Captura de lead: conheça as principais técnicas para usar no seu site
Atualizado em
27/02/2017 as
09:00
Tempo de leitura:
6min aprox.
Atualizado em
27/02/2017 as
09:00
Tempo de leitura:
6min aprox.
Seja para alugar um apartamento ou comprar um lápis, qualquer compra é resultado de um processo de decisão. Por isso, imobiliárias e corretores devem acompanhar o consumidor ao longo de sua jornada de compra, a fim de tentar influenciar a escolha. Para que sejam eficientes nessa tarefa, os profissionais envolvidos devem estar atentos a um passo importantíssimo: a captura de lead.
Afinal de contas, não basta apenas atrair visitantes para o site. É preciso transformá-los em oportunidades reais de negócio! Para otimizar esse processo, é essencial gerar leads qualificados e em boa quantidade. Quer saber como? Então acompanhe nosso post!
Lead é a forma como o consumidor é chamado quando está em contato com uma empresa e é considerado por ela como uma oportunidade de negócio. Por mais que essa palavra já seja bastante conhecida na área de vendas, só se popularizou de verdade com o inbound marketing, que usa o conceito de funil para representar o caminho percorrido pelo consumidor até se tornar um cliente.
Na web, a entrada no funil acontece quando o visitante de um site deixa um contato em um formulário para receber mais informações — geralmente seu e-mail. A partir desse momento, ele é tratado como um lead. Assim, a empresa em questão pode passar a enviar dicas e materiais ao lead, a fim de estreitar esse relacionamento e fazer com que a decisão de compra amadureça.
No caso de uma imobiliária, os leads formarão uma base de contatos sólida, constituída por consumidores realmente interessados em suas soluções. Assim, o corretor deixa de abordar pessoas que nem conhecem a marca ou que sequer estão buscando imóveis para comprar ou alugar. Nesse cenário, a conversão é significativamente facilitada.
É importante ressaltar que, para gerar resultados efetivos, deve haver um bom alinhamento entre as equipes de marketing e vendas. Afinal, o departamento de marketing é responsável pela divulgação e pelo relacionamento, enquanto o pessoal de vendas efetivamente aborda os leads.
Pense bem: o que motivaria alguém a deixar seu e-mail no site de uma imobiliária? Por mais que, muitas vezes, o interesse seja espontâneo, o consumidor geralmente precisa de um incentivo. Para cadastrar seu e-mail ali, portanto, ele precisa de um bom motivo. A isso damos o nome de isca digital.
As iscas nada mais são que conteúdos que você oferece em troca do e-mail do usuário. Esses materiais devem ser relevantes para o público, para que o maior número de pessoas possível se cadastre para recebê-los. Não sabe nem por onde começar? Então veja a seguir algumas das principais ofertas usadas!
Você pode usar um e-book para se aprofundar em algum assunto já abordado no blog. Que tal fazer um guia ensinando a elaborar o planejamento para comprar o imóvel certo, por exemplo?
O webinar é um formato de conteúdo que gera grande proximidade e interação com os leads. Você pode, por exemplo, produzir um webinar sobre dicas de locação de imóveis em uma capital. Acha que seu público gostaria?
Os kits de conteúdos reúnem vários materiais que você já produziu, o que otimiza seu tempo e oferece uma abordagem completa ao lead sobre determinado assunto.
Os templates são modelos prontos para realizar praticamente qualquer coisa. Nessa categoria, você pode oferecer uma planilha de planejamento financeiro para financiar um imóvel, por exemplo.
Pesquisas e estudos geram informações confiáveis para embasar a decisão do lead. Que tal disponibilizar uma pesquisa feita com corretores para identificar tendências do setor?
Quase ninguém consegue resistir a um bom quiz. Sabendo disso, faça perguntas de forma descontraída para entreter o lead e captar sua atenção! Será que ele sabe qual é seu perfil de comprador de imóveis e que tipo de imóvel seria perfeito para suas necessidades? Procure saber!
A checklist é uma ótima maneira de ajudar o lead a se organizar. Você pode oferecer, por exemplo, uma checklist sobre o que não se deve esquecer de avaliar em um imóvel para alugar.
Para valorizar qualquer que seja o conteúdo oferecido como isca, crie uma boa landing page. Isso aumentará ainda mais os cadastros! Essas páginas de captura devem ser criadas de uma maneira simples e objetiva, focadas em apenas um objetivo: a conversão de visitantes em leads.
Com essas técnicas de captura de lead, você certamente conseguirá gerar novas oportunidades para sua imobiliária. Mas para não deixar passar nenhuma chance de um bom negócio, aproveite para conferir nosso post sobre como aquecer leads frios e converter leads ruins.
O que achou do nosso conteudo?