam as mulheres, mas transformam o setor de maneiras que beneficiam a todos. 

À medida que continuamos a promover a igualdade e a inclusão, o mercado imobiliário se torna não apenas mais diversificado, mas também mais resiliente, inovador e sustentável. A jornada é longa, mas o progresso que estamos testemunhando hoje nos dá esperança e direção para o futuro.

Gostou deste conteúdo? Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário!

O que achou do nosso conteudo?