Descubra como diminuir o turnover em imobiliária de forma eficaz
Kenlo
Conteúdo criado por humano
27 mar, 19 | Leitura: 8min
Atualizado em: 26/04/2021
Kenlo
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27 mar, 19 | Leitura: 8min
Atualizado em: 26/04/2021
A rotatividade de funcionários é uma preocupação da sua imobiliária? Não é segredo que ter uma equipe bem preparada e engajada é essencial para a obtenção dos melhores resultados e para o sucesso da empresa. Quando a rotatividade é elevada, manter níveis superiores de desempenho torna-se uma tarefa muito difícil.
Há algumas medidas que podem ser tomadas para contornar essa dificuldade. Elas passam tanto por melhores práticas de gestão quanto pelo uso de tecnologias. Confira neste post as principais causas da alta rotatividade entre colaboradores e saiba como diminuir o turnover em sua imobiliária.
É chamado de turnover a rotatividade de colaboradores (saídas e contratações) em uma empresa. Para medi-lo, é preciso considerar tanto as demissões promovidas pela empresa quanto as saídas espontâneas, ocorridas por desejo do colaborador.
Até certo ponto, o turnover pode ser considerado um fenômeno natural do mercado de trabalho. Porém, quando ele atinge índices mais elevados, é sinal de que há problemas que impedem a retenção de talentos na empresa.
Quando isso acontece, é importante identificar as causas da rotatividade e traçar estratégias para contorná-la. Quanto mais preciso for o diagnóstico, mais eficazes serão as medidas para reduzir o problema.
O mercado de imóveis pode ser bastante peculiar quando se analisa a rotatividade no setor, especialmente entre os corretores. Como, em geral, eles são considerados associados da imobiliária, a relação de trabalho é diferenciada.
Muitas vezes não há espaço para cobranças em relação ao desempenho que são inerentes a uma relação profissional regida pela CLT, por exemplo, o que não significa que as imobiliárias não precisem que os corretores tenham um fluxo de entregas.
Quando há uma cobrança mais efetiva, corre-se o risco de o profissional simplesmente buscar outra empresa para se associar. O resultado é que as imobiliárias não conseguem formar uma equipe consistente e capacitada.
O corretor precisa ser treinado para atuar no sistema da imobiliária. Entretanto, em muitos casos, antes mesmo de concluir essa qualificação o profissional já deixou a empresa. No entanto, a manutenção de uma equipe é importante para criar confiança tanto entre corretores e gerentes, por exemplo, quanto entre os clientes.
Ouvir os colaboradores é fundamental para diagnosticar as causas da rotatividade e elaborar estratégias para combatê-la. É possível coletar informações importantes por meio de ferramentas como a pesquisa de clima e a entrevista de desligamento. Dessa forma, é possível verificar qual a percepção que os colaboradores têm da empresa e do ambiente de trabalho e entender o que está causando insatisfações.
Muitos candidatos a corretores de imóveis têm uma ideia equivocada sobre a profissão, especialmente em relação ao trabalho e às possibilidades de rendimento. Esses são os primeiros a desistir ao se depararem com a rotina da carreira. Durante a seleção, é necessário esclarecer todos os pontos e também o que se espera do profissional para identificar aqueles que estão realmente motivados e engajados.
A independência de atuação da qual o corretor desfruta tem um custo. Há uma série de gastos com os quais o profissional precisa arcar em sua rotina de trabalho antes de fechar negócio e faturar. Eles vão desde o combustível para os deslocamentos até os imóveis que correm por sua conta e risco.
Um plano de incentivos para reduzir essas despesas é um exemplo de medida que pode fazer uma grande diferença na relação do profissional com a imobiliária.
Independentemente da profissão, sentir-se bem no seu local de trabalho é fundamental para desempenhar as atividades de forma mais produtiva. Por isso, um bom clima organizacional é fator importante para a retenção de talentos. Também é muito importante ficar atento à estrutura que é oferecida aos corretores, pois condições ruins podem expulsar seus melhores talentos.
Investir na capacitação dos colaboradores é uma forma de a empresa demonstrar o quanto ele é importante para os seus resultados. Oferecer treinamentos é uma forma de fazer isso. O foco da qualificação não deve estar apenas no que pode trazer resultados imediatos para a empresa, mas também no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores.
No setor imobiliário, é relativamente comum as empresas contratarem novos corretores e já enviá-los a campo, aposta na experiência e prática como substitutos a este investimento. Fugir desta mentalidade pode fazer diferença na qualidade do trabalho e na retenção do profissional.
Dificuldades para realizar a primeira venda ou muito tempo sem fechar negócios podem desestimular o corretor e fazê-lo desistir. O ideal é criar parâmetros de avaliação que possibilite acompanhar o seu desempenho.
De posse dos dados, o gestor pode orientar o profissional sobre os aspectos que ele deve observar para melhorar os seus resultados.
Um sistema de imobiliária que facilite o dia a dia do corretor é importante para que ele produza mais e melhor. A tecnologia deve ser uma aliada do profissional e não uma complicadora, ocupando o tempo que ele poderia utilizar em contatos, captação de imóveis, propostas e fechamentos.
Quando o sistema auxilia o corretor a se organizar e a atender melhor seus clientes (e, consequentemente, a vender mais), isso se torna um diferencial para a imobiliária manter seus talentos.
Porém, apesar dos ganhos que a tecnologia garante ao dia a dia dos corretores, muitos deles ainda resistem, pois acreditam que sua função é vender, fechar negócio e não alimentar o sistema. Quebrar esta resistência e fazê-los compreender o quanto a tecnologia pode ajudar na sua rotina também é um desafio dos gestores.
Esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de combater os problemas causados pela rotatividade em sua empresa. Esperamos ter ajudado a compreender como diminuir turnover em imobiliária.
Gostou deste artigo? Então aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudar a resolver essa e outras questões relativas à gestão do seu negócio imobiliário.
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