Chegou a hora de indicar um consórcio imobiliário?
Kenlo
Conteúdo criado por humano
20 set, 18 | Leitura: 5min
Atualizado em: 13/10/2020
Kenlo
Conteúdo criado por humano
20 set, 18 | Leitura: 5min
Atualizado em: 13/10/2020
Para que um corretor saiba a hora de indicar um consórcio imobiliário para seu cliente, é importante, primeiramente, determinar as necessidades de aquisição e o capital a ser investido, especialmente em relação ao financiamento imobiliário, cuja comparação muitas vezes é um mito que cerca a escolha de crédito imobiliário.
Os dois principais fatores determinantes nessa indicação são o prazo para retirada e o dinheiro em caixa disponível. O consórcio imobiliário determina o pagamento de parcelas de um grupo de pessoas para uma administradora, sorteando ou leiloando o imóvel para compra de uma das partes quando alcançado um valor determinado.
É um investimento indicado para a pessoa que não tem pressa em retirar o imóvel, ou seja, o cliente deve dispor de um prazo mais longo para aquisição do dinheiro em caixa disponível para efetuar possíveis lances e contemplar as cartas, além de condições de pagar as parcelas antes mesmo de adquirir o imóvel. Mas em caso de a necessidade de aquisição do imóvel ser imediata, e o cliente não ter renda ou saldo suficiente para lances, por exemplo, a melhor alternativa será o financiamento, ainda que possua juros um pouco maiores.
Entenda melhor as vantagens e desvantagens de indicar um consórcio imobiliário para seu cliente:
O consumidor precisa considerar, ainda, a possibilidade de valorização – ou desvalorização – do bem a ser adquirido. Isso porque, no caso dos consórcios, o cliente recebe, em geral, uma carta de crédito com um valor pré-determinado, corrigido pela inflação. Assim, caso o preço do bem suba mais que a inflação no período entre a contratação do consórcio e o recebimento da carta de crédito, o valor pode não ser suficiente para comprá-lo.
Ao decidir se chegou a hora de indicar um consórcio imobiliário para seu cliente é preciso avaliar a melhor opção de acordo com o perfil e as necessidades de cada um:
A avaliação de qual a melhor indicação de compra para seu cliente depende, assim, da possibilidade e do custo da espera pelo bem. Quem está morando de aluguel, por exemplo, deve colocar este gasto no papel para decidir se a melhor opção é esperar o sorteio de um consórcio.
O que achou do nosso conteudo?